Está se perguntando como começar um negócio do zero, mas tem pouco dinheiro? Você clicou no artigo certo! Listamos as etapas essenciais para criar um projeto de sucesso.
Segundo o Mapa de Empresas, relatório elaborado pela Secretaria Nacional de Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), empreendedores registraram mais de três milhões de novos negócios no Brasil em 2023.
Desse total, 83,9% das empresas abertas são do setor de comércio e prestação de serviços, área que representa mais de 80% das empresas em atividade no mercado nacional.
Continue no artigo e aprenda saiba como começar, desde o planejamento inicial do novo negócio, aspectos legais para abrir uma empresa, organização das finanças até a preparação para crescer.
Boa leitura!
Como começar um negócio com pouco dinheiro?
Mudar para o cargo de chefe é libertador, gratificante e pode abrir a vida para novos horizontes. Além disso, com tantas opções de financiamento, ferramentas digitais e internet à disposição, aprender como começar um negócio do zero nunca foi tão fácil.
Confira as sete etapas para iniciar sua jornada empreendedora e estabelecer uma base sólida para sua futura empresa.
1. Tenha uma boa ideia de negócio
Para ter sucesso comercial em longo prazo ao começar um negócio, tenha uma ideia que não seja apenas viável, mas também pelo qual tenha paixão.
Faça uma lista de ideias e, depois, investigue melhor cada opção com uma pequena pesquisa de mercado pela internet. Conheça as marcas existentes nos potenciais nichos e como seus consumidores interagem e demanda geral de cada segmento.
Esses dados trarão inspiração para ideias de pequenos negócios. Para eliminar opções, considere que a proposta deve ser única e viável comercialmente. Além disso, responda às perguntas a seguir:
- O que realmente desperta minha paixão?
- Quais são minhas principais habilidades e conhecimentos específicos?
- Por qual assunto tenho mais interesse?
- É viável vender ou promover um produto/serviço nesse potencial nicho?
- Que característica única posso atribuir a ideia ou conceito de negócio para me destacar?
- Quais lacunas ou fraquezas posso explorar no potencial nicho, ou mercado?
As respostas vão direcionar a definição da ideia para começar um pequeno negócio com potencial para gerar engajamento e crescer em longo prazo.
2. Use a pesquisa de mercado para validar a ideia
Após escolher uma ideia sólida, veja se existe potencial para transformá-la em um negócio de sucesso por meio de uma pesquisa de mercado completa.
Para validar a proposta, aprofunde nas informações do setor e do público-alvo. Além de reunir insights e dados, crie personas que representem o público-alvo ideal.
Durante esta etapa, também é fundamental fazer uma pesquisa e análise de mercado extensa. Veja quais pontos considerar:
- faça pesquisas com consumidores em canais possíveis (telefone, e-mail ou mídia social).
- organize grupos focais para compreender mais profundamente como o público-alvo pode perceber a marca e o que a empresa tem a oferecer;
- observe como o público-alvo interage com concorrentes em potencial nas mídias sociais, bem como os assuntos discutidos on-line;
- explore dados públicos relacionados ao mercado-alvo para descobrir padrões de compra do consumidor e as tendências de vendas.
Assim, ao mesmo tempo que inicia o planejamento de negócio, valida a ideia para começar um negócio — o que leva ao próximo ponto.
3. Faça um plano de negócios completo
A próxima etapa para começar um negócio após entender melhor o mercado-alvo, é planejar. Quando o assunto é como começar um negócio, desenvolver um roteiro é fundamental.
Em vez de gastar tempo formulando um plano elaborado, mas muito abrangente e com pouco foco, reduza-o aos seguintes pontos:
- Problema: qual é a necessidade que sua ideia de negócio pretende resolver?
- Solução: qual é o seu produto ou serviço e como atende a necessidade dos clientes?
- Público-alvo: quem são seus clientes? Detalhe o perfil por meio da criação de personas. Assim, as futuras campanhas de marketing serão bem direcionadas e eficazes.
- Concorrentes: quem são seus principais concorrentes e como eles atraem e interagem com os clientes?
- Fatores de sucesso: quais são as diferenciais do negócio? O que e como fará diferente?
- Recursos: o que precisa, minimamente, para colocar a empresa em funcionamento? Além dos recursos físicos, considere se precisa contratar colaboradores para a equipe.
Para montar um plano de negócio completo, fique atento as dicas a seguir:
- crie planos de ação de como representar a missão da marca e o que você faz;
- defina as principais metas de negócio e organize em um cronograma para acompanhar a execução de cada ponto;
- documente o plano de negócios e detalhe todas as informações essenciais relacionadas aos objetivos, metas e produtos do seu negócio.
4. Planeje as finanças da sua empresa
Ter recursos financeiros suficientes antes de começar um negócio garante que, no mínimo, os primeiros meses de operação sejam ininterruptos.
Para distribuir bem o orçamento, priorize os itens dentro das necessidades financeiras iniciais e comece a alocar o orçamento necessário. Existem várias opções de financiamento que você pode explorar:
Autofinanciamento
Se você tiver dinheiro suficiente para manter o negócio nos primeiros meses, o autofinanciamento pode ser a melhor maneira, e a mais fácil, de obter recursos rápido.
Dessa forma, não terá dívidas com nenhuma instituição financeira e toda receita pode ser investida de volta na empresa.
Amigos e família
Pessoas conhecidas podem ser grandes aliados para começar um negócio. O maior benefício do empréstimo de amigos e familiares é que os termos de pagamento podem ser mais flexíveis e amigáveis.
Empréstimo formal
A maioria das instituições financeiras oferece empréstimos com limites de crédito e taxas de juros variadas. Fale com diferentes bancos ou um consultor financeiro para encontrar a melhor opção.
Investidor anjo
Várias grandes empresas e empresários buscam empresas promissoras de novos empreendedores para diversificar seu portfólio de investimentos. No entanto, o mercado de startups é muito competitivo.
Devido a essa característica, é fundamental criar uma proposta de valor realmente atraente para captar um investidor anjo, se optar por essa alternativa. Porém, lembre-se de que essa opção pode diluir o controle sobre os negócios conforme a participação do investidor.
Começar com pouco ou nenhum dinheiro
Ao contrário do que parece, é viável começar um negócio com pouco ou nenhum dinheiro. Para seguir por essa via, ofereça serviços ou produtos com custos iniciais mínimos, como:
- criação de produtos digitais;
- design gráfico;
- fabricação de bijuterias;
- fotografia;
- paisagismo;
- planejamento de eventos;
- redação freelance;
- serviços de limpeza;
- treinamento pessoal.
Utilizar estratégias de marketing gratuitas e fazer parcerias com outras empresas pode ajudar a atingir clientes sem grandes despesas. Com desenvoltura e dedicação, empreendedores podem lançar um negócio de sucesso mesmo com finanças limitadas.
Interessado em aprender mais sobre planejamento para financiamento empresarial? Nosso guia cobre o custo para iniciar um negócio em detalhes completos.
5. Conheça os requisitos legais para iniciar uma empresa
Uma estrutura jurídica sólida é vital para começar um negócio. Antes do registro oficial, decida o tipo de empresa que irá formalizar, pois a escolha impacta as demandas do ponto de vista jurídico. Os principais tipos são:
Empresa individual
A categoria empresa individual inclui os negócios independentes e sem sócios. Uma única pessoa tem total autonomia sobre o negócio, mas será responsável por todas as dívidas, obrigações e finanças.
A estrutura jurídica de um negócio individual é mais fácil de configurar, principalmente se o empreendedor tem um pouco de capital para começar
Outra opção ainda mais simples é a de Microempreendedor Individual, o famoso MEI. A única limitação é o teto de receita anual que não pode ultrapassar R$ 81 mil.
Ainda na categoria sem sócios, existe a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Nesse tipo de empresa, os bens pessoais ficam separados dos bens da empresa. Porém, é necessário ter um capital equivalente a 100 vezes ou mais um salário mínimo.
Sociedade Empresária Limitada (Ltda)
A Sociedade Empresária Limitada (Ltda) é um dos tipos de empresa mais comuns para novos negócios. Como o nome indica, a formação envolve sócios e cada um tem uma cota de participação conforme o investimento realizado e registrado no contrato social.
Uma sociedade limitada traz proteção legal para o negócio e possibilita aproveitar as recompensas fiscais de uma parceria comercial formal.
As demais opções viáveis para formalização de sociedades no Brasil são: Sociedade Simples (SS), Sociedade Anônima (SA) e Sem fins lucrativos.
Avalie os prós e os contras de cada estrutura empresarial e considere os objetivos e metas definidos para o negócio.
O próximo passo da jornada para começar um negócio é registrar a empresa e obter todas as licenças e documentos necessários, mas, antes, escolha o nome!
