ArtigosCategoria

O que é VPS? Vale a pena investir nessa hospedagem? Entenda!

Tempo de leitura:5 min
Rafael Queiroz Bastos

Na hora de desenvolver um site para a sua marca, os empreendedores esbarram em alguns desafios. Um dos mais importantes é a escolha de um bom plano de hospedagem que dê conta da publicação e bom desempenho do site. Nesse sentido, você sabe o que é VPS?

VPS é uma categoria de plano de hospedagem que oferece um servidor virtual exclusivo para armazenamento e publicação de um site.

Ele é considerado uma versão intermediária de plano de hospedagem: mais potente que o servidor compartilhado, porém mais modesto que um servidor dedicado.

Em suma, a diferença entre o VPS e os outros dois modelos é que aquele conta com a visualização de um servidor virtual espelhado a partir de um físico.

Mas o que isso quer dizer? Como funciona a hospedagem de site VPS? Quais são suas vantagens e desvantagens? Quando optar por essa categoria de servidor?

Confira o conteúdo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre os servidores privados VPS!

O que é VPS?

Afinal, o que é VPS e como funciona? VPS é sigla para “Virtual Private Server”, que, em tradução direta, significa “Servidor Virtual Privado”. Essa modalidade de hospedagem funciona como um intermediário entre o servidor compartilhado e o dedicado.

Ele promove a virtualização de vários servidores virtuais a partir de um único servidor físico. Dessa forma, quando o proprietário de um site contrata uma hospedagem VPS, sua webpage fica armazenada em um servidor virtual privado exclusivo.

Isso permite excelente performance de CPU e memória RAM, maior largura de banda e capacidade de armazenamento. 

Além disso, esse tipo de servidor oferece recursos de ferramenta exclusivos para que o profissional responsável consiga configurar e instalar softwares para customizar o espaço da maneira que achar mais conveniente para o site.

O mais interessante em entender o que é VPS é perceber que seu funcionamento agrega aspectos tanto do servidor de hospedagem compartilhada quanto do dedicado. 

Por exemplo, o VPS funciona como um servidor compartilhado porque vários domínios dividem o espaço de um servidor físico. Entretanto, ele também tem características de hospedagem dedicada, pois, na prática, oferece servidor virtual espelhado e exclusivo para que o site tenha mais desempenho e autonomia de configuração.

Hospedagem compartilhada ou VPS?

Na hospedagem compartilhada, diversos usuários compartilham o mesmo servidor físico e sua estrutura específica, como desempenho da CPU, memória RAM e armazenamento. 

Dessa forma, em momentos de maior tráfego, lentidão e instabilidade podem ser constantes caso seu site não tenha a estrutura de hospedagem necessária.

Já o VPS, apesar de também dividir um servidor físico com outros usuários, oferece o espelhamento de um servidor virtual de uso exclusivo para cada usuário. Dessa forma, ele é bem mais potente que um servidor compartilhado simples.

Os contras do VPS em relação à hospedagem compartilhada estão nos preços mais altos e na exigência de maior conhecimento técnico para gerenciamento das configurações do servidor.

Por outro lado, o VPS pode ser uma solução necessária para sites com aplicações mais complexas, tráfego mais robusto e maior necessidade de armazenamento. Afinal, a performance e os recursos dessa modalidade vão garantir uma boa experiência de gerenciamento e navegação para o site.

Hospedagem de site VPS ou dedicada?

A hospedagem de sites dedicada é a melhor opção em termos de performance, armazenamento e segurança. Aqui, ao invés de contar com um servidor virtual exclusivo espelhado por um físico compartilhado, o usuário tem acesso a um servidor físico inteiro para ele.

Além disso, o servidor dedicado oferece mais autonomia para customizar o sistema operacional, instalar softwares e realizar outras configurações de gerenciamento. 

Sendo assim, ele exige um conhecimento técnico ainda mais aprofundado para os desenvolvedores e administradores de sistema responsável.

Portanto, uma hospedagem dedicada só é aconselhada para quem tem:

  • um orçamento maior para financiá-la, pois é mais cara;
  • e-commerces, sites com elevado tráfego ou que oferecem serviços mais complexos e pesados, como streamings;
  • quem tem conhecimento técnico ou pode contratar um responsável para gerenciar o servidor.

Agora que você entendeu o que é VPS e hospedagem dedicada, é preciso analisar as características e particularidades do seu site para saber qual é mais vantajosa. 

Dependendo da demanda de desempenho e armazenamento, servidores privados VPS já podem dar conta do recado sem a necessidade de investimentos maiores em um plano de hospedagem dedicado.

Como contratar servidores privados VPS?

Se você avalia que seu site precisa de servidores privados virtuais, você pode escolher as opções de VPS da GoDaddy. As nossas soluções oferecem autonomia e flexibilidade para gerenciar as configurações do servidor e mais:

  • Autonomia total com acesso root completo e painéis de controle opcionais.
  • Backups diários automatizados e snapshots sob demanda.
  • Tráfego ilimitado e 99% de uptime.

Em termos de segurança, ele oferece proteção avançada contra DDoS e ainda vem com um Certificado SSL integrado para proteger tanto as informações do site quanto dos usuários. 

Saiba tudo sobre Certificado SSL no vídeo abaixo do canal da GoDaddy Brasil:

Consulte os planos e preços e conte com a melhor solução de servidores privados VPS!

Entendeu direitinho o que é VPS e seu diferencial em relação a outras opções de servidores? Para mais dicas exclusivas que nem essa, continue acompanhando o blog da GoDaddy e fique por dentro de tudo para otimizar o desempenho digital do seu negócio!

Até a próxima!