ArtigosCategoria

Como iniciar um negócio com pouco dinheiro? Passo a passo!

Tempo de leitura:10 min
Rafael Queiroz Bastos

Quer saber como iniciar um negócio de serviços, mas não tem muito dinheiro para gastar e fazer as coisas acontecerem? Bom, você chegou no lugar certo.

Com a tecnologia de hoje e a capacidade de trabalhar remotamente (uma habilidade que foi posta à prova durante a pandemia de COVID-19), você pode iniciar muitos tipos de empresas de serviços com um orçamento mais enxuto. 

Desde que você esteja em uma empresa que não exija muito equipamento (além de um telefone e computador com acesso à internet), US$ 500 podem te ajudar a percorrer um longo caminho.

Confira nosso guia completo sobre pequenos negócios que dão certo com pouco dinheiro! Vem com a gente!

Quanto dinheiro eu preciso para começar um negócio?

Essa pergunta é muito vaga, pois existem opções quase infinitas de possibilidades de negócios que contam desde custo praticamente zero de capital inicial até investimentos milionários ou bilionários.

Existem serviços digitais, como freelancer de criação de conteúdo, que contam com custo quase zero, exceto pelo investimento próprio em captação. Já outras opções precisam levam em conta uma série de variáveis, como:

  • custos operacionais, como contas de energia, pagamento de funcionários, impostos e relação com fornecedores;
  • investimento inicial, como espaço físico, criação de um site, nome de domínio e registro da marca, autorização e regulamentações;
  • recursos para estratégias de marketing digital.

Veja como uma estratégia de marketing digital eficiente é fundamental para quem quer aprender como iniciar um negócio com pouco dinheiro:

Que tipo de negócio abrir com pouco dinheiro? 

Os principais caminhos de como iniciar um negócio com pouco dinheiro envolvem a prestação de serviços. Afinal, essa modalidade não leva em consideração o fornecimento ou a fabricação de produtos, sendo que o espaço digital ainda oferece a possibilidade de prestar serviços criativos pelo computador, sem sair de casa, como:

  • serviços de marketing digital, como estratégia para redes sociais, e-mail marketing ou SEO (Search Engine Optimization);
  • design gráfico;
  • desenvolvimento web para criação de sites.

Se você deseja aprender como iniciar um negócio em nichos como serviços criativos, profissionais e comerciais, essas dicas podem funcionar bem para você. Lembre-se de que algumas dessas empresas de serviços exigirão licenciamento. Sempre verifiquem os custos antes de mergulhar nessa jornada.

Já outras empresas de serviços, como videomaking, passeio com animais de estimação e limpeza de piscinas, por exemplo, exigem taxas mais altas para começar devido ao equipamento necessário. 

Afinal, como iniciar um negócio com pouco dinheiro?

Na maioria dos casos, isso é tudo que quem se pergunta como iniciar um negócio com pouco dinheiro precisa colocar em prática:

  1. plano de negócios;
  2. computador e conexão à internet;
  3. nome de domínio e site;
  4. cartões de visita;
  5. espaço de trabalho funcional.

 Vamos falar um pouco mais sobre cada um desses passos! Vem com a gente!

1. Plano de negócios 

É sempre uma boa ideia apresentar um plano de negócios. Este é seu roteiro para orientar a tomada de decisões, com foco na rentabilidade de curto a longo prazo. 

 2. Computador 

Se você está lendo isso no notebook, pule esta etapa. Já se não possui um computador, vamos falar sobre o que precisa. 

Antes de mais nada, considere comprar um notebook, porque quando se descobre como iniciar um negócio de serviços, não há como saber onde acabará trabalhando no dia a dia (e aposto que você quer ter a opção de atuar remotamente).

Não importa em que empresa de serviços você esteja entrando, é válido ter um computador que ofereça acesso à internet e um teclado completo (com teclado numérico) e rápido. 

É por isso que não recomendo um iPad e um teclado Bluetooth. Eu tentei fazer dessa maneira e é muito lento. Particularmente, recomendo adquirir um Chromebook, perfeito para escrever e navegar na Internet.

Existem vários níveis diferentes de Chromebook, desde modelos com pouca potência bem baratinhos até um top de linha mais caro. Aliás, os modelos médios do Chromebook são boas pedidas. 

Dica profissional: se gosta de design gráfico, não recomendo trabalhar em um computador básico. Você vai se frustrar porque ele não será poderoso o suficiente. Nesse caso, você precisará reservar uma quantia extra para um laptop ou desktop melhor, dependendo das suas necessidades.

3. Nome de domínio e site 

Ter um site é primordial. E o primeiro passo é comprar um nome de domínio para sua empresa.

Você pode obter um nome de domínio na GoDaddy por um valor bem acessível. É essencial escolher um nome de domínio que realmente represente o serviço que você oferece. Considere até uma das novas extensões de domínio (há centenas para escolher, incluindo .consulting, .design e .services).

  
  
  
  

Se você procura uma opção rápida e fácil de criação de sites faça você mesmo, consulte o site GoDaddy + Marketing. Você pode escolher o modelo adequado ao seu negócio, como serviços profissionais, inclusive de arte e design. E o melhor: comece de graça.

O Websites + Marketing também vem com ferramentas de marketing integradas, como SEO, e-mail marketing, integração do Google Meu Negócio e mídias sociais – para que você possa fazer seu novo negócio crescer depois de colocar o site no ar.

