ArtigosCategoria

8 Tendências de Tecnologia 2020 para Ficar de Olho

Tempo de leitura:5 min
Isabela Guiaro

Chegando na metade do ano, já é possível identificar o que o primeiro semestre trouxe de tendências de tecnologia 2020 que, certamente, se tornarão parte da rotina de quem trabalha nesse meio. Confira o que os profissionais mais utilizaram e que são importantes ferramentas para você adotar!

Quais são as principais tendências de tecnologia 2020?

Algumas já vinham se mostrando com forte popularidade nos últimos anos, já que os avanços tecnológicos são essenciais para a melhoria contínua dos processos de trabalho. 

Outras, por outro lado, se intensificaram por conta da situação pandêmica global, que evidenciou a necessidade de trabalhar lado a lado de ferramentas, aplicativos e sistemas de integração à distância.

Confira as principais tendências de tecnologia 2020!

1. Reuniões virtuais

Este é um dos casos que já estavam se popularizando há um tempo, mas ganhou força nos últimos meses. Com a necessidade fazer isolamento social e reduzir encontros presenciais, muitas empresas perceberam a praticidade das reuniões virtuais.

Softwares como Skype, Zoom e Google Hangouts são ótimas ferramentas para fazer chamadas de vídeo entre várias pessoas de diversas partes do mundo, por exemplo. É possível organizar salas privadas ou grupos e disponibilizar o acesso por meio de links ou convites. Inclusive, essas ferramentas também permitem o chat via texto.

2. TikTok

O novo fenômeno, principalmente entre jovens nas redes sociais, é o TikTok. Este aplicativo é, sem dúvidas, uma das maiores tendências de tecnologia 2020 e tem como objetivo a postagem de vídeos curtos que, em geral, são construídos por meio de montagens que compõem uma narrativa rápida.

Por lá, é possível criar desafios, participar de tendências, seguir outras contas e até mesmo ganhar alguns centavos por assistir vídeos.

3. Cloud computing

Aplicado nas empresas já há alguns anos, o cloud computing se mostrou essencial com a adoção massiva de modelos de home office em diversas partes do mundo. Isso porque o armazenamento na nuvem permite o acesso de arquivos de qualquer lugar ou dispositivo, desde que a pessoa tenha todas as permissões. 

Ferramentas como o Google Drive se tornaram essenciais para o compartilhamento de dados instantaneamente, mantendo-os salvos e disponíveis a qualquer momento, sem o risco de perda por danificação do hardware.

4. Transmissão ao vivo

E, novamente, aparece na lista mais uma entre as tendências de tecnologia 2020 pautadas pelo distanciamento social. Outro movimento bastante importante que se intensificou no primeiro semestre do ano foi o de transmissões ao vivo.

Seja para dar um curso, fazer um workshop, promover debates, engajar o público ou mesmo trazer dados interessantes para aquela audiência, as lives entraram na programação diária das redes sociais, como Instagram, no YouTube, ou mesmo em plataformas específicas para alguns segmentos, como Webinar.

5. Progressive Web Apps

Muitos desenvolvedores já entenderam que existem obstáculos que impedem usuários de baixar aplicativos de empresas — falta de memória no celular, sistema operacional que não suporta o software, falta de disponibilidade de uma rede wi-fi, entre outras.

A alternativa para isso é a criação de Progressive Web Apps, que são intermediários entre aplicativos e páginas do navegador versão mobile, fornecendo atalhos para acesso, interface exclusive e praticidade imediata.

6. Chatbots

Os chatbots são robôs de resposta que proporcionam atendimento ao cliente de forma rápida e automatizada. Com a necessidade de ampliação de canais de contato sem que haja um aumento significativo de profissionais, foi desenvolvido um sistema de respostas instantâneas que identificam os questionamentos e conseguem sanar as principais dúvidas.

Assim, o cliente só terá contato com um atendente caso o robô entenda que é um caso excepcional. Isso vale para chats em sites, mensagens nas redes sociais, pré-atendimento de call centers e, inclusive, em chats instantâneos do WhatsApp.

7. Ferramentas de gestão de produtividade

Aprimoramento profissional é essencial em qualquer área e as ferramentas de gestão foram criadas para te ajudar a atingir novas metas.

São inúmeros softwares voltados para a contabilização de esforço para determinadas tarefas, criação de quadros que separam as etapas de um projeto, centralização de processos, entre muitas outras ações que tornarão o trabalho mais produtivo.

8. E-commerce via redes sociais

É certo que as redes sociais influenciam nas vendas, mas sabia que elas podem ser um meio direto para uma transação? Afinal, não são todos os empreendedores que conseguem montar estruturas de um site de e-commerce, já que existem custos operacionais e de manutenção que podem pesar no orçamento dos iniciantes.

Por identificar esses problemas, as redes sociais estão investindo em ferramentas de venda dentro de sua própria plataforma. É o caso do Facebook e Instagram, que oferecem opções de anunciar e encontrar produtos diretamente no site.

E aí, está pronto para começar a experimentar as tendências de tecnologia 2020 em sua rotina? Não se esqueça de ler mais artigos no blog da GoDaddy Brasil para ficar por dentro das principais novidades!