Se você se sente estagnado na sua rotina e desanimado com a ideia de trabalhar para outra pessoa, pode ser o momento certo de aprender como começar um negócio on-line e ser seu próprio chefe.
Segundo o Observatório de Dados 2023 da GoDaddy Brasil, 57% das pequenas empresas usam um site, uma loja virtual ou uma plataforma de comércio eletrônico como seu principal canal de vendas para expandir as suas operações.
Com tantas opções de ferramentas e redes à disposição, dar os primeiros passos nessa jornada é muito fácil! Para ajudá-lo nesse pontapé inicial, preparamos esse artigo repleto de dicas.
Vamos para a leitura?
O que é preciso para abrir uma empresa on-line?
Para abrir uma empresa on-line, você precisa registrar um CNPJ para formalizá-la, definir o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e abrir uma conta bancária em nome da marca para facilitar as transações. Também pode ser necessário obter um certificado digital para emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).
A nota fiscal é um documento obrigatório nas operações de venda de produtos sujeitos à incidência do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Com esses itens, você já tem o que é preciso para abrir uma empresa on-line.
Como iniciar um negócio digital?
Para entender como iniciar um negócio digital, siga o passo a passo:
- escolha um nicho;
- defina o nome da marca;
- estabeleça um plano de negócios;
- construa seu site ou loja on-line;
- crie conteúdos.
Saiba mais sobre cada etapa!
1. Escolha um nicho
Para que a sua marca tenha sucesso, é necessário gerar lucro. Portanto, a primeira dica de como começar um negócio on-line do zero é escolher um nicho promissor.
Por exemplo, produtos para pets são populares na internet, mas a concorrência pode ser alta. Rações orgânicas para animais de estimação pode ser uma alternativa interessante, pois haverá menos vendedores no setor.
Pesquise palavras-chave ou frases que seu público-alvo provavelmente usa para encontrar mercadorias do seu nicho e observe se o mercado está saturado.
2. Defina o nome da marca
Quando refletir sobre o nome da sua marca, pense simultaneamente em outros aspectos importantes, como nome de domínio (o endereço do seu site), usuários nas redes sociais e até mesmo o design do seu logotipo.
Essa consistência é essencial ao iniciar um novo negócio, pois as pessoas podem identificá-lo facilmente. Por exemplo, quando se deparam com sua página do Instagram, devem associá-la imediatamente à sua empresa e página virtual.
3. Estabeleça um plano de negócios
Um planejamento sólido é uma forma de como começar um negócio on-line do zero, que direciona sua jornada empresarial até o sucesso. Seu plano deve incluir as seguintes seções:
- linha de mercadorias ou serviços: descreva sua oferta, como funciona e por que há demanda;
- organização e gestão: se for trabalhar com uma equipe, anote as contribuições de cada um;
- estratégias de marketing: reflita sobre como levar seu produto ao seu público-alvo;
- projeções financeiras: indique quanto de receita espera gerar;
- apêndice: inclua materiais de referência, especificações técnicas ou certificações, se houver.
4. Construa seu site ou loja on-line
É fundamental escolher o melhor lugar para estabelecer sua presença virtual. Você precisa de um website para apresentar os seus serviços ou um e-commerce?
Avalie as opções e considere tanto os custos quanto a complexidade envolvida. Você pode contratar um programador para desenvolver a sua página ou cadastrar-se em uma plataforma que permite a criação a partir de layouts prontos, como a GoDaddy.
Essa escolha é tão importante quanto entender como começar um negócio on-line.
5. Crie conteúdos
Produza conteúdos interessantes, seja um infográfico compartilhável, um vídeo tutorial envolvente ou um blog que trata sobre assuntos do seu nicho. Ao otimizar esse tipo de informação para os mecanismos de busca, os usuários têm mais facilidade em conhecer o seu negócio.
Portanto, considere adaptar seu site com SEO (Search Engine Optimization), uma estratégia que visa alcançar as melhores posições nas ferramentas de pesquisa e atrair visitantes orgânicos, sem pagar por posicionamento.
Diferente dos anúncios patrocinados, os resultados orgânicos são “gratuitos” e se baseiam em diversos fatores, como a relevância em relação às palavras-chave do setor.
Após realizar os ajustes necessários, os buscadores o escaneiam e analisam o conteúdo para determinar como e onde deve exibi-lo nas páginas de resultados.
Quer saber também como começar um negócio on-line sem muitos recursos financeiros? Confira algumas dicas a seguir!
Como começar um negócio on-line com pouco dinheiro?
Fundar uma nova empresa pode ser desafiador, mas é possível. Para dar os primeiros passos nessa nova fase da sua vida profissional com poucos recursos, considere:
Comprar um domínio
Adquirir um domínio é essencial para seus clientes encontrarem seu negócio, além de transmitir mais credibilidade e confiança ao público.
Embora possa parecer um custo inicial desnecessário, o investimento em um domínio próprio vale muito a pena. É possível obter um nome de domínio na GoDaddy por um valor bem acessível, por exemplo.
Para verificar a disponibilidade de um endereço digital, você pode usar a ferramenta Buscador de Nomes de Domínio. É só inserir o nome que deseja abaixo: