Como já mencionado aqui no blog, para que seu site alcance mais pessoas e, consequentemente, aumente o engajamento e até as vendas, é essencial que ele seja otimizado para ferramentas de busca. Isto é, faça uso de dicas de SEO — Search Engine Optimization.
Esse conjunto de técnicas é o que faz com que seu posicionamento nas páginas de resultados esteja entre os primeiros, sem que para isso seja preciso pagar por anúncios, já que o resultado é orgânico. No entanto, não é uma tarefa tão simples. Por isso, preparamos três dicas para te auxiliar a trabalhar melhor sua otimização. Confira!
Conheça as principais dicas de SEO
Lembre-se de que não é preciso utilizar todos os fatores de otimização considerados pelo Google. Sabendo quais são e como aplicar as principais dicas de SEO, já é o suficiente para se tornar mais eficiente que a concorrência nas SERPs — Search Engine Results Page ou página de resultados de uma busca. Vamos à elas!
1. Inove no conteúdo
Você já deve saber que antes de desenvolver seu conteúdo, é essencial que saiba quais são as palavras-chave mais buscadas pelo seu público. Naturalmente, as quais tenham relação com seu segmento. Feito isso, crie um artigo onde o termo escolhido apareça de forma natural. Tente combinar a densidade deste com informações originais e de relevância.
Essa é uma maneira de mostrar seu diferencial frente à concorrência. Afinal, quanto mais bem feito seu conteúdo, seja ele em forma de texto, vídeo ou outro tipo, melhor seu site ou blog será considerado pelos mecanismos de busca de acordo com as dicas de SEO.
2. Aprimore a UX do site
Hoje em dia, a UX ou experiência do usuário é um dos quesitos mais importantes no ambiente on-line. Dar atenção à esse aspecto é muito importante, pois também é um fator de ranqueamento.
Isso porque se alguém acessa seu site e tem dificuldades de navegar, seja por lentidão de carregamento ou outro motivo, esta pessoa sairá dali o quanto antes. O que resulta em tempo de navegação baixo, por exemplo, e aumento da taxa de rejeição. Por acaso, esses são mais dois fatores para se trabalhar bem dicas de SEO. Que podem ainda punir seu site ou blog e fazer com que este caia nas pesquisas relacionadas.
3. A imagem também importa!
Engana-se quem pensa que apenas o texto deve ser otimizado. As imagens também são consideradas pelo ranqueamento do Google e para que ele compreenda exatamente o que determinada foto significa e inclui-la como resultado, necessita de elementos textuais.
Isso pode ser feito atentando-se ao alt text. Esse campo deve conter a descrição literal da imagem combinada à sua palavra-chave. Além disso, deve ter um design responsivo, adaptável a dispositivos mobile e com pouco tempo de carregamento.
E aí? Gostou deste artigo? Que tal colocar em prática essas dicas de SEO no seu site agora mesmo e garantir sua visibilidade? Conheça as ferramentas da GoDaddy para otimização!