Seus dados valem muito, por isso, prestar atenção na segurança de seu computador é imprescindível. Arquivos infectados podem vir de todos os lugares e causar males tremendos em sua máquina.
Não é preciso muito para que seu computador seja infectado. Abrir e-mails, instalar programas de procedência duvidosa e conectar alguma mídia removível (CD ou pen-drive) são apenas algumas das possibilidades. Porém, vale lembrar que novas formas de infecção podem surgir todos os dias.
O que são arquivos infectados e como verificá-los?
A primeira coisa que você precisa compreender, se quer entender mais sobre arquivos infectados, é que qualquer tipo de arquivo que contém códigos executáveis pode espalhar um vírus. Isso significa que extensões .exe, .dat e até mesmo .doc e .xls podem ser maliciosas.
Os únicos arquivos possíveis de que não vão causar problemas em seu computador são aqueles que chamamos de “dados puros” — como gráficos e imagens em .jpg, .gif e .bmp. Além disso, textos que estão em formato .txt também são seguros. Isso significa que apenas abrir arquivos de imagens, por exemplo, não causará nenhum tipo de infecção.
Para verificar se um determinado arquivo está infectado, deve-se usar alguma ferramenta específica para isso. Existem várias disponíveis na web nos dias de hoje, desde as gratuitas até mesmo as pagas. Escolha a que mais as adequa às suas necessidades. O Windows já conta, inclusive, com um verificador de arquivos no próprio sistema.
O que arquivos infectados podem causar em meu computador?
Abrir arquivos infectados em seu computador pode causar grandes estragos. Os males podem ir desde deixar o seu PC lento, criar brechas na segurança, capturar informações ou fazer pequenas brincadeiras (como aumentar o tamanho da fonte) até mesmo a formatação, ou seja, a eliminação de arquivos que estão gravados na máquina.
Verificar os seus uploads é essencial para blindar-se contra a ação de arquivos infectados. Lembre-se de que seus dados bancários, de cartão de crédito e endereço estão contidos no computador, assim como os de sua família.
O blog da GoDaddy conta com uma categoria apenas para posts que falam sobre a segurança na web. Se você se interessa pelo tema, não deixe de acompanhar as novidades e se manter atualizado.