Você sabe como fazer um cabeçalho HTML do zero para que ele fique bonito e funcional para o usuário do seu site? Pois fique tranquilo, já que, nesse conteúdo, nós vamos te explicar isso direitinho.
O cabeçalho representa o topo e uma espécie de título de um documento da famosa linguagem de programação HTML (HyperText Markup Language), que, por sua vez, é o código para marcação mais popular e utilizado em todo o mundo.
Por exemplo, 94,5% de todos os sites publicados na internet contam com um arquivo HTML em sua estrutura, de acordo com o site W3 Techs.
Mas, afinal, o que é uma linguagem de marcação? É um modelo de código que serve para descrever a estrutura e o formato dos conteúdos distribuídos em uma página na internet. Imagine a planta de um apartamento. Imaginou? Fazendo uma analogia, a planta é o documento HTML, enquanto o apartamento é o próprio site quando o acessamos.
Sendo assim, a linguagem HTML é a responsável pela articulação dos elementos estruturais do site, como o menu de navegação, as imagens, o texto, o rodapé e os botões de ação, dentre outros conteúdos que fazem parte do site assim como o enxergamos do nosso navegador.
Por isso, dando continuidade à sequência de textos sobre os principais elementos da estrutura HTML de um site, hoje vamos falar um pouco sobre o cabeçalho HTML. O que é? Como fazer? Para que ele serve?
Entenda tudo isso logo adiante, bem como a importância dessa função para o site do seu negócio!
Aproveite para ler!
Cabeçalho HTML: o que é?
O cabeçalho HTML é um dos protagonistas na estrutura de um documento dessa linguagem de programação. Entre os desenvolvedores web, ele é mais conhecido com header, pois esse é o nome utilizado pela tag que cerca as linhas de código dessa estrutura no documento HTML.
As duas principais propriedades desse elemento são as tags <title> e <meta>.
A primeira diz respeito ao título do documento e é facilmente visível pelo usuário:
- no topo da página quando ele acabou de acessá-la;
- no título que aparece quando a página é encontrada no Google e em outros motores de busca;
- e na guia da página no topo do navegador quando passamos o mouse.
Mais do que simplesmente dar nome ao documento, essa tag é fundamental para dar nome às guias e otimizar o posicionamento SEO da página de acordo com os critérios do Google.
Por isso, capriche na escolha da palavra-chave do documento e na otimização de cada um desses detalhes da tag <titles> presente no cabeçalho HTML.
A tag <meta> também é fundamental para os mecanismos de SEO. Nessa parte do cabeçalho HTML estão informações adicionais sobre a página, uma espécie de resumo para chamar a atenção do usuário quando encontrar o link nas pesquisas que ele fez no Google.
Além disso, outras tags secundárias podem ser inseridas no cabeçalho, como as opções de estilo (<style>), para CSS; as de script (<script>), para JavaScritpt e outras.
Portanto, agora que você entendeu o que é cabeçalho HTML, já está sabendo da importância dessa estrutura para a estratégia digital do site da sua marca, não é mesmo?
Quer aprender um pouco mais sobre estratégia SEO? Confira esse vídeo do canal da GoDaddy no Youtube:
Como fazer um cabeçalho HTML?
Entendido o conceito? Pois vamos agora botar a mão na massa e aprender como fazer um cabeçalho HTML.
Já mostramos a importância das tags <title> e <meta> nesse processo, além de apresentar outras tags mais secundárias, mas não menos importantes, como <style>, <script> e outras opções ainda mais comuns, como a <a>, que remete à âncora ou quaisquer eventuais links que façam parte do cabeçalho.
A tag head é o cabeçalho do documento HTML
A <head> é a tag principal e tudo que diz respeito ao cabeçalho HTML está demarcado por esse elemento.
Veja abaixo um exemplo genérico de linhas de código para um cabeçalho HTML pronto:
<html>
<head>
<meta charset="UTF-8"> <!-- Define a codificação de caracteres -->
<title>Título da Minha Página</title> <!-- Define o título da página exibido na barra de título do navegador -->
<!-- Vincula um arquivo CSS externo -->
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css">
<style>
body {
background-color: #f0f0f0;
}
h1 {
color: #333;
}
</style>
</head>
<body>
<!-- Conteúdo visível da página abaixo -->
<h1>Meu Título Principal</h1>
<p>Este é um parágrafo de exemplo.</p>
</body>
</html>
Repare que o head pode ser dividido em outros subtítulos no decorrer do documento. Nesse caso, ele está representado pela tag <h1>. Entretanto, ele não faz mais parte da estrutura do cabeçalho HTML.
A partir do h1, começam os elementos visíveis da página. A tag <p> representa parágrafo e indica a parte principal do conteúdo escrito e corpo do documento.
Saiba mais sobre linguagem HTML com esse vídeo introdutório do canal da GoDaddy no Youtube:
Como fazer um cabeçalho com a GoDaddy?
Não é necessário entender de programação ou desenvolvimento web para criar um site completo para seu negócio, quanto mais para fazer um cabeçalho.
Com ferramentas como o Criador de Sites da GoDaddy, você tem a mão recursos simples e intuitivos para customizar templates já prontos e diversas fontes tipográficas para criar uma interface 100% profissional, personalizada e a cara da identidade visual da sua marca!
Veja como funciona o Criador de Sites da GoDaddy e crie um site do ZERO em pouquíssimos passos:
Comece gratuitamente agora e veja como criar o espacinho digital da sua empresa na internet é muito acessível a todos os empreendedores.
Gostou do conteúdo? Nesse artigo procuramos tirar todas as suas dúvidas do cabeçalho HTML, além de trazer outras curiosidades sobre essa linguagem de programação tão importante.
Para aprender ainda mais sobre desenvolvimento web e empreendedorismo digital, continue acompanhando todas as novas publicações do blog da GoDaddy! E até a próxima!