ArtigosCategoria

Ideias para newsletter: 7 conteúdos que funcionam muito bem!

Tempo de leitura:7 min
Amanda Britto

Newsletters são uma das melhores maneiras de divulgar e levar seu conteúdo para um público mais abrangente. Porém, por ser tão difundida, essa forma de trabalho é, hoje, muitas vezes ignorada por quem recebe. Afinal, segundo pesquisas como a divulgada pelo portal Earth Web, uma pessoa recebe uma média de 100 a 120 e-mails por dia! E como se tornar relevante diante de um número como esse? Aplicar algumas ideias para newsletter é uma saída interessante.

Isso porque, usando a criatividade e aplicando algumas técnicas especiais, você pode se diferenciar da maioria dos e-mails que chegam até a caixa de entrada dos leads.

O resultado é um potencial aumento das chances da sua mensagem ser aberta - e não ignorada.

Sendo assim, ideias para newsletters que sejam realmente inovadoras podem ser a porta de entrada para os leads em seu negócio.

Nesse cenário, pode parecer difícil inovar em um formato tão popular, mas com boas inspirações e entendimento do mercado, é possível!

Como conseguir novas ideias para newsletters?

Na lista de ideias para newsletter de empresa estão: 

  • Fuja do óbvio sazonal (mas nem sempre)!
  • Dê dicas preciosas sobre seu produto ou serviço
  • Compartilhe conteúdos exclusivos
  • Segmente a comunicação
  • Envie um resumo mensal 
  • Mostre os bastidores da organização
  • Apresente casos de sucesso de clientes

Continue lendo e entenda como aplicar cada sugestão. 

1. Fuja do óbvio sazonal (mas nem sempre)!

Datas como o Dia do Consumidor, Dia do Amigo, Dia dos Namorados, entre outras, sempre são exploradas pela maior parte do mercado. Portanto, uma boa maneira de se destacar é quebrar essa corrente e não ser mais um na longa lista de newsletters espalhadas pelas caixas de e-mail.

O objetivo aqui não é exatamente deixar de explorar o momento, e sim se preparar para datas sazonais de outra maneira. 

Pense, por exemplo, em quantos e-mails sobre Dia das Mães alguém receberia no domingo, enquanto almoça com a família. Muitos, não? E que tal você fazer diferente e enviar um dia depois?

Pode até mesmo usar um gancho como “não quisemos atrapalhar o seu momento ontem…” e, talvez, oferecer algumas opções de presentes para quem esqueceu ou não pôde comprar antes.

2. Dê dicas preciosas sobre seu produto ou serviço

Imagine que você comprou um novo aspirador de pó pela internet e, consequentemente, acabou se inscrevendo para receber os e-mails do fabricante. Então, você está usando o produto e de repente encontra uma mensagem em sua caixa que diz “você não sabia que o seu aspirador poderia fazer isso!”

Ao longo do e-mail, então, ou nos conteúdos para acessar são exploradas algumas funções extremamente úteis que você não sabia que seu produto oferecia. Não seria incrível? Você pode utilizar isso com seus clientes. 

Pense nas dúvidas mais comuns e ofereça conteúdo relevante mostrando novidades e soluções em forma de tutorial.

Essa é uma típica ação de pós-venda que vai mostrar ao consumidor que você não estava apenas preocupado em fazer a venda, mas também quer ajudá-lo a usar o melhor do item adquirido. 

Leia também: Guia completo sobre funil de vendas para marketing digital

3. Compartilhe conteúdos exclusivos

Uma das ideias para newsletters que tem bom resultado é a de conteúdos exclusivos.

Os assinantes do material ficarão felizes com o fato de que poderão aproveitar as novidades de um e-mail como recompensa por ter assinado a newsletter.

Aqui também se aplicam os cupons de desconto, claro! Ofereça cupons somente para os assinantes, para que estejam sempre interessados no conteúdo a fim de não perder nenhuma oportunidade!

4. Segmente a comunicação

Criar uma lista de e-mails única e disparar materiais para todos os contatos da sua base, não é uma ideia superinteligente. 

Como mostra o Relatório de Tendências da Zendesk, 59% dos consumidores querem que as empresas usem os dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas. Isso indica que é preciso ir além da comunicação em massa. 

Use as oportunidades oferecidas pela tecnologia, para segmentar suas campanhas, enviando informações úteis a cada tipo de comprador que a sua empresa atende. 

Sobre esse assunto, indicamos que você leia mais no artigo,O que é automação de marketing e como implementar? [Guia]”

5. Envie um resumo mensal 

Essa é uma ideia bem legal para manter os clientes por dentro do que acontece com a organização. Junto a isso, você faz com que eles se sintam parte da companhia. 

De maneira geral, é uma ideia que pode funcionar melhor para empresas B2B ou prestadoras de serviço. 

Você não precisa compartilhar dados estratégicos da organização, como faturamento e ticket médio. Isso não interessa aos consumidores. 

Contudo, pode informar sobre novos clientes que chegaram à empresa, lançamentos, novas contratações, campanhas que fizeram sucesso e mais. 

6. Mostre os bastidores 

É muito comum que as pessoas tenham curiosidade sobre como funcionam as empresas das quais consomem.

Dessa forma, uma ideia para newsletter que funciona muito bem é compartilhar informações sobre sua equipe, destacando bons profissionais, por exemplo. 

Outra sugestão é fazer vídeos que mostram, por exemplo, o processo criativo da equipe ao pensar em um novo produto, serviço ou campanha.

Tudo isso vai dando uma certa personalidade à marca e humanizando a empresa. O resultado é uma sensação de maior proximidade entre leads e a companhia. 

7. Apresente casos de sucesso

Perceba que as ideias para construção de uma newsletter estão muito voltadas à humanização da marca e a aproximação da empresa com os contatos que fazem parte da sua base. 

Nesse cenário, você também pode usar seus próprios clientes como fonte de informação para mostrar o que você faz e como faz. 

Mas, como construir um conteúdo para newsletter que use estudos de caso?

Se essa é uma pergunta que está passando pela sua cabeça, a sugestão é pedir depoimentos para clientes que estão tendo bons resultados com a sua solução. 

Você pode gravar os depoimentos em vídeo ou fazer uma entrevista por escrito. 

Ao fazer isso, algumas perguntas funcionam muito bem, por exemplo:

  • por que o cliente chegou até a empresa?
  • quais problemas ele enfrentava?
  • quais os resultados está sentindo com a solução? 

A prova social é um poderoso gatilho mental, que mostra ao seu público o que seu produto pode fazer e como outras pessoas o estão usando.

Essa é uma forma eficiente de persuadir os leads a se tornarem clientes.

O que colocar em uma newsletter? 

Na lista do que colocar em uma newsletter estão os seguintes elementos:

  • assunto interessante, relevante e segmentado;
  • call to action para manter o relacionamento com o lead;
  • título atrativo;
  • conteúdo relevante e interessante;
  • design que facilita a leitura;
  • opção de descadastramento;
  • assinatura da empresa ou logotipo.

Com esses elementos, e seguindo as ideias para newsletter, você terá em mãos um material de qualidade, capaz de ajudar seus leads a caminharem pela jornada de compra, até a conversão e fidelização. 

Para colocar tudo isso em prática, conheça o Pacote de Marketing da GoDaddy, que oferece um conjunto poderoso de ferramentas para envio de newsletter e e-mail marketing, além de opções para gestão de redes sociais, anúncios e otimização de sites. 

Comece gratuitamente e entenda como podemos te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio.