ArtigosCategoria

O que é ataque DDoS? Como se defender dessa ameaça contra seu site? 

Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos
ataque de ddos

A segurança cibernética é uma preocupação não só de usuários comuns da internet, mas também de empresas que hospedam sites, blogs, lojas virtuais e outros dados no ambiente digital. Nesse contexto, é fundamental entender o que é ataque DDoS e por que pode ser extremamente nocivo para os domínios de sites.

Esse crime ocorre geralmente em sites e sistemas digitais que sofrem sabotagem a partir da infecção por um agente malicioso, no caso, o DDoS.

A ideia é deixar sites e outros sistemas praticamente inutilizáveis ou inacessíveis por parte do usuário, o que pode levar a uma perda relevante de tráfego, vendas e, claro, de credibilidade para as marcas responsáveis pelos sítios eletrônicos.

Dados do Zayos Group divulgados pela Cyber Magazine apontam que os casos de ataque DDoS cresceram 200% durante o ano de 2023 em comparação com 2022.

Há diversos tipos de tamanhos, objetivos e tipos de ataques que precisam entrar no radar da segurança da informação. Por exemplo, no dia primeiro de junho de 2022, um ataque apenas na Google Cloud atingiu cerca de 5 mil endereços IP em 132 países diferentes, segundo o Getastra.

Esses números dizem muito sobre a complexidade do DDoS e, por isso, quem se dedica ao empreendedorismo digital precisa ficar de olho para se defender desse cibercrime.

Por esse motivo, preparamos esse conteúdo especial para explicar o que é ataque DDoS, como ele funciona, quais são seus objetivos e os principais tipos de manifestação. Continue a leitura do nosso guia até o fim para entender tudo!

O que é ataque DDoS?

DDoS é a sigla para “Distributed Denial of Service" (em português, “Ataque Distribuído de Negação de Serviço”). Como o próprio nome indica, esse cibercrime tem é um método de inviabilização e sabotagem de sistemas digitais diversos, como um site, um servidor, dispositivos de Internet das Coisas, ou outros tipos de infraestrutura.

Caso você seja proprietário de um site e tenha reparado que sua página está fora do ar ou que seus usuários não conseguem acessá-la, possivelmente pode significar que sofreu um ataque DDoS.

Esse ataque se manifesta quando o criminoso digital cria uma rede de botnets, um grande grupo de dispositivos infectados e passíveis de serem controlados remotamente. 

A partir disso, o criminoso direciona todos esses dispositivos a trafegar em um site de uma vez só, o que gera uma grande sobrecarga no servidor e impede que usuários legítimos tenham acesso às páginas.

Esse é um dos tipos de ataques DDoS mais comuns e se chama ataque volumétrico. Vamos falar dos outros tipos mais adiante.

O fato é que essa sobrecarga de acessos ilegítimos pode não só prejudicar a performance do site, como a velocidade de carregamento dos conteúdos das páginas, mas também levar a uma queda total do serviço.

A sobrecarga realizada pelos botnets prejudica a velocidade de banda, a capacidade de memória e toda performance de processamento dos servidores.

Qual o objetivo dos ataques DDoS?

Afinal, qual o objetivo dos ataques DDoS? A ideia é justamente inviabilizar o serviço do alvo a partir da sobrecarga proporcionada pela invasão coordenada dos chatbots operados remotamente.

No caso dos sites, todos os recursos de rede possibilitam a publicação e manutenção de um site on-line só conseguem atender um número finito de solicitações feitas pelos navegadores dos usuários.

Portanto, ao sobrecarregar o site com acessos ilegítimos, o resultado é simplesmente a demora no processamento de solicitações (em outras palavras, o site fica mais lento) ou a derrocada total do sistema.

Como podemos ver, o ataque DDoS é bem diferente de outros modelos de cibercrimes também bem conhecidos, como o malware e o phishing. 

Esses dois têm como objetivos principais o acesso clandestino a uma estrutura para roubar ou danificar dados de terceiros. 

Por exemplo, o phishing é um mecanismo que faz uma página parecer real e autêntica para roubar dados pessoais dos clientes, como senhas, CPF, endereço, telefone e informações de cartão de crédito. 

Os clientes pensam que estão interagindo com uma página real e autêntica de uma marca, mas na verdade estão disponibilizando seus dados para criminosos usarem indiscriminadamente.

Por sua vez, como vimos, o ataque DDoS age de maneira diferente, pois seu único objetivo é sabotar o funcionamento de um sistema, não de acessar clandestinamente um espaço para sequestro de dados.

Confira mais dicas preciosas sobre segurança na internet com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy:

 

Quais são os tipos de ataques DDoS?

Você sabe quais são os principais tipos de ataques DDoS? Separamos uma lista com uma breve definição sobre cada um deles para que você entenda o funcionamento e o impacto de cada uma dessas ações coordenadas na saúde de um sistema digital.

Confira!

Ataques de protocolo

Um protocolo de proteção é o recurso responsável pela transferência de dados entre navegadores e servidores na rede mundial de computadores. Alguns exemplos de protocolos famosos são o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP),  o Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP) ou HTTPS (HTTP Secure).

Os tipos de ataques DDoS de protocolo buscam vulnerabilidades nessas estruturas de transferência de dados para sabotar sites. Mas como?

