ArtigosCategoria

O que é cache de site? Tudo o que você precisa saber

Tempo de leitura:6 min
Amanda Britto

O objetivo do cache de site é melhorar o desempenho da plataforma, reduzindo o tempo necessário para carregar as páginas e minimizando a carga nos servidores.

O cache armazena informações de acesso temporariamente, seja em um domínio, no navegador de um usuário comum ou em qualquer outro serviço que precise agilizar o processo de acesso ou abertura, como um buscador como o Google ou o Bing.

E é bem provável que você já tenha lido a palavra cache em algum momento durante sua navegação pela internet, não é mesmo?! 

Entender esse conceito é bem simples e importante para quem tem um site e deseja melhorar a experiência do usuário

Por isso, nosso objetivo aqui neste post é mostrar tudo o que você precisa saber sobre cache de site e sua relação com a navegação. 

E para isso, buscamos responder as mais frequentes perguntas sobre este tema, como:

  • O que é cache de um site?
  • O que são dados em cache?
  • O que significa armazenamento em cache?
  • Como faço para limpar o cache?

O que é cache de um site?

Cache de site refere-se ao armazenamento temporário de recursos de um site, como conteúdo e imagens. Logo, pode ser entendido como um tipo de cópia temporária. Dessa forma, quando você acessa um site, seu navegador guarda os dados em cache, para não precisar baixá-los novamente em uma próxima visita.

Toda vez que o seu o seu navegador entra em um site pela primeira vez, diversas informações, como imagens e componentes do seu site são guardados dentro do seu dispositivo. 

Seja ele um computador, celular, ou qualquer sistema onde seu navegador esteja instalado, por exemplo, seu smartphone.

Dessa forma, quando você voltar ao site, o navegador terá mais facilidade no acesso, uma vez que as informações do canal já foram previamente baixadas. 

Isso significa que, sempre que você ler o termo cache de site, estará sendo apresentado a uma cópia temporária da página, armazenada em algum outro local diferente do seu local de origem, por exemplo, o seu computador.

Entretanto, esse é apenas um dos exemplos de uso de um armazenamento em cache. 

Um outro uso comum que você pode encontrar durante uma simples pesquisa no Google, é o armazenamento temporário que o próprio buscador faz.

Dentro dos resultados de pesquisa é comum se deparar com a opção: “em cache”. Denotando que há uma versão pré-armazenada daquele site nos servidores do site do buscador.

Esse tipo de solução também é utilizada por servidores durante o acesso a sites, permitindo que diversos usuários possam acessar uma mesma informação sem que o servidor tenha que fazer o processamento e a transferência de dados para cada um deles.

O que são dados em cache?

Os dados em cache são informações que foram copiadas para um local de rápido e fácil acesso, permitindo que eles sejam acessados de maneira ágil e com menor uso de recursos. Estes dados podem incluir códigos HTML, CSS, JavaScript, imagens e tudo aquilo que possa agilizar o acesso.

O que significa armazenamento em cache?

O armazenamento em cache significa que diversos dados foram salvos em um local de rápido e fácil acesso, permitindo economia de recursos e agilidade no acesso a informações. Dados armazenados em cache são cópias exatas que somente são substituídas quando há uma divergência entre o original e a cópia.

Como faço para limpar o cache?

Os dados em cache podem se corromper, precisando ser limpos para dar lugar a novas informações sem que haja conflito. Para limpar o cache, basta seguir os seguintes passos:

  • entre no menu de configurações de seu navegador;
  • procure pela opção “privacidade e segurança”;
  • e localize “remover dados de navegação”.

Feito isso você poderá escolher limpar o cache de todos ou apenas alguns sites.

O caminho pode variar um pouco de navegador para navegador, mas o cache normalmente se encontra junto a seus dados de navegação. Portanto, basta procurar por eles.

Já para você que possui o seu próprio site, e está lidando com algum conflito entre as informações em cache e novas atualizações, será preciso procurar pelas configurações dentro do seu serviço de CMS, como WordPress, e procurar pela opção limpar o cache.

Leia também: Como melhorar a velocidade do seu site WordPress: 7 dicas infalíveis

Se você não encontrar, basta ir na pesquisa por Plugins e baixar algum que faça esse serviço para você. 

É recomendável limpar o cache após fazer alguma modificação em seu site. Dessa forma você mantém todas as atualizações em funcionamento.

E se você está procurando informações sobre como montar um site profissional, este vídeo abaixo vai te ajudar

E aí?! Pronto para lidar com o cache de site?

Agora que você aprendeu o que é cache de um site vai ficar mais fácil entender o que essa palavrinha significa, sempre que encontrá-la durante sua navegação pela web.

O armazenamento em cache é importantíssimo para a agilidade nos acessos e economia de dados de serviços web. Por esse motivo, ele é utilizado em inúmeros serviços e faz parte do conjunto de soluções que constroem a nossa internet como ela é hoje.

E se você também busca ter o seu espaço na internet, que tal conhecer os nossos serviços de criação de sites?

Com o criador de sites da GoDaddy, você escolhe gratuitamente um modelo para iniciar sua própria página na web. Além de contar com:

  • acesso a modelos criados por designers especializados com total responsividade;
  • ferramentas integradas de SEO, mídia social e e-mail marketing;
  • imagens profissionais gratuitas para incluir no seu site;
  • escolha de domínios de acordo com o seu bolso e a estratégia da sua marca;
  • consultoria baseada em I.A. (Inteligência Artificial) feita pela GoDaddy, para te ajudar a ter mais presença online e impulsionar seus resultados.

Tudo isso completamente personalizável em poucos cliques e com diversas opções de expansão, bem como a possibilidade de criar uma loja online.

Conheça agora mesmo o criador de sites da GoDaddy e descubra todo o potencial da sua presença online!