ArtigosCategoria

6 Diferenças Entre Hosting Compartilhado e VPS

Tempo de leitura:6 min
Jorge Castellanos

Se você está buscando o melhor serviço de hosting compartilhado para montar a página do seu negócio na internet e ainda não sabe qual é a melhor entre as ofertas disponíveis no mercado, precisa ler este artigo.

Aqui te apresentaremos uma comparação entre os dois serviços de hospedagem mais comentados da internet: o compartilhado e e VPS. Continue lendo!

Por que existem vários tipos de hospedagem?

Um serviço de hospedagem é um espaço que pode ser alugado em um servidor de um provedor que vai manter o seu site on-line.

Em outras palavras, é o espaço intangível onde se guardam os arquivos de uma página web para que, cada vez que um usuário a visite, consiga acessar a informação completa no computador ou dispositivo móvel.

Assim, a pergunta do título deste artigo pode ser respondida com uma simples palavra: necessidades.

Isso porque, dependendo das demandas do seu projeto, existem planos de hospedagem com diferentes recursos, ajustes técnicos e de preço que devem ser levados em conta.

Veja da seguinte maneira: o hosting compartilhado é como uma casa onde você mora com vários colegas e compartilha espaços ou recursos, ainda que tenha seu próprio quarto. É como sua primeira aventura sizonho ao sair da casa dos pais.

Por outro lado, uma hospedagem VPS (Servidor Privado Virtual) é como viver em um condomínio: é mais amplo e um pouco mais caro, mas tem menos habitantes, cada apartamento conta com os recursos específicos e você tem pleno controle do seu espaço. 

Antes de entrar a fundo nas diferenças, lembre-se que esses dois serviços não são os únicos, mas sim os mais populares.

Diferenças entre hosting compartilhado e VPS

Há seis pontos que deve levar em consideração para decidir entre hosting compartilhado e VPS. São eles:

  1. recursos do servidor;
  2. conhecimento técnico;
  3. rendimento;
  4. segurança;
  5. escalabilidade;
  6. preço

1. Recursos do servidor

Em um hosting compartilhado, a memória RAM, o processamento (CPU), o espaço de armazenamento e a largura de banda de um servidor se divide entre vários sites que contratam o pacote.

Existem algumas limitações entre esses parâmetros, ainda que existam provedores que permitem a solicitação de um upgrade de seu serviço a qualquer momento.

Por outro lado, a tecnologia VPS utiliza “máquinas virtuais” dentro de um mesmo servidor físico, de modo que você terá um ambiente isolado com esses recursos dedicados e direcionados virtualmente, que ninguém pode tocar e que pode gerenciar de forma separada e a qualquer momento.

2. Conhecimento técnico

Assim como o preço, o conhecimento técnico é um aspecto que pode pesar na sua decisão, já que o VPS é um serviço mais orientado a programadores e desenvolvedores pela administração dos recursos de servidor.

Assim, aqui você poderá configurar sua hospedagem de várias maneiras, desde instalar programas, criar usuários ou até mesmo apagar o servidor, se quiser.

Caso decida por esta opção, o mais conveniente é que tenha em sua equipe um especialista com conhecimento elevado de configuração e gestão de servidores.

Enquanto isso, o hosting compartilhado não requer que você se ocupe com esse tipo de questões técnicas, já que a manutenção é feita pelo provedor.

3. Rendimento

Geralmente, mais recursos geram um maior rendimento se medimos em termos de velocidade de carregamento do site. Assim, as limitações de um hosting compartilhado dificilmente permitiriam aumentar a velocidade de carregamento sem antes fazer uma atualização do plano. 

Isso não é ruim se sua página for informativa e não precisar ter tempos de resposta tão rápidos. Por outro lado, se o seu negócio oferece conteúdos dinâmicos (vídeos, imagens, etc), é conveniente escolher um VPS desde o início.

4. Segurança

Esse ponto deve ser levado com a maior seriedade possível, já que deveria avaliar se o serviço está de acordo com as necessidades de proteção de dados do seu negócio e dos visitantes do site.

O VPS costuma ter mais medidas de proteção instaladas (como supervisão de recursos e backups virtuais), assim como a possibilidade de adicionar mais filtros. Já o compartilhado, apesar de muito seguro, não garante 100% de proteção a todos os sites.

Assim, caso um site tenha problemas técnicos que bloqueiem os recursos, os demais que compartilham a hospedagem poderiam ser afetados. 

5. Escalabilidade

Como mencionamos anteriormente, um VPS pode gerenciar maiores recursos para aplicações ou páginas com uso intenso. Isso se chama escalabilidade.

Em termos de tráfego, o hosting compartilhado é ideal para páginas de web com visitas baixas ou moderadas (de 25 a 50 mil ao mês). Por outro lado, o VPS é mais adequado para tráfegos imprevisíveis ou com picos por temporada.

6. Preço

Por ser um serviço com um nível mais alto, o VPS costuma ter um custo maior. De qualquer forma, se o seu plano em longo prazo não contempla aumentos drásticos de tráfego nem tem que contar com recursos escaláveis disponíveis, investir em um hosting compartilhado poderia te dar maiores retornos de uma solução mais avançada.

Tenha projeções de recursos

Por exemplo, não é o mesmo uma página simples e informativa de uma loja on-line que requer o carregamento de muitas imagens em alta qualidade e gerencia grandes bases de dados de clientes.

Por isso, se já usa a hospedagem compartilhada da GoDaddy e necessita de mais potência, antes de pensar em um VPS ou outro mais avançado, considere atualizar a um plano de hosting empresarial.

Com ele, você tem os benefícios de recursos dedicados e administração simples, com a migração de arquivos de forma automática, sem nenhum momento de inatividade no site.

Gostou de saber a diferença entre hosting compartilhado e VPS? Aproveite mais assuntos e novidades aqui no blog da GoDaddy!