Ganhar a lealdade do cliente requer que você mostre que está lá para eles, é confiável e fará o possível para ajudá-los. Especialmente em tempos de incerteza como os em que vivemos agora devido ao COVID-19 (coronavírus).
Seus clientes esperam que você tenha todas as bases de negócios cobertas. Eles vão perguntar: como vou comprar meus produtos? Haverá alguma interrupção em seus serviços? Enquanto, ao mesmo tempo, buscam uma sensação de confiança e calma na sua mensagem.
Promovendo a lealdade do cliente à distância
Um sorriso, um aperto de mão, uma piada compartilhada... Essas são as pequenas garantias que damos uns aos outros todos os dias. Mas crises de saúde pública como a pandemia de coronavírus exigem distância física.
Veja como ajudar a manter a fidelidade do cliente forte, mesmo à distância:
- adote uma comunicação aberta;
- forneça um atendimento incrível ao cliente;
- ofereça um programa de fidelidade ou recompensas;
- crie campanhas de mídia social envolventes;
- ofereça cupons e descontos.
Vamos analisar cada uma dessas cinco maneiras de ganhar lealdade, assim você informa os seus clientes que eles podem contar com você.
1. Adote uma comunicação aberta
Em momentos como esse, a realidade é que seus clientes precisam da verdade sobre o que está acontecendo e como isso afetará o relacionamento deles com seus negócios. Aqui estão algumas dicas:
- mantenha as linhas de comunicação abertas e responda prontamente. Se isso significa contratar um assistente virtual para atender o telefone, considere;
- forneça informações para seus clientes sobre como sua empresa está gerenciando os processos durante a crise do coronavírus. Se possível, crie uma página separada em seu site dedicada ao que está fazendo durante esse período;
- coloque essa página e suas informações de contato na frente e no centro da sua página inicial para permitir comunicações rápidas e fáceis. Linke a página em todas as suas comunicações;
- incentive o feedback dos seus clientes para que você saiba o que pode fazer para estar lá por eles. Implemente processos para atender a essas necessidades à medida que elas evoluem.
Você nem sempre sabe as respostas para os questionamentos dos clientes e é melhor dizer isso quando não sabe. Certifique-se de direcioná-los a fontes confiáveis de informação para todas as perguntas relacionadas à saúde.
2. Forneça um atendimento incrível ao cliente
O atendimento ao cliente é essencial e independe do momento de crise. Mas, como você não pode entrar em contato físico com seus clientes agora, precisará ser criativo durante esse período. Use essas dicas:
- você conhece o seu mercado como ninguém. Antecipe quaisquer problemas que possam surgir devido às circunstâncias extraordinárias em que nos encontramos. Seja proativo e forneça soluções aos clientes para esses pontos;
- use e-mails personalizados ou telefonemas para falar sobre pedidos e fazer sugestões;
- em cada pedido, inclua um brinde ou outro tipo de mimo, com um bilhete com uma mensagem positiva, que tranquilizará seus clientes de que você ainda está ao lado deles;
- se você tiver problemas na cadeia de suprimentos ou na equipe, seja transparente e informe aos clientes que pode haver um atraso antes que eles precisem perguntar ou descobrir que há um problema.
Lembre-se, mesmo o menor gesto pode fazer um mundo de diferença quando os clientes estão se sentindo vulneráveis.
3. Ofereça um programa de fidelidade ou recompensas
Os programas de fidelização de clientes são bem-sucedidos porque fazem uma coisa que você realmente precisa agora: fortalecer o vínculo entre sua empresa e seu cliente.
Os programas de fidelidade são fáceis de configurar por meio de aplicativos de terceiros ou com WordPress e WooCommerce, com extensões que tratam de todos os detalhes para você.
- ofereça vantagens ou recompensas com base nos produtos adquiridos ou no valor gasto;
- se a recompensa estiver fora de estoque, você poderá recompensar com pontos ou descontos que podem ser aplicados em compras futuras.
4. Crie campanhas de mídia social envolventes
Quando você não pode receber os clientes pessoalmente, a melhor coisa é a mídia social. Com todo esse tempo em suas mãos, você pode apostar que as pessoas estarão lá esperando por você.
Aqui estão três melhores práticas para redes sociais:
- ser consistente. Com as rotinas invertidas, a publicação nos mesmos dias/horas tranquiliza os clientes que você está disponível;
- lance campanhas inovadoras de mídia social para manter os clientes envolvidos. Um exemplo é agendar horários para perguntas e respostas em que os clientes podem enviar seus questionamentos mais recentes e ter suas respostas em tempo real;
- crie um grupo especial em sua página do Facebook, onde os clientes possam compartilhar suas experiências e desafios e se apoiar. Se puder, escute e responda.
O objetivo é começar e aprofundar um senso de comunidade entre seus clientes por meio das mídias sociais.
5. Ofereça cupons e descontos
Para varejistas, restaurantes e outros empreendimentos que oferecem entrega, cupons ou descontos são uma boa maneira de levar as pessoas a experimentar seu serviço.
Lembre-se de que boa parte do público está sendo obrigada a mudar seus hábitos... E todos sabemos o quanto isso é difícil.
Em vez de entrar no carro e dirigir até o seu negócio, agora eles precisam ficar on-line ou pegar seus telefones.
- os cupom são uma ótima maneira de ajudar aqueles que estão economizando cada centavo devido à incerteza atual;
- crie descontos nas ofertas de pacotes de produtos ou serviços que você sabe que seus clientes precisarão para manter suas vidas nos trilhos;
- ofereça planos de pagamento para ampliar as compras dos clientes.
O status quo mudou para todos. Criatividade e bom humor podem muito bem levar a novas oportunidades para o seu negócio.
Mantenha essa conexão crescendo
Para finalizar, a melhor coisa que você pode fazer é estar disponível e entender as necessidades de seus clientes.
Mais uma coisa: a menos que seja absolutamente necessário, tente não automatizar demais todas as etapas do funil de marketing. É a conexão entre seres humanos - mesmo à distância - que ajudará a construir relacionamentos e lealdade a longo prazo.
Passaremos por esse obstáculo na estrada, como sempre fazemos. Para criar a lealdade do cliente, tudo o que você realmente precisa fazer é permanecer focado nos seres humanos do outro lado da transação.
Para ter acesso a mais artigos como esse, com dicas para passar por esse momento de crise, continue acompanhando o blog da GoDaddy Brasil.