Uma relação baseada no respeito e na atenção pode durar anos. Dizendo assim, até parece uma dica de sucesso para namoro ou casamento, não é? Mas, na verdade, o assunto é como conseguir a confiança dos seus clientes.
De antemão, já saiba que o vínculo saudável depende de muito esforço e dedicação, assim como qualquer relacionamento pessoal. Não sabe por onde começar? Fique tranquilo! A seguir, vamos te mostrar sete dicas práticas para fisgar seus clientes de vez!
O que é necessário para conseguir a confiança de seus clientes?
Em primeiro lugar, tenha em mente que qualquer relação é construção e que isso depende de duas partes. De início, você vai precisar dar o start e mostrar suas qualidades para os clientes. Depois, quando eles já estiverem convencidos, vem os cuidados para manter o encantamento.
Então, imagine que o relacionamento é o projeto de uma casa. Suas ações são tijolinhos a serem postos diariamente. Quando o lar estiver pronto, é necessário limpá-lo e organizá-lo cotidianamente. Veja quais são os tijolinhos:
1. Ouça: conheça o seu cliente
Desde o primeiro contato com os clientes, ouça atentamente. É essencial saber e entender todos os detalhes da outra pessoa. Pergunte quais são os objetivos, dores, anseios. Além disso, claro, saiba tudo sobre o produto ou serviço que os parceiros oferecem.
Se você for o dono de um e-commerce, por exemplo, faça a criação das personas. Converse com seus consumidores ou, ainda, coloque questionários em seu site e redes sociais.
2. Use o mapa da empatia
Será que você realmente fez todas as perguntas necessárias para os clientes? Para entender mais as necessidades do outro, vale a pena usar o mapa da empatia. O guia sugere que uma pessoa analise outra e responda:
- o que ela vê;
- o que ela ouve;
- o que pensa e sente;
- quais são as dores;
- o que vai trazer felicidade.
O objetivo é realmente traçar um raio X da sua persona. Sem o conhecimento profundo, fica muito mais complicado conquistar a confiança dos seus clientes.
3. Apresente o planejamento ou produto claramente
Sabe aquele cliente que sempre reclama que não vê resultados ou, pior, que não entende parte do trabalho? Isso pode ser evitado com um planejamento claro e objetivo. Então, desenhe um fluxograma com todas as ações e espaços de tempo. Mais do que criar, é imprescindível apresentar, assim, é possível explicar perfeitamente tudo.
Já quem é dono de loja on-line, nesta etapa, deve apresentar todos os detalhes do produto e serviço. Muito mais que isso, é essencial deixar claro como aquilo que é oferecido pode solucionar o problema do consumidor.
4. Alinhe as expectativas
O equilíbrio das expectativas depende da amostra dos próximos passos. Assim, apresente a sua visão de negócios e quais são as estratégias para sair do ponto A e chegar ao ponto B. É comum que, nesta hora, os parceiros tenham muitas dúvidas. Esclareça tudo para que eles entendam os frutos a serem colhidos.
5. Esteja sempre próximo e disposto
De nada adianta dar toda atenção no começo do projeto ou, ainda, na hora de oferecer o produto e depois ficar ausente. Então, procure estar em contato sempre com seus clientes. Além de trocar e-mails e mensagens instantâneas, vale fazer uma ligação, ao menos, uma vez por semana. Deixe também alguns canais de comunicação disponíveis, como, por exemplo, mensagens por redes sociais, telefone, e-mail, etc.
6. Use a Comunicação Não-Violenta (CNV)
Você já ouviu falar sobre Comunicação Não-Violenta? A metodologia, criada por Marshall B. Rosenberg, explica que uma relação saudável depende de muita empatia. Então, os diálogos e as atitudes precisam levar em conta os sentimentos do outro. Antes de qualquer coisa, analise como seus clientes estão se sentindo. Depois, selecione palavras e atitudes que melhorem as sensações deles. De novo: a escuta também é muito importante.
7. Treine a sua equipe
Depois de construir caminhos para conquistar a confiança dos seus clientes, divida os cuidados com a sua equipe. Explique e ofereça treinamentos que mostrem todas as técnicas. O atendimento de excelência é uma questão de cultura.
No mais, lembre-se de pedir feedbacks sobre o seu trabalho como um todo. Uma ótima forma de fazer isso é com pesquisa de satisfação. Crie um questionário composto, por exemplo, com a forma de atendimento e resultados obtidos. As respostas devem ser uma pontuação de 0 a 10. Fora isso, deixe um espaço para que as pessoas justifiquem as notas e dêem sugestões.
Então, tudo pronto para atender melhor e conquistar a confiança dos seus clientes?
Se você gostou deste artigo, continue navegando aqui pelo blog. Além disso, conheça as soluções sobre empreendedorismo digital da GoDaddy.