A partir das falhas no protocolo, o invasor consegue enviar solicitações falsas, como inúmeros pedidos para tráfego ilegítimo de chatbots.  

Essa sobrecarga prejudica a performance do sistema, que torna-se mais lento e pode sofrer uma queda de serviço.

Vale salientar que o protocolo HTTPS, por contar com uma camada extra de segurança criptográfica chamada Certificado SSL, é bem menos vulnerável a esse tipo de ação do que o TCP e o HTTP.

Saiba mais sobre Certificado SSL e como esse mecanismo é fundamental para a segurança e credibilidade de qualquer site na internet:

Ataques de reflexão

Esse modelo de ataque DDoS tem como alvo principal servidores mais vulneráveis que não têm os devidos protocolos de segurança cibernética

Ao explorar a vulnerabilidade de um servidor NTP (Network Time Protocol) ou LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), por exemplo, como intermediários do processo, criminosos fazem solicitações falsas a esse servidor como se tivessem sido feitas pelo próprio site hospedado nesse espaço.

Ao executar as solicitações, o site recebe uma sobrecarga de respostas de acesso que compromete sua performance.

Essa técnica de falsificação do endereço IP do site para fazer solicitações falsas junto a servidores vulneráveis é o que chamamos de spoofing — e geralmente aparece em diversos tipos de ataques DDoS.

Ataques volumétricos

Esse ataque DDoS notabiliza-se pela sobrecarga da largura de banda de um site em virtude da invasão coordenada da rede zumbi de botnets. 

Para quem não sabe, a largura de banda de um site representa a capacidade do servidor do site em transmitir dados para os navegadores dos usuários sem que haja uma supersaturação desse processo.

Em poucas palavras, quanto maior for a largura de banda, maior é a capacidade do servidor de um site manter a conexão de pé enquanto processa as solicitações dos usuários com agilidade.

Quanto maior for o volume de ataque dos chatbots, menores as chances da largura de banda dar conta da quantidade de solicitações.

Ataques de camada de aplicação

Esse modelo de ataque DDoS pode enquadrar o ataque de protocolo, pois este segundo funciona como um subconjunto do primeiro.

Os ataques de camada de aplicação, também conhecidos como ataques de exaustão de recursos, busca qualquer tipo de brecha existente na conexão de um site, API, aplicativo ou outros tipos de sistema para explorar essa vulnerabilidade e realizar solicitações maliciosas.

Esse alto volume de solicitações falsas por meio do método spoofing sobrecarrega uma série de recursos do servidor de um site, como processamento da CPU, memória e largura de banda.

Dessa forma, como sempre acontece em todos os tipos de ataques DDoS, o servidor começa a responder mais lentamente ou pode simplesmente interromper qualquer retransmissão de solicitação feita pelo navegador dos usuários legítimos.

Ataques de amplificação

Esse tipo de ataque é bastante similar ao de reflexão, pois ambos se aproveitam da vulnerabilidade de um servidor intermediário para enviar solicitações falsas com o intuito de sobrecarregar o serviço do site.

Entretanto, os ataques de amplificação lidam diretamente com servidores com maior capacidade de amplificação de solicitações, além de melhor tempo de resposta — como é o caso do servidor DNS (Domains Name System) ou do servidor SIP (Session Initiation Protocol).

A diferença basicamente está no poder de desempenho de servidores DNS ou SIP, que são capazes de entregar respostas em volumes bem maiores e mais rápidos do que os solicitados originalmente. 

Portanto, os efeitos de um ataque de amplificação tendem a ser bem mais nocivos do que os de reflexão.

Como se defender de ataques DDoS?

Entendeu o que é ataque DDoS? Maravilha! Mas, afinal, como se proteger desse crime? A principal proteção nesses casos é contar com um recurso chamado Firewall.

Esse componente de segurança atua como um verdadeiro porteiro que monitora em tempo real o tráfego do seu site e impede a entrada de acessos suspeitos de acordo com a filtragem programada.

Isto é, quando o Firewall percebe um fluxo de botnets invadindo o espaço do site, a ferramenta prontamente age para impedir que essa ação tenha continuidade.

Além disso, provedores de sistema em nuvem também oferecem outros mecanismos de segurança 100% voltados para o controle e mitigação de um ataque DDoS.

Como evitar ataques DDoS? Conheça os recursos da GoDaddy!

Quer aprender como evitar ataques DDoS na prática? Então confira todas as opções de segurança para site da GoDaddy

Oferecemos uma série de pacotes de proteção com Certificado SSL para promover a proteção criptográfica tanto dos dados do seu site quanto dos usuários.

Além disso, oferecemos serviço de backups periódicos, varredura anti-malware, firewall de segurança, monitoramento de rede em tempo real e softwares de proteção contra DDoS. 

Eleve o patamar de segurança e performance do seu site para oferecer a melhor experiência de navegação para seus usuários e, por fim, consolidar a credibilidade da sua marca no domínio digital!

Consulte planos e preços para melhorar a segurança do seu site!

Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo e que também tenham aprendido como se defender de ataques DDoS! Para mais dicas incríveis para segurança do seu site, acompanhe todas as novidades do blog da GoDaddy! Até a próxima!