O certificado digital é uma das tecnologias de maior ascensão no meio eletrônico, pois com um bom recurso agiliza a assinatura de contratos entre empresas com segurança. No entanto, nem todo mundo sabe como funciona o certificado digital.
Geralmente, o documento serve para compartilhar chaves públicas aplicadas a criptografia e a autenticação. Na prática, ele formaliza diversas operações no meio eletrônico, como, por exemplo, a assinatura digital de documentos.
Imagine poder fazer a contratação de uma empresa de forma online e obter as assinaturas dos responsáveis sem a necessidade do vai e vem da entrega de papéis. Pois bem, a certificação digital proporciona essa facilidade aos empreendedores.
Para se ter uma ideia, o governo brasileiro projeta mais de 8 milhões de certificados digitais até o final de 2022, como relata o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Esse número só reforça a presença da tecnologia para flexibilizar processos burocráticos.
Confira agora mais detalhes de como funciona o certificado digital e quando você deve usá-lo no seu dia a dia. Boa leitura!
O que é certificado digital?
O certificado digital é um documento de identidade que possibilita a operação de diversos processos eletrônicos de forma prática e segura, entre elas, a assinatura digital, cuja validade é a mesma de um modelo à mão.
O alto nível de segurança do certificado digital se deve ao fato de que ele utiliza chaves criptográficas que preservam a identidade de uma pessoa física ou jurídica no momento em que ela assina um documento de forma virtual.
Por meio do certificado digital, as empresas podem realizar uma série de transações fiscais, como comprovações e declarações. A criação dela consiste em:
- dados de uma pessoa ou de uma empresa;
- chave pública integrada ao CPF ou CNPJ cadastrado;
- assinatura digital de uma empresa que é a Autoridade Certificadora Confiável.
Para que serve o certificado digital?
A assinatura digital depende de um certificado digital para identificar cada signatário e documentos autenticados, mesmo à distância.
Pense que ao receber um contrato por e-mail, imprimir, assinar manualmente e digitalizá-lo, você passará por processos demorados que não apresentam segurança alguma, além de que sejam passíveis de fraudes, concorda?
Como solução, o certificado digital viabiliza a criação de um assinatura digital com validade jurídica, sendo muito mais eficiente do que um documento escaneado.
Dica de leitura: 4 ferramentas indispensáveis para começar sua presença digital
Como funciona o certificado digital?
Também conhecido como certificado de chave pública, o certificado digital contém dados de identificação de uma pessoa proprietária, metadados relacionados ao certificado digital e uma assinatura virtual de chave pública feita pelo emissor do certificado.
Para seu funcionamento, o certificado digital recorre a uma criptografia assimétrica, que consiste em um par de chaves: uma pública e uma privada, que tem as seguintes ações:
- chave pública: útil para criptografar informações enviadas a um destinatário;
- chave privada: usada pelo titular para realizar assinaturas digitais e decodificar mensagens. Por essa razão, deve ser mantida sob sigilo.
Como criar um certificado digital gratuito?
O primeiro passo para obter um certificado digital é fazer o cadastramento da empresa como pessoa jurídica convencional e na categoria escolhida.
Caso você já tenha uma empresa em exercício e só queira lançá-la de forma eletrônica, siga os passos usuais para adquirir o sistema de certificação eletrônica.
Sendo assim, saiba abaixo como criar um certificado digital para a Receita Federal. Confira o passo a passo:
- peça seu Certificado Digital no site de uma Autoridade Certificadora;
- agende o dia e o horário para comparecer a uma Autoridade de Registro (AR), que será indicada pelo site da Autoridade Certificadora;
- após a solicitação, faça a validação biométrica e um cadastro minucioso. Para isso, tenha em mãos seu CNPJ, contrato social (última alteração) e uma documentação específica conforme as características da organização;
- após a validação da Autoridade Certificadora, o Certificado Digital será emitido e entregue.
Assinatura digital: como fazer?
Existem diversas plataformas para assinar um documento de forma gratuita e sem burocracia e que sigam todas as diretrizes federais.
Abaixo, conheça duas opções requisitadas do mercado:
- DocuSign - plataforma norte-americana que prepara, envia, gerencia e assina documentos digitalmente;
- Gov.br - você deve acessar a plataforma pelo seu login, o mesmo utilizado para outros serviços federais. No site, você tem caminhos para assinar a documentação, bem como obter um certificado digital.
Aumente sua presença digital com a GoDaddy
Ao longo deste artigo, você entendeu como funciona o certificado digital e sua importância na hora de fechar contratos virtuais, um registro que facilita o seu dia a dia para se dedicar a outras atividades.
Como o certificado digital é um documento fundamental para quem está inserido no meio digital, ter uma presença forte online também influencia para a assinatura de bons contratos, uma vez que o mercado está todo voltado a essa modalidade.
Sendo assim, se você deseja criar um site ou ter uma loja virtual, converse com a GoDaddy.
Obtenha um site WordPress compatível com dispositivos móveis hoje mesmo com a GoDaddy, pois nós facilitamos ter uma boa aparência online.
Veja abaixo como você pode ter um site do seu jeito:
Conheça nossos serviços e continue acompanhando o blog da GoDaddy para mais dicas relevantes! Também temos um serviço de criação de site inicial com especialistas em design de sites. Para isso, basta ligar neste número: (11) 3958-0966 das 8h às 21h, de segunda a sexta.