O sucesso de qualquer site depende não só de boas estratégias, mas também do acompanhamento de métricas. As observações podem ser feitas por meio de algumas ferramentas específicas, como, por exemplo as do Google. É por isso que, neste artigo, vamos falar sobre o que é Google Analytics e como esse recurso pode trabalhar a favor da sua página virtual. Confira!
Mas, afinal, o que é Google Analytics e como funciona?
Google Analytics é uma ferramenta de web análise usada para captar, medir e interpretar a navegabilidade de todas as páginas de um site. O monitoramento é feito por meio de um recurso chamado page tagging (códigos de marcação).
Usando um exemplo básico, podemos dizer que esse serviço do Google funciona como um chip com o objetivo de coletar informações de uma página on-line. Vale destacar também que o G.A é um serviço gratuito e, hoje em dia, o mais completo para web analytics, já que o Google realiza atualizações e melhorias constantemente.
O que o Google Analytics consegue mostrar?
Muito além de entender o que é Google Analytics, é preciso ter ciência de como a ferramenta pode te ajudar a alcançar melhorias, ou seja, ter mais visitas e/ou vendas.
Atualmente, esse serviço do Google aponta números de:
- sessões (visitas no site, em geral);
- usuários;
- sessões por página (departamentos, categorias, produtos, etc.);
- visualizações por página;
- duração média de cada sessão;
- taxa de rejeição (visitas que não tiveram interação);
- porcentagem de novas sessões.
É possível acompanhar tudo isso em tempo real. Por exemplo, você criou uma campanha de e-mail marketing, disparou e, nesse exato momento, precisa ver se os usuários estão clicando, sendo direcionados ao seu site, navegando entre departamentos, categorias e mais.
Com o Google Analytics, você pode ter todas essas respostas de uma forma clara e objetiva. Além disso, o serviço também aponta se existem e quais são outros sites que estão trazendo visitas para o seu, de quais cidades os usuários estão acessando, palavra-chave com conversões, abandono de carrinho e outras.
Há ainda a possibilidade de integrar o Google Analytics ao Google Ads e, assim, entender melhor o funcionamento dos seus anúncios e, também, instalar o G.A em blogs e saber o desempenho do seu marketing de conteúdo.
Agora que você já sabe o que é Google Analytics e como ele funciona, aproveite para fazer a instalação e aprimorar suas estratégias!
Crie uma conta no Google
Para instalar o Google Analytics, primeiramente, acesse a página do serviço. O segundo passo é fazer login com sua conta Google, aquela mesma usada no Gmail, por exemplo. Caso você ainda não tenha uma conta, crie agora mesmo.
Faça a configuração do G.A
Assim que você entrar com sua conta, o Google vai te direcionar para a página de configuração da ferramenta. Nesse momento, coloque o nome da sua conta, pode ser o mesmo da sua marca, por exemplo.
Em seguida, preencha o nome do site (e-commerce, blog, etc.), coloque a URL (preste bastante atenção para colocar o domínio do site correto), a categoria (nicho de segmento) e, por fim, o fuso horário. Depois é só marcar as “caixas” de cada informação, dar ok e aceitar o termo do Google.
Use o código de acompanhamento
Após fazer a configuração, o G.A vai te oferecer um código de acompanhamento, que funciona como o número de identidade da sua conta. Caso você trabalhe com profissionais freelancers ou tenha contrato uma agência de atendimento publicitário ou de marketing digital, envie o código para eles.
Para usar em blogs, como no Wordpress, é necessário procurar o plug in Google Analytics Yoast na própria plataforma e fazer a instalação. Depois de instalá-lo, acesse as configurações do plugin e coloque o código de acompanhamento para fazer a ativação.
Depois de saber o que é Google Analytics e como ele atua, já é possível começar a analisar as estratégias e métricas do seu site. Cada ponto deve ser cuidadosamente analisado.
Aliás, os relatórios do G.A podem ir direto pra sua caixa de e-mail, a ferramenta permite que você programe o envio das análises uma vez por mês. Além disso, também é possível baixar os relatórios em formato PDF, Excel, planilha do Google, etc.
Gostou deste artigo? Aproveite para conhecer outras dicas aqui no blog! E caso você precise de um novo site, aproveite também o serviço de website builder da GoDaddy!