Muitas regiões do país já começam a falar de mudar medidas de isolamento social com o avanço das fases da pandemia. Isso significa que os negócios começarão a voltar às atividades. Entretanto, muitos donos de microempresas se sentem apreensivos sobre o processo de reabertura, e é compreensível. Não é como se a Covid-19 tenha desaparecido.
Para reabrir, medidas de segurança devem ser prioridade total. Se você voltar a funcionar, como pode garanti-la para si mesmo, para os colaboradores e clientes? É sobre isso que vamos falar hoje.
Riscos do processo de reabertura
A reabertura da economia não acontece sem riscos. Certamente, os negócios não funcionarão como antes. De fato, você precisará implementar uma série de novas políticas para manter seus funcionários e clientes seguros.
Para começar, o funcionamento será reduzido e você terá que trabalhar para encorajar os clientes a voltarem a consumir. Esteja preparado para horas de planejamento no seu processo de reabertura para se alinhar às normas da sua região.
Políticas e procedimentos para manter os colaboradores seguros
Como um dono de negócio, é sua responsabilidade fazer tudo o que pode para manter sua equipe a salvo. Algumas dicas são:
- providenciar álcool em gel, máscaras e face shield para todos;
- garantir que banheiros tenham estoque de papel, sabonete e passem por limpezas frequentes;
- encorajar a equipe a limpar superfícies de trabalho onde os clientes tocam;
- instalar divisórias de acrílico;
- reduzir o número de funcionários por período e diminuir o horário de funcionamento;
- promover distanciamento social, colocando sinalizações que lembrem as pessoas de se manterem afastadas.
Políticas e procedimentos para manter os clientes seguros
Para começar, você vai precisar garantir que seu espaço será regularmente limpo e desinfetado. Isso pode significar fechar mais cedo ou abrir mais tarde para que haja tempo de realizar os procedimentos. Isso pode ajudar para manter tanto a equipe quanto os clientes no processo de reabertura.
Alguns outros procedimentos são:
- limitar a capacidade de clientes;
- se possível, expandir o funcionamento para o lado de fora (como é o caso de restaurantes que podem ter mesas na calçada);
- usar itens descartáveis para evitar contaminação cruzada;
- reforçar o distanciamento dentro do seu estabelecimento o máximo possível;
- uso obrigatório de máscaras na entrada e recusar serviço àqueles que não quiserem colocá-la.
Como encorajar o retorno
Os clientes vão hesitar em ir até sua loja durante o começo do processo de reabertura. E está tudo bem. São tempos de medo, mas você pode ajudá-los a se acalmar ao, realmente, mostrar que está oferecendo um espaço seguro. Para isso, você pode:
- indicar como você está protegendo cliente via redes sociais, e-mail marketing, etc;
- oferecer cupons e descontos para incentivar clientes leais a voltarem;
- oferecer serviços de retirada no local com encomendas feitas por telefone ou redes sociais para negócios que trabalham com vendas. Isso vai desde lojas de roupas a livrarias.
Este é um momento imprevisível, mas com muito planejamento, você pode começar o processo de reabertura do seu pequeno negócio para manter todos seguros. Veja mais dicas para aumentar sua presença on-line e conteúdos para empreendedores aqui no blog da GoDaddy!