Ao criar seu site, inclua as informações sobre o que faz e como faz. Quando estiver ativo, comece a blogar regularmente para ajudar a estabelecer seus conhecimentos e aumentar o ranking nos mecanismos de pesquisa.

Dica profissional: é uma boa ideia criar um endereço de e-mail com seu nome de domínio para parecer mais profissional.

4. Cartões de visita 

Não compre 1.000 dos cartões mais chiques que puder encontrar. Basta obter cartões básicos. Há sites que oferecem grandes descontos de tempos em tempos, então, fique de olho para garantir os melhores preços. 

Quando estiver pronto para comprar, basta fazer o upload do seu logotipo, preencher suas informações de contato e, em seguida, você poderá comprar 100 cartões de visita que cabem em seu orçamento.

Se você precisar de imagens para seus cartões, lugares como o Pixabay oferecem clip-art e fotos isentas de direitos.

Ainda, aproveite para conferir os cartões digitais, que podem ser feitos gratuitamente até no Canva.

5. Espaço de trabalho funcional 

Se você tem internet doméstica e um lugar tranquilo para sentar, está tudo pronto. Seu Wi-Fi já é uma despesa que provavelmente já existe, portanto, não conta para nosso orçamento.

Se você acha que precisa trabalhar sem Wi-Fi por um período, use o Google Drive offline ou instale o OpenOffice no laptop. Isso permitirá que você trabalhe sem acesso à internet e, quando ficar online novamente, poderá sincronizar todos os documentos, verificar seus e-mails e seguir em frente.

Dicas para aumentar a produtividade a custos reduzidos 

Veja como iniciar um negócio de serviços e cortar ainda mais dinheiro do seu orçamento.

Software de produtividade 

O Google Drive é gratuito e você pode criar documentos do Word, planilhas, slides e mais. O OpenOffice é um concorrente de código aberto do pacote da Microsoft. Já o Microsoft Office requer algum investimento, mas tem uma variedade de produtos úteis, portanto, isso é algo a ser considerado quando a empresa decolar.

Se você possui um Mac, pode obter o pacote de produtividade do escritório – Pages, Numbers e Keynote – gratuitamente.

Papel “timbrado” 

Crie um ícone ou logotipo simples e cole-o nos cabeçalhos de todos os documentos do Word que vai enviar aos clientes (dica: o Google Doc permite exportar arquivos como documentos do Word ou PDF). E, pronto, papel timbrado!

Obter um serviço de contabilidade online 

Um serviço como o Conta Azul pode ajudá-lo a acompanhar suas finanças.

Dica profissional: não envie faturas em uma planilha. Parece amador.

Use o Google Suite completo 

Agende reuniões com o Google Agenda, armazene imagens no Google Fotos e publique seus vídeos no YouTube. Eles são todos gratuitos, fazem parte da família Google e, se você possui o Gmail, já tem acesso a todos eles.

Não há mais máquinas de fax!

Trabalhe apenas com PDFs. Use o Adobe Acrobat Reader para lê-los e a versão gratuita do DocuSign para assiná-los.

O que está em falta no mercado brasileiro?

De forma objetiva, existem alguns modelos de negócio específicos que estão em falta no mercado brasileiro. Confira!

  • Dropshipping: modelo de e-commerce sem necessidade de estoque.
  • Lojas inclusivas: varejo de roupas com peças sem gênero e voltada para outros grupos minoritários.
  • Aluguel de roupa: em tempos de incentivo ao desapego, aluguel de roupas são possibilidades de negócio acessíveis.
  • Aluguel de motorhome: esse mercado que já movimenta bilhões nos Estados Unidos ainda é pouco explorado no Brasil.

Enfim, são várias as possibilidades não só de pequenos negócios que dão certo com pouco dinheiro, mas também de oportunidades de mercado que têm um valioso potencial de crescimento em nosso país.

Qual é o melhor negócio para iniciantes?

No final das contas, o melhor negócio para iniciantes é aquele que se encontra em uma zona de equilíbrio entre necessidades de mercado, habilidades e interesses próprios do empreendedor e, ainda, melhores condições orçamentárias.

Nesse sentido, tanto um ramo de serviços ou de produtos pode vir a calhar quando esses elementos convergem entre si. Além disso, é fundamental estar presente no espaço digital!

Não se pode falar sobre como iniciar um negócio nos dias de hoje sem levar em consideração a internet. Nesse sentido, é vital contar com um site próprio e ter um bom plano de marketing digital para ser visto pelos seus clientes!

Para o primeiro caso, você precisa conhecer o Criador de Sites da GoDaddy. Essa plataforma permite a criação de sites profissionais e personalizados, com a identidade visual da marca de forma simples e em pouquíssimo tempo.

E o melhor: sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos em programação ou design gráfico!

Veja como criar um site profissional do ZERO com a ajuda da GoDaddy:

Por fim, não adianta nada ter uma casa bonita na internet, mas que não seja vista pelo seu público-alvo, não é verdade? Nessa linha, o Pacote de Marketing Digital dispõe de todos os recursos que você precisa para impulsionar a presença dos seus conteúdos nos principais canais digitais, como:

  • site;
  • redes sociais;
  • Google e outros motores de busca;
  • e-mails.

Tudo isso é possível via tráfego orgânico ou pago! Saiba mais sobre como montar uma estratégia de marketing digital e as diferenças entre os modelos de tráfego no vídeo abaixo:

E aí, pronto para iniciar um negócio com pouco dinheiro? Aqui na GoDaddy, temos todas as ferramentas para te ajudar. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas!