ArtigosCategoria

4 Estratégias de E-mail Marketing para Aumentar Suas Vendas

Tempo de leitura:5 min
Daniele Souza

Profissionais de marketing digital já estão acostumados a escutar que o uso do e-mail irá acabar. Porém, essa ferramenta prova a cada ano que ainda está bem consolidada graças às boas estratégias de e-mail marketing.

O e-mail continua a gerar resultados excelentes e ainda é um dos contatos mais próximos e valiosos que uma empresa pode ter com seu cliente. Afinal, alguém só fornece seu e-mail para remetentes que confia e porque se interessa no valor que oferecem.

Quer saber como você pode intensificar seus resultados com e-mail marketing? Então confira as dicas que são cruciais para o sucesso com essa ferramenta.

O que significa e-mail marketing?

Antes de conhecer as principais estratégias de email-marketing é necessário clareza sobre o funcionamento deste método. Como o próprio nome indica, este formato se baseia na comunicação entre empresa e cliente tendo o e-mail como principal canal.

No início, estas campanhas geralmente funcionavam como extensões de propagandas tradicionais. Ou seja, o contato recebia basicamente um panfleto eletrônico em sua caixa de e-mail, sem nenhuma preocupação com segmentação de público, interesse ou qualidade de conteúdo.

Ainda mais grave do que isso, muitas vezes as bases de contato eram compradas e as empresas encaminhavam mensagens para pessoas que nunca haviam demonstrado interesse. Foi para combater isso que nasceu o e-mail Spam, que serve para filtrar as mensagens indesejadas recebidas na caixa de entrada.

Atualmente o e-mail marketing, em uma forma mais evoluída, pode divulgar uma infinidade de formatos. A praticidade de encaminhar conteúdo por newsletters, infográficos, e-books e imagens, por exemplo, faz deste meio um formato flexível que se adapta a diversos modelos de negócios.

Muito mais do que isso, também oferece um grande alcance com leads mais qualificados, afinal, para você ter um endereço de e-mail, o usuário deve oferecê-lo por espontânea vontade.

Com as ferramentas de automação de e-mails, esta estratégia fica cada vez mais viável. Você pode segmentar com base em dados do cliente, seu comportamento nos e-mails enviados e ainda mensurar seus resultados.

Estratégias de e-mail marketing para aplicar em suas campanhas!

Segundo a pesquisa E-mail Marketing Trends 2018, realizada pela Rock Content, 76,7% das empresas utilizam estratégias de e-mail marketing. Dentre aqueles que ainda não utilizam, 94,3% respondem que pretendem adotar no futuro.

Você não pode ficar fora dessa, não é mesmo? Para se destacar neste meio tão competitivo e aumentar suas vendas, algumas práticas são essenciais, confira!

1. Crie uma lista de contatos sólida

O e-mail é uma das portas de entrada mais valiosas para o coração de seu cliente. Afinal, é um espaço privado do usuário, que não é compartilhado com mais ninguém. O leitor é que vai escolher o que deseja receber ou não em sua caixa de e-mails.

Criar uma lista é um dos aspectos mais difíceis deste processo, e para isso, é preciso que você atraia o lead e ofereça conteúdo de qualidade em troca desta informação.

Isso pode ser feito por meio de um preenchimento de formulário para download de material rico (e-book, infográfico, relatório), inscrição em minicurso, webinar ou assinatura de newsletters, promoções e atualizações de notícias.

Essa é a principal forma de criar e manter a sua lista. É importante ressaltar que você nunca deve comprar uma lista pronta. Além de elas não serem confiáveis e conterem e-mails errados e inativos, você pode prejudicar o seu provedor de e-mail e a imagem de seu negócio.

2. Faça a nutrição de leads

A nutrição de leads consiste em uma estratégia de conteúdo que qualifica clientes baseado no interesse que demonstram nos conteúdos que você oferece. Assim, as pessoas que acompanham os seus e-mails marketing passarão de meros assinantes, para consumidores da sua marca.

Para que isso aconteça é necessário educar e encantar com conteúdo na hora certa. Exemplificando, uma pessoa que já conhece e confia em sua marca está muito mais propensa a receber bem textos que detalham os seus produtos, também conhecido como conteúdos de fundo de funil.

Assim, você “nutre” um relacionamento com o objetivo de chegar à próxima fase, e pode fazer essa segmentação com ferramentas de automação que te ajudam a encaminhar e-mails personalizados para cada estágio do funil de vendas (topo, meio e fundo).

3. Encaminhe promoções exclusivas

Com a facilidade de segmentação você pode encaminhar promoções exclusivas para clientes que demonstrarem interesse em certos produtos. Desta forma, você aumenta a sua chance de sucesso quanto mais conhecer o seu público.

4. Faça um cronograma para sua estratégia

Para que suas estratégias de e-mail marketing tragam resultados é preciso manter a periodicidade. Faça um cronograma com todas as suas ações e defina uma ou mais personas para as quais a estratégia será direcionada.

Depois, produza os conteúdos que irão atrair esse cliente com os assuntos e tom de linguagem que mais o interessam.

O próximo passo é estabelecer a frequência de envios e em quais datas serão direcionados. Não esqueça de definir quais são os seus objetivos para cada persona, se são vendas, tráfego ou maior interação com a marca.

Quer conhecer mais dicas de empreendedorismo e tecnologia para alavancar o seu negócio? Acompanhe o blog da GoDaddy Brasil, temos artigos novos toda semana!

Produtos Utilizados