6. Escolha um nome para a empresa
O nome da empresa resolve outros aspectos importantes, como nome de domínio (que é o endereço do site), identificadores de mídias sociais e até mesmo o design do seu logotipo (e como o nome ou marca ficará visualmente).
Como um novo negócio, a consistência na marca é fundamental para que as pessoas possam identificá-la facilmente.
Veja os detalhes essenciais para ter em mente ao pensar no nome do negócio:
- significância: escolha um nome que seja significativo e reflita a personalidade da sua empresa;
- unicidade: pense em um nome único e intrigante, que faça as pessoas quererem conhecer mais, além de diferenciá-lo dos concorrentes;
- relevância: escolha um nome que comunique uma característica do negócio, como o tipo de produto ou setor;
- simplicidade: nomes curtos, simples e diretos são fáceis de comunicar e de lembrar, o que facilitará aos usuários encontrar a empresa na internet;
- disponibilidade: verifique se existem empresas com nome igual ou similar em uso, o tipo de negócio e para que perfil de público vendem.
Além disso, verifique se o nome está disponível para registro de domínio. Lembre-se: muitas vezes, o nome de domínio é exatamente igual ao nome da empresa. Então, este é o momento para verificar a disponibilidade.
7. Estabeleça a identidade digital com um site
Independentemente de usar ou não um site para gerar vendas diretas, ter uma página oficial ativa permite que as pessoas encontrem facilmente o seu negócio desde o começo.
Afinal, a maioria das pessoas usa a internet para procurar o que precisa, de cabeleireiros na vizinhança a imóveis para alugar ou, ainda, para fazer compras online. Antes de criar seu site, lembre-se do seguinte:
Objetivo
Como deseja posicionar o site? Para ter um e-commerce, precisa de um site onde as pessoas naveguem facilmente pelos produtos e façam pagamentos seguros.
Se trabalhar no setor de produção de conteúdo, precisará de um site para mostrar o portfólio. Por fim, dá para criar um site com informações básicas da empresa e dados de contato.
Design
O design e a identidade visual refletem o objetivo do negócio e a personalidade da marca. Escolha cores, tipografia e outros elementos alinhados ao tipo de sentimento que deseja despertar nos visitantes do site.
Por exemplo, um site de moda pode usar imagens ousadas e bonitas junto de fontes divertidas. Já o site de um escritório de advocacia, pede um layout limpo, sem elementos que distraiam, fontes fáceis de ler e cores simples para passar uma impressão mais séria e profissional.
Hospedagem
Existem vários provedores de hospedagem no mercado que atendem a públicos e orçamentos específicos. Para fazer uma boa escolha, verifique se o fornecedor do serviço oferece pelo menos as seguintes funções:
- contas de e-mail, como info@nomedaempresa.com.br;
- acesso FTP para poder carregar arquivos do computador no site;
- compatibilidade com WordPress para ter um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) para gerenciar o site, independentemente de ter ou não um blog associado, pois o WordPress é o mais usado e permite a inclusão de novas áreas com facilidade.
Segurança
As ameaças cibernéticas são reais e muito comuns, portanto, um certificado SSL (Security Sockets Layer) é essencial para ter um site seguro, especialmente se solicitar informações pessoais e de pagamento dos visitantes.
Pronto para dar o primeiro passo e começar seu negócio?
Após ter um plano pronto e os recursos necessários e distribuídos, é hora de parar de procrastinar, reunir toda força de vontade, coragem e energia, e começar a trabalhar!
Sair da sua zona de conforto e aprender como começar um novo negócio do zero pode parecer algo assustador, mas se você tiver foco e dedicação, pode ser a decisão mais gratificante que já tomou.
Gostou do artigo e quer mais dicas de leitura? Leia também os posts a seguir:
- Como abrir uma empresa virtual? Passo a passo completo!
- Storytelling: como fazer? Conte a história do seu negócio!
- O que deve conter em um site empresarial? Lista de recursos
Vai trabalhar com a venda de produtos ou serviços? Conheça a ferramenta para criação de lojas on-line da GoDaddy, projetada para você alcançar mais resultados.
Escolha o modelo incrível, personalize textos e imagens facilmente, adicione ou mova seções rapidamente e muito mais! Teste novos designs com apenas um clique para ter um e-commerce do jeito que deseja.
Conheça o criador de Loja on-line e comece grátis.