A gestão para desenvolvedores é um ponto de atenção, uma vez que essa área de trabalho requer bastante cuidado e organização para criar um fluxo de trabalho ordenado e que faça sentido. Afinal, a falta de preocupação com isso pode gerar atrasos e falta de entendimento na hora de priorizar determinadas ações.
Há quem consiga fazer gerenciamento sozinho, mas é importante ter em mente que existem várias ferramentas que podem auxiliar a tornar esse processo do dia a dia ainda mais fácil de ser resolvido. Confira algumas dicas que a GoDaddy separou para você!
Por que é importante usar ferramentas de organização?
Profissionais que executam diversas atividades durante o dia, prestam serviços para diferentes clientes ou mesmo trabalham em conjunto com outras pessoas precisam pensar em ferramentas de gestão para desenvolvedores.
Contar com softwares é interessante para que você possa executar suas tarefas de forma ordenada, criando um fluxo de trabalho que faça sentido e que não se perca no meio do caminho em relação a suas obrigações.
Tenha em mente que criar estratégias de organização te ajuda a mensurar a quantidade de horas gastas para finalizar cada tipo de atividade, de modo que é possível entender como otimizar o seu tempo e respeitar os prazos dos clientes. Isso é muito importante, principalmente, para quem é desenvolvedor freelancer e faz o serviço por conta própria.
Inclusive, o uso dessa modalidade de plataformas pode te auxiliar na criação e monitoramento de metas. Afinal, uma vez registradas todas as suas ações de trabalho, é mais fácil entender o que faz com maior clareza.
Aliás, isso dá abertura, também, para criação de novos processos que tornarão o seu dia a dia mais organizado. Isso vai desde a criação de calendários de atividades até a definição de itens prioritários e estratégias para melhorar o seu fluxo.
Conheça estas ferramentas de gestão para desenvolvedores
Se você não conhece nenhum software que possa te ajudar em seu dia a dia, veja só estas dicas que poderão ser úteis para que consiga se organizar em relação a suas atividades profissionais.
1. Basecamp
Esta é uma das ferramentas mais usadas por desenvolvedores, já que o Basecamp permite a ordenação das tarefas para trabalhos feitos tanto por uma pessoa como por um grupo de profissionais.
Além de ser possível criar diversas divisões nas atividades de acordo com os filtros que achar melhor — tempo, data, etapa, etc —, também é uma ótima maneira de compartilhar o status do projeto e os materiais com seus clientes ou outros colaboradores que precisam estar cientes do que está sendo desenvolvido.
2. Trello
O Trello é bastante interessante como suporte de gestão para desenvolvedores, pois a sua área de trabalho é bastante funcional e intuitiva, deixando claras as informações que foram colocadas para os integrantes dos grupos
Ele funciona por meio de quadros que podem identificar diversas etapas. Por exemplo: você pode criar uma seção de itens pendentes e, nele, adicionar diversos documentos e atividades que ainda devem ser feitas. Depois de concluída, você pode arrastar essa tarefa para “em revisão”, “enviado”, entre outras modalidades.
3. Runrun.it
Se a ideia é não apenas gerenciar as atividades que estão sendo executadas, mas também conseguir mensurar o tempo usado em cada categoria de tarefa, as horas gastas com cada cliente e conseguir relatórios de uso, essa é a melhor opção.
Inclusive, o uso dessa ferramenta é interessante justamente por conta da contagem. Ao saber o quanto você gasta para fazer determinadas ações do projeto, é mais fácil obter uma base de valor cobrado por hora de trabalho e conseguir montar um orçamento mais justo, tanto para você como para o cliente.
4. Microsoft Project
Também chamado de MS Project, esta plataforma de gestão para desenvolvedores foi criada pela equipe da empresa de Bill Gates, pensando nas formas como esse tipo de software podem auxiliar profissionais em várias partes do mundo.
Ele também fornece opções de marcação de tempo e organização das demandas, divisão de tarefas entre grupos, entre outras coisas. Um ponto bastante interessante é que ele pode funcionar não apenas como site ou programa, mas também pode ser gerenciado diretamente da nuvem.
5. Jira
Quem busca uma plataformas que não apenas auxiliem na organização diária, mas também querem opções flexíveis que ofereçam algum nível de customização, precisa saber que o Jira é uma alternativa a ser considerada.
Com um sistema que também pode ser acessado pela nuvem, conta com diversos painéis que facilitam a gestão em grupo de diversas partes do projeto. Além disso, o software é capaz de criar relatórios em tempo real para que você possa analisar as métricas do seu trabalho a qualquer momento.
Agora que já conhece algumas ferramentas de gestão para desenvolvedores, continue lendo blog da GoDaddy Brasil!