ArtigosCategoria

Aprenda Como Instalar Programas no Linux

Tempo de leitura:3 min
Beatriz Okubo

O Linux é um sistema operacional — como o Mac OS da Apple e o Windows da Microsoft —, portanto, quem conta com ele em sua máquina, vai precisar de alguns softwares para utilizá-la diariamente. Mas, antes de encontrá-los, é necessário saber como instalar programas no Linux, já que é um sistema diferente dos demais.

Saiba como instalar programas no Linux de diferentes maneiras

Quando o assunto é como instalar programas no Linux, pode parecer um desafio, já que não existe apenas uma forma de cumprir esta atividade. No entanto, as possibilidades apenas deixam os usuários mais à vontade para que escolham aquela que seja mais intuitiva para eles. Além disso, alguns programas têm instruções para serem instalados de maneiras específicas. Veja algumas opções:

Download e instalação pela loja de aplicativos

Assim como o Windows, o Linux também conta com sua própria “loja” de aplicativos, ou melhor, o Gerenciador de Aplicativos, como a plataforma o nomeia. Por lá, é possível escolher os programas que você precisa e aqueles que podem acrescentar funcionalidades à sua rotina de trabalho.

Download e instalação pela internet

Se deseja saber como instalar programas no Linux pela internet, é preciso ter atenção no momento do download. Verifique se o software em questão é indicado para o sistema operacional e para a versão que você tem em seu computador. Se a resposta for positiva, baixe e siga as instruções.

O sistema vem se desenvolvendo e atualizando seus processos. O que antes poderia ser uma instalação cheia de ruídos, agora é uma atividade muito mais fluida. Por isso, leia os passos com atenção, seguindo as instruções e terá os programas instalados sem dificuldade.

Instalação por gerenciadores

Existem também alguns softwares que são gerenciadores de outros programas, onde estes fazem atualizações constantes e procuram tudo o que precisa ser instalado. Eles podem ser de RPM (Gerenciador de Pacotes), Deb (Debian) ou terem versões gráficas. Porém, estas automatizações precisam de um olhar mais técnico, já que é necessário contar com configurações na base de dados da linha de comando.

Encontre a opção mais fácil para você e escolha a sua preferida. Lembre-se de que o Linux já vem com alguns programas instalados, o que pode facilitar sua utilização.

Gostou deste conteúdo? Você também pode se interessar por saber a diferença entre hospedagem Linux ou Windows!

Produtos Utilizados