Se você é dono de uma pequena empresa, provavelmente sabe como é importante acompanhar indicadores de desempenho (os famosos KPIs — Key Performance Indicator). Mas sabia que pode usar o Excel para monitorar esse tipo de coisa?
Não é preciso gastar dinheiro em uma ferramenta cara ou aprender um novo software complicado, pois o melhor programa que poderia usar está em seu computador diariamente. A ferramenta em questão é o Excel e, neste post, vamos mostrar como usá-lo para mais do que apenas manter suas finanças em ordem.
Muitos proprietários de pequenas empresas usam esse programa para rastrear suas receitas por meio de um balanço simples ou de uma demonstração de lucros, por exemplo. Mas, quando você se aprofundar um pouco mais, poderá ver que o Excel pode ser usado para muito mais, inclusive para acompanhar seus KPIs.
7 maneiras de usar o Excel para acompanhar seus KPIs
Antes de começarmos, vale a pena mencionar que você precisa decidir quais serão os seus KPIs e quais métricas você rastreará. Depois de decidir, é hora de colocar o Excel em funcionamento.
1. Monitore suas métricas de mídias sociais
Vamos começar com algo fácil: use o Excel para acompanhar o crescimento de seu número de seguidores e o seu engajamento.
Você pode fazer isso criando uma coluna que lista cada perfil de mídia social que deseja acompanhar e, depois, adicionando colunas para cada mês do ano. Então, tudo que você precisa fazer é registrar o número de seguidores a cada mês.
Você também pode adicionar um gráfico que mostra o crescimento em cada plataforma de maneira visual.
Da mesma forma, pode acompanhar o engajamento que suas postagens recebem regularmente. Isso pode ajudar a ver quais posts recebem mais compartilhamentos, comentários e cliques, entendendo o tipo de conteúdo que tem melhor repercussão com seu público.
2. Mantenha um registro de seus assinantes de e-mail
Aproveite o Excel para criar uma planilha que permita acompanhar o crescimento da sua lista de e-mail. Você pode registrar quantos novos inscritos recebe mensalmente, bem como os formulários com melhor desempenho.
Se você quiser ser realmente detalhista, é possível acompanhar sua taxa de cliques e de abertura para campanhas individuais.
3. Acompanhe o desempenho do anúncio
Se você usa publicidade paga para promover seus serviços e produtos, sabe como é importante acompanhar o desempenho dos anúncios.
Os resultados não apenas informam quais anúncios estão gerando mais vendas e leads, mas também fornece informações sobre seus gastos de marketing, para que você possa avaliar o retorno do investimento.
Para criar uma planilha para essa finalidade, decida quais métricas serão monitoradas e crie colunas para elas.
Você pode ter uma coluna para o número de impressões que cada anúncio recebeu, a taxa de cliques, o custo da palavra-chave, a taxa de conversão e muito mais. Você pode até mesmo automatizar o preenchimento da planilha ao coletar informações relevantes do painel da sua plataforma de anúncios usando uma ferramenta como a Zapier.
4. Log de vendas por cliente
Manter o controle de quantos produtos ou unidades você vendeu é uma ótima maneira de ficar em dia com os lucros de sua empresa.
Isso permite que você veja quais clientes estão voltando e fazendo mais compras, além de quanto estão gastando. Você também pode usar essas informações para calcular o valor médio de vida útil do cliente.
5. Monitore sua taxa de conversão
Outra maneira de usar o Excel para rastrear KPIs é monitorar sua taxa de conversão. Dependendo do seu negócio e de quantos canais de vendas e marketing você está usando, você pode monitorar a taxa de conversão de:
- anúncios;
- postagens de mídia social que promovem seus serviços ou produtos;
- postagens no blog;
- páginas de vendas;
- campanhas de email.
Você precisará criar colunas para o total do público que viu sua promoção e o número de pessoas que fizeram uma compra ou se inscreveram em sua lista de e-mail.
6. Avalie o desempenho do seu blog
Você pode usar o Excel para ver o desempenho das postagens de seu blog. A versão mais básica disso envolve anotar quantos comentários cada postagem recebeu. Se você tiver um plug-in de compartilhamento com contador, também poderá anotar quantas vezes a postagem foi compartilhada em cada rede social.
Combine isso com os insights do Google Analytics e você poderá até ver qual das suas postagens no blog leva os visitantes a se inscreverem em sua lista de e-mails ou a reservarem seus serviços.
7. Fique de olho no tráfego do seu site
Por fim, não se esqueça de que você pode usar o Excel para criar um monitoramento do tráfego do seu site. Tudo o que precisa fazer é inserir quantos visitantes seu site recebe por mês. É possível fazer isso facilmente importando um relatório do Google Analytics.
Tente ser mais específico anotando quais palavras-chave os visitantes estão usando para encontrar seu site e quanto tempo gastam nele. Você também pode registrar sua taxa de rejeição e usar essas informações para melhorar seu site e suas campanhas de marketing.
Pensamentos finais
Manter o controle de seus principais indicadores de desempenho é uma boa maneira de acompanhar o desempenho da sua empresa e avaliar o quanto você está próximo de atingir suas metas de negócios. .
Pronto para começar a usar o Excel para rastrear seus KPIs? Confira o Office 365 da GoDaddy. Você começará a trabalhar com o suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.