ArtigosCategoria

Checklist Black Friday: 4 dicas de preparação para vender e lucrar mais!

Tempo de leitura:6 min
Rafael Queiroz Bastos
Checklist Black Friday

O mês de novembro é um dos momentos mais preparados para o comércio brasileiro e todas as lojas virtuais e físicas já precisam estar com seu checklist da Black Friday em mãos com bastante antecedência!

Mas, afinal, como se preparar para a Black Friday? Existem uma série de investimentos e planejamentos que devem ser feitos de forma a aproveitar todo o potencial desse evento. Não é porque o comércio está aquecido no período que as lojas devem esperar sentadas as vendas caírem do céu, não é verdade?

É preciso pensar na infraestrutura produtiva e dos canais de vendas, além de todas as campanhas de marketing que serão lançadas antes e durante o período para se tornar mais visível pelo público e convencê-lo a fazer negócio com sua marca.

Em 2023, cerca de R$8,2 milhões de pedidos em e-commerce foram realizados da madrugada da madrugada de quinta-feira até as 23:59 do domingo que fechou a Black Week, segundo o Infomoney.

Para 2024, segundo pesquisa da Opinion Box, a intenção de gastos dos consumidores aumentou em 43%. Portanto, a expectativa é de novo recorde de compras para o período. .

Então que tal preparar uma Checklist da Black Friday para seu negócio aproveitar todos os benefícios desse evento? Comece seu planejamento com antecedência!

Checklist Black Friday: 4 dicas

Afinal, como você deve se preparar para a Black Friday? Uma vez que temos que sublinhar e valorizar a importância da internet e do e-commerce nesse contexto, separamos quatro pontos cruciais na nossa checklist. São eles:

  • Invista nas vendas mobile
  • Faça promoções incríveis
  • Seja visto pelo seu público-alvo
  • Planeje sua equipe de atendimento

De maneira geral, os principais pontos de atenção dos lojistas na Black Friday deve ser o planejamento estratégico de marketing e divulgação e, claro, a implementação de uma estrutura operacional de vendas realmente eficiente para dar conta da demanda. 

Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses pontos da Checklist da Black Friday. Confira!

1. Invista nas vendas mobile

Você sabia que a instalação de aplicativos de e-commerce em smartphones cresceu 25% nos primeiros seis meses de 2024?? Os dados são do Byyd.

Portanto, é fundamental contar com uma estrutura de negócio pronta para atender os clientes que desejam fazer compras de maneira rápida, simples e conveniente por meio de seu tablet ou smartphone.

Nesse sentido, é fundamental investir em um app mobile e em uma loja virtual com design responsivo para garantir a melhor experiência de navegação dos clientes na hora de comprar da sua loja durante a Black Friday.

Para quem não sabe, um site responsivo é aquele cuja interface se adequa a qualquer dispositivo pelo qual o usuário esteja acessando, como smartphone, tablet, PC e até Smart TVs.  

2. Faça promoções incríveis

Esse item não poderia constar fora da nossa checklist da Black Friday, não é mesmo? Afinal, as promoções são a razão de existir dessa data comercial tão importante e seu negócio deve entregar aos clientes aquilo que eles estão procurando: preços mais baixos!

Antes de sair baixando os preços aleatoriamente, é fundamental fazer uma pesquisa de mercado para encontrar um ponto de equilíbrio entre a precificação dos produtos no período e a expectativa dos consumidores.

Monitore os preços praticados pelos concorrentes e avalie quais itens do estoque precisam de um empurrãozinho para desencalhar. 

Essas são algumas dicas para encontrar um bom equilíbrio entre o preço que vai chamar a atenção do consumidor e aquilo que a empresa pode oferecer sem abdicar seus lucros.

Dito isso, algumas dicas de promoções são:

  • Segmento de produtos com descontos
  • Frete grátis;
  • Combo de produtos;
  • Descontos exclusivos para clientes já fidelizados.

3. Seja visto pelo seu público-alvo

Não adianta nada ter produtos incríveis com preços exclusivos se o seu público-alvo não foi devidamente notificado, não é mesmo?

Nesse sentido, aproveito todo o potencial da internet para alavancar a presença da sua marca no segmento de atuação e fazer uma divulgação mais incisiva das promoções do seu empreendimento.

O antes e durante da Black Friday é excelente para impulsionar anúncios para atrair mais clientes, seja em redes sociais ou em pesquisa no Google, como também é o momento ideal para aquecer sua base de clientes que já o segue nas redes sociais ou recebe contatos de e-mail marketing.

Prepare campanhas para todos os principais canais de comunicação para que o cliente pouco a pouco se prepare para o grande evento: o festival de promoção da sua marca.

Saiba mais sobre como um bom marketing nas redes sociais é fundamental para alavancar suas vendas na Black Friday:

4. Planeje sua equipe de atendimento

O quarto ponto da nossa checklist de Black Friday diz respeito ao atendimento. Tenha uma equipe pronta e bem treinada para tirar dúvidas dos seus clientes e processar pedidos de compras.

Nesse período, é natural o congestionamento nos canais de vendas e também na área de Suporte ao Cliente, uma vez que os consumidores entraram em contrato para tratar sobre detalhes promocionais, troca de produtos e muito mais.

Essa etapa precisa ser um sucesso para que a Black Friday não seja apenas a desculpa para uma compra pontual, mas a oportunidade de fidelizar esse cliente com o passar dos anos!

Black Friday no e-commerce: checklist pronta? Invista no seu site!

Aprendeu como se preparar para a Black Friday? Mas para colocar todos esses planos em prática, é preciso ter uma site/loja virtual robusta e com alta performance para entregar a melhor experiência de navegação e compra para os seus clientes.

A escolha de um bom plano de hospedagem, por exemplo, é essencial para manter a estabilidade e velocidade de carregamento do seu site quando ele receber o alto volume de tráfego na Black Friday.

Por isso, conte com a GoDaddy para escolher o melhor plano de hospedagem com servidores dedicados!

Dessa forma, seus clientes poderão navegar à vontade pelas páginas do seu negócio e levar isso em consideração na hora de fazer suas compras!