ArtigosCategoria

8 Erros Comuns de Backup de Dados e Como Evitá-los

Tempo de leitura:5 min
Daniele Souza

Apesar de ser um termo tecnológico, o backup é toda prática de salvar versões de um mesmo arquivo em locais diferentes para evitar perdas. Porém, ao fazer esse procedimento, há diversos erros comuns de backup que podem estragar seus planos.

Confiras quais são e o que fazer para evitá-los e manter a integridade de seus dados!

Erros comuns de backup — quais são os principais?

Para proteger arquivos é crucial que você identifique e evite os erros comuns de backup de dados. Veja quais são:

1. Não fazer o backup!

O principal entre os erros comuns de backup é não realizá-lo. A confiança de que imprevistos nunca irão acontecer leva as pessoas a nem cogitarem um backup. Assim, dados de uma empresa ou mesmo arquivos de valores inestimáveis para um usuário podem se perder muito rapidamente.

2. Realizar o procedimento manualmente

Fazer backup manual pode até ser uma opção se você deseja somente salvar as fotos da família, por exemplo. Porém, quando trabalha com clientes ou tem uma empresa própria, essa prática pode facilmente virar erro humano.

Isso porque esquecer ou salvar os arquivos errados pode acontecer com qualquer pessoa. Desta forma, utilizar softwares especializados para esta tarefa é uma ideia bem mais efetiva.

Assim, poderá agendar backups automáticos com mais segurança e garantir a frequência de salvamento de seus dados.

3. Utilizar as ferramentas erradas

Utilizar ferramentas que não atendem às necessidades de espaço também é um dos erros mais comuns de backup. Esse é o caso das cópias de segurança de sites, que além de fazer uma cópia de segurança, precisa garantir agilidade e frequência de cada atualização.

Está procurando a solução para suas preocupações? A GoDaddy Brasil possui a ferramenta certa para te ajudar. Com o backup de sites você tem atualizações diárias automáticas e ainda proteção contra hackers e malwares.

Salve somente uma página ou um banco de dados inteiro, pois o sistema é flexível e feito para suportar grande quantidades de arquivos.

Além disso, o backup da GoDaddy é uma proteção extra em casos de falha de servidor, e pode restaurar com um clique um site fora do ar ou que perdeu todos os arquivos!

4. Supor que a nuvem realiza backups automáticos

Alguns serviços de backup, quando realizam o procedimento, salvam os conteúdos diretamente na nuvem. Porém, muitos usuários supõem que a cópia de arquivos acontece de forma automática, o que nem sempre é o caso.

Outra coisa que os usuários presumem é que todos os arquivos serão salvos. Porém, é preciso checar o que o seu backup está programado para escanear e salvar. Isso porque muitas vezes ele registra somente algumas pastas e arquivos específicos de seu site, computador ou banco de dados.

5. Não fazer backup periodicamente

Entre os erros comuns de backup, esse está entre os mais frequentes. O propósito deste procedimento é a restauração de arquivos caso ocorra algum problema. Já pensou, por exemplo, em escrever um tópico novo no trabalho de conclusão de cursos (TCC) para no dia seguinte perdê-lo caso ocorra uma pane?

Se o volume de dados aumenta todos os dias, é preciso que este seja um processo diário ou periódico!

6. Salvar backup e documentos originais no mesmo local

Se a cópia de segurança ficar salva na mesma máquina que os dados originais, também serão perdidos em caso de erro no sistema, concorda? Por isso, esse é um dos erros comuns de backup que você deve evitar a todo custo, senão, seus esforços serão em vão.

Certifique-se de que o local em que realiza os salvamentos seja seguro e que conte com uma equipe de suporte para te auxiliar a todos os momentos.

7. Achar que sincronização e backup são a mesma coisa

Muitas pessoas acham que o backup acontece automaticamente, e que todas as alterações em um arquivo são salvas imediatamente. Isso pode ser verdade para serviços em nuvem — como o Google Drive — que possui sincronização on-line.

Porém, como o backup é uma cópia exata dos arquivos, toda e qualquer mudança será salva somente quando o próximo processo acontecer. Ele também manterá uma cópia de todas as versões de um documento, assim, poderá restaurar tudo o que tinha em um banco de dados em determinado momento.

8. Não testar os arquivos copiados

Você verificou a periodicidade dos backups, constatou que eles estão sendo salvos em uma máquina diferente e tudo parece correr bem. Porém, já parou para chegar a integridade dos arquivos copiados?

Não basta agendar um backup, é preciso saber se ele está funcionando conforme as suas necessidades. Afinal um arquivo pode ser corrompido no processo e não terá nenhuma utilidade se for necessário fazer uma restauração no futuro.

Evite estes erros comuns de backup e se certifique de obter o melhor serviço para você ou sua empresa!

Para mais conteúdos sobre marketing e tecnologia, confira o blog da GoDaddy Brasil e eleve a sua presença na web a outro nível.

Produtos Utilizados