Se você tem ou deseja criar um site, é possível habilitar recursos para que apenas membros possam acessar determinados conteúdos. Para restringir a leitura do público em geral, é preciso saber como criar uma área restrita em um site. Mas não se preocupe, o processo não é difícil.
Existem plugins que ajudam a otimizar este processo, uma vez que o CMS não disponibiliza ferramentas específicas para limitar o acesso a certos conteúdos ou a todo o serviço que o portal oferece.
Ficou curioso? Neste tutorial, você vai saber o passo a passo de como criar uma área restrita no Wordpress.
Boa leitura!
O que significa um site com área restrita?
A área restrita em um site é um espaço para membros, basicamente, liberada apenas para pessoas associadas que possuem login e senha. Isso possibilita que você crie páginas na internet ou dentro de um site, contendo arquivos, como textos, vídeos e imagens.
Na maioria dos casos, limitar o registro de usuários não é importante para todos. Se você possui um blog, os usuários cadastrados receberão notificações sobre novos serviços e conteúdos. Mas será que isso é necessário para o seu negócio?
Saiba que os sites com membros legítimos devem:
- possuir uma comunidade de usuários;
- ter conteúdos acessados apenas por membros;
- cobrar uma assinatura para explorar os conteúdos.
Geralmente, este último critério se enquadra no caso de sites de cursos online em que as aulas são liberadas somente para os usuários pagantes.
Também é possível criar uma comunidade ou fórum online em que os inscritos tenham direito ao conteúdo. Assim, você pode cobrar uma taxa de inscrição mensal ou única para que o usuário interaja com a sua comunidade.
Em outras palavras, se o seu objetivo é fazer com que o seu conteúdo seja útil apenas para membros, você deve saber como criar uma área restrita no seu site. Em contrapartida, esta não é a melhor opção se o foco for divulgar seu material para qualquer usuário da internet.
Como criar área restrita no Wordpress?
Chegou a hora de entender como fazer um site com acesso restrito.
Em primeiro lugar, você deve baixar o plugin Membership & Content Restriction, que serve para criar a funcionalidade de assinaturas.
É importante ressaltar que o plugin só será válido se for instalado um certificado SSL em seu site para que proteja de fraudes, acesso a senhas, entre outros problemas que atrapalhem a segurança.
Para isso, recomendamos que você adquira o certificado SSL da GoDaddy, caso o seu site ainda não possua um sistema de proteção.
1º passo: habilite o cadastro de usuários no Wordpress
Para habilitar o cadastro de novos usuários no Wordpress, você deve:
- acessar Configurações › Geral no painel do WordPress;
- buscar pela opção Membros e marcar a caixa Qualquer pessoa pode se registrar;
- salvar as alterações.
2º Passo: configure os Planos de Assinatura
Para configurar os planos de assinatura, você deve:
- acessar a página Paid Member Subscriptions › Subscription Plans onde você verá uma lista com todos os tipos de planos;
- clicar no botão Add New no topo da página para criar a sua primeira lista.
Em cada plano, você deve incluir um título e descrição. Aproveite para especificar todos os detalhes de cada plano na descrição, o que pode facilitar a compreensão do usuário.
Por fim, configure o tempo de duração de cada assinatura. O valor padrão do plugin é zero, ou seja, sem data de expiração.
Você pode definir o período de expiração de cada assinatura, mas saiba que os mais comuns são de um, três e seis meses, além das assinaturas mensais.
Após essa configuração, estabeleça o preço de cada plano, considerando que o plugin opera com valores em dólares americanos.
Agora, defina seu plano como Ativo ou Inativo, considerando que esta segunda opção representa que o plano não está disponível para os usuários.
Se você deseja criar mais planos, encaminhe-se para a aba Paid Member Subscriptions › Settings › Pagamentos.
Vale frisar que o plugin aceita pagamento somente manual ou via PayPal.
3º Passo: defina os tipos de conteúdos
Com o processo de implementação do plugin completo, é hora de incluir os conteúdos restritos.
Para isso, você deve abrir qualquer post ou página do WordPress e desça até encontrar o widget Restrição de Conteúdo. Encontre as opções de permissão de acesso do conteúdo para usuários em geral ou somente para quem tem um plano de assinatura.
Outra vantagem do plugin é que você pode adicionar uma mensagem personalizada para usuários que não possuem uma assinatura. Para isso, busque pela opção Enable Custom Messages e marque a caixa para digitar sua mensagem.
Como fazer um site com login e senha no WordPress?
São basicamente três passos para você criar um perfil de acesso exclusivo no Wordpress. Confira!
- Adicione os dados pessoais da pessoa, com nome de usuário, primeiro nome, sobrenome e endereço de e-mail;
- Crie uma senha e disponibilize para o usuário, que poderá alterá-lo posteriormente;
- Escolha a função do usuário do Wordpress (administrador, editor, autor, contribuinte, assinante, nenhum deles).
Simples e prático.
Como criar um site com área de membros?
O passo a passo para criar sua área de membro depende da plataforma escolhida, como, por exemplo, o Wordpress.
Em primeiro lugar, você deve escolher um infoproduto, denominá-lo e categorizá-lo em um nicho. Na sequência, inclua uma imagem atrativa para servir de capa.
Após esses passos iniciais, é importante:
- enviar os conteúdos;
- editar uma página de vendas;
- criar links de ofertas e descontos;
- determinar as regras de acesso;
- escolher um tipo de certificado (personalizado ou não).
Se essa ação for realizada no Wordpress, você terá uma variedade de possibilidades devido aos plugins para área de membros disponíveis.
Como criar área restrita em HTML? 3 plugins extras
Quer saber como restringir um site no Wordpress? Pois saiba que não existe somente o plugin Membership & Content Restriction para esta tarefa. Listamos três outras ferramentas que possuem o mesmo processo e outras funcionalidades. São eles:
- WP-Members: permite que pares do seu site sejam somente visíveis para pessoas que possuem acesso. Este plugin possibilita a restrição de posts gerais, personalizados e outras páginas;
- Ultimate Member: diferente dos outros plugins, este proporciona uma função para que os usuários possam fazer mudanças em seus perfis. Além disso, a ferramenta permite que você adicione seções de cadastro e esconda conteúdos;
- Simples Membership: semelhante ao Membership & Content Restriction, aqui é possível definir diferentes tipos de usuários e processar pagamentos via PayPal. Um recurso interessante é a possibilidade de cobrar uma taxa única de cadastro, útil para quem não quer ter um serviço de assinatura frequente.
Leia também: Aprenda a criar um site em HTML de forma rápida e descomplicada
Como criar um site no Wordpress?
Entender como criar uma área restrita em seu site é uma ótima forma de ter conteúdos apenas para quem tem cadastro. Desse modo, você pode cobrar por assinatura e ter um site lucrativo e de qualidade.
Neste caso, o Wordpress é a ferramenta ideal para quem deseja ter um site rico, confiável e sempre atualizado. Se você ainda não tem uma hospedagem WordPress, talvez chegou a hora.
A GoDaddy traz diversos planos para você, seja para você que deseja investir em um site básico, como em um comércio eletrônico. Comece agora uma nova jornada com a ajuda da GoDaddy.