Comprar e vender domínios é uma aventura para alguns, já que pode se assemelhar a encontrar tesouros escondidos ou adivinhar a próxima combinação de números ganhadora da Mega Sena. Há histórias de domínios que foram comprados por R$40 reais há 15 anos sendo vendidos por milhões hoje em dia. E isso nos leva a perguntar “como posso fazer isso?”.
Bom, o oceano é gigante. Sua probabilidade de encontrar o baú pode ser baixa e você está sujeito a perder tempo e dinheiro procurando na direção errada. Você precisa de um mapa ou algo que te dê uma vantagem para te guiar até essa recompensa.
Essas cinco dicas testadas e aprovadas para comprar e vender domínios para lucrar podem te levar ao sucesso!
Conheça os domínios da GoDaddy!
Confira as 5 dicas para comprar e vender domínios
Aqui estão algumas dicas para te levar à direção certa ao tentar comprar e vender domínios para lucrar:
- Foque!;
- encontre nomes de valor real;
- verifique a disponibilidade do domínio;
- avalie o preço;
- adquira os domínios que se destacam
Vamos entrar em detalhes de cada um deles!
1. Foque!
Existem milhões de domínios já registrados e infinitas combinações disponíveis para registrar — especialmente quando você considera as centenas de extensões de domínios, como .app e .club. Se você planeja comprar para revender, comece por limitar seu foco.
O que você já sabe que pode tornar isso mais fácil?
- você sabe sobre arte? Tente vender um domínio .art;
- artigos infantis? Por que não usar a extensão .baby?;
- para restaurantes, tente .bar ou .cafe, por exemplo.
Pense em espaços onde você tem familiaridade e comece a pesquisa de nome de domínio com base em palavras-chave relacionadas. É muito mais fácil vender um domínio que você sabe que seria mais valioso para alguém em uma área específica.
Você pode verificar a força do termo usando o Google Trends ou o Keyword Planner.
O que não fazer?
Aqui está o que você não deve fazer: focar em possíveis compradores baseado em um estereótipo de status econômico sem nenhuma pesquisa sobre a indústria.
“Médicos costumam ganhar bem”, você pode pensar, “talvez eu deveria vender nomes para eles”. Então você corre para comprar vários domínios que acredita que irão ser úteis para potenciais compradores que você pesquisou.
Entretanto, sem a pesquisa e o conhecimento, você pode não saber que existem regras para publicidade de atividades da saúde, reguladas pelos conselhos de ética de cada área. Você não vai conseguir vender se eles não puderem comprar.
Entenda seu público e as vendas irão acontecer eventualmente.
Você pode manter um domínio por 10 anos e ainda vender com um lucro considerável. Enquanto você está esperando pela venda, você pode monetizar seu domínio e usar as técnicas de SEO, o que pode justificar o custo para o comprador. A maioria dos domínios acabam se pagando.
Lembre-se de focar nas áreas que você conhece bem e você vai ter muito mais sucesso.
2. Encontre nomes de valor real
Pense nas maneiras que o domínio que você compra seriam valiosos para o comprador. Imagine alguém que iria se beneficiar ao comprá-lo em um meio que você é familiar. Se fosse você, ele seria bom para seu negócio? Seja honesto. Se for, por quê? Se não for, por que não?
Use essas respostas para refinar sua busca por nomes.
Vamos testar um exemplo real. Vamos dizer que você conhece o mercado imobiliário de Campinas, em São Paulo. Então você tem a oportunidade de comprar campinasapartamentos.com.br por R$100.
Esta pode ser uma ótima oportunidade, pois a cidade cada vez cresce mais e o mercado se tornará mais competitivo. Além disso, por abrigar uma das principais universidades públicas do país, há muitos jovens buscando moradia no município.
Pense o seguinte:
- quanto de lucro gera um mês de aluguel para o proprietário? E um ano?;
- você compraria esse domínio?;
- quais tipos de domínios outras imobiliárias estão usando?
- quanto elas gastam em publicidade?
- o quanto esse domínio ajuda a torná-las mais influentes no ramo?
Se você pode respondê-las com confiança e conhece bem o nicho, provavelmente já tem uma ideia de quem contatar e como fazer um bom argumento para convencê-los de que esse domínio irá ajudar a fazer seu negócio crescer.
3. Verifique a disponibilidade
Agora que você já limitou os nomes você já pode começar a comprar e vender domínios. Porém, como encontrá-los? Primeiramente, verifique se estão disponíveis para novos registros. Você pode comprá-los imediatamente se ninguém os possui.
Cheque os domínios
Se os nomes já existem, pesquise entre revendedores ou busque quem já os deixou expirar porque não o utilizaram. Um bom lugar para fazer isso é no leilão da GoDaddy.
Use a pesquisa avançada para rapidamente separar o tipo de nomes que você procura. Podem ser usados filtros por preço, de alto nível, palavra-chave, entre outros. Usar essa ferramenta vai te ajudar a encontrar o ideal entre milhões de outros domínios.