ArtigosCategoria

Como criar design de site? Dicas e passo a passo do processo

Tempo de leitura:11 min
Rafael Queiroz Bastos

Você sabe como criar design de site? Apesar de parecer desafiador, esse processo precisa ser dominado por aqueles que desejam posicionar sua marca no ambiente digital e oferecer uma experiência marcante para seus clientes e usuários em geral.

Em um mundo online cada vez mais competitivo, as marcas precisam se dedicar para encontrar alternativas que tragam mais holofotes para seus conteúdos, sites e perfis de redes sociais. 

Com tantas opções a seu dispor, os clientes hoje em dia buscam mais do que simplesmente um produto ou serviço. Na verdade, eles estão atrás de toda uma experiência comercial realmente gratificante, na qual eles tenham comodidade, praticidade e qualidade.

São mais de 2 bilhões de consumidores online mundo afora para comprar aquilo que precisam, segundo o Statista. Nesse contexto, em média apenas 2,17% das visitas em lojas online são convertidas em vendas de fato, também de acordo com dados do Statista

Dito isso, para que seu site tenha uma média de conversão maior que os números gerais, além de uma campanha de marketing digital assertiva e de oferecer soluções de qualidade, ele precisa de uma boa interface para promover a melhor experiência de navegação possível para os clientes.

Quer uma prova? Segundo a Forester, uma interface amigável para o usuário aumenta em média 200% a taxa de conversão em vendas.

Mas, afinal, como criar design de site com um layout realmente profissional, eficiente e agradável para quem navega? Será que só é possível fazer isso com conhecimentos técnicos de design ou contratando um especialista?

Vem com a gente que vamos te explicar direitinho como criar layout de site de qualidade e de uma forma simples!

Como criar design de site?

De forma geral, há três caminhos que você pode seguir para colocar em prática seu plano de desenvolver seu site. O primeiro deles delega a função para um profissional da área que resolverá o serviço para você, já os outros dois demandam um esforço pessoal seu.

Confira!

Contrate um um designer profissional

A primeira solução pode evitar uma série de dores de cabeça e responsabilidades por parte do dono do site, mas com certeza é a que deve pesar mais no bolso dele.

Existe uma série de designers com amplo conhecimento e experiência na criação de sites profissionais que podem te ajudar nessa empreitada. 

Muitos deles oferecem esse serviço como freelancer, então é só entrar em contato com um de sua confiança, negociar os valores e delegar toda essa função para ele.

Aprenda técnicas de webdesign

Que tal você mesmo colocar a mão na massa, aprender técnicas de webdesign e utilizar plataformas mais complexas para criar seu site do zero? 

Essa jornada com certeza é mais demorada, pois envolve todo um processo de aprendizagem antes de executar seu planejamento, como a criação de templates próprios, definição de cores e identidade visual, além da plataforma que você vai utilizar para criar um design de site realmente responsivo e que rode bem em qualquer dispositivo.

Você pode usar, por exemplo, o maior CMS (content management system), o Wordpress, para te ajudar nessa empreitada. Essa plataforma oferece recursos completos para que você crie um site de qualidade para seu negócio.

Não sabe o que é Wordpress? Conheça mais sobre o mais popular CMS do mundo com esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy Brasil no YouTube:

Usar o Criador de Sites da GoDaddy

Deixamos a melhor dica para o fim! Que tal contar com uma ferramenta completa com uma enorme biblioteca de templates, fontes tipográficas e recursos diversos para que você crie um site profissional do zero de forma intuitiva, rápida e sem necessitar ter conhecimentos técnicos de design e programação?

Com o Criador de Sites da GoDaddy, você possui tudo isso e muito mais a mão. Criar um site profissional e que transmita credibilidade para o cliente nunca foi tão fácil. 

Além de modelos bonitos e inspiradores que você pode customizar e personalizar de acordo com a identidade visual da sua marca, essa plataforma também possui recursos de marketing integrados para que você otimize a presença do seu site no mundo digital.

Veja também esse vídeo do canal do YouTube da GoDaddy sobre como criar design de site passo a passo:

5 passos de como criar design de site profissional

Independente de qual caminho você escolher para criar um design de site para sua marca, você precisará ficar de olho em cinco passos importantes desse processo. 

Desde a estrutura técnica que vai hospedar seu site em um servidor até os últimos detalhes da interface, cada um desses passos importa para criar um layout de site que impacte positivamente na navegação dos usuários.

Vamos a eles!

1. Escolha um bom domínio e plano de hospedagem

O primeiro passo para criar layout de site é pensar na estrutura tecnológica do cantinho particular da sua marca na internet. Para isso, você vai precisar escolher um plano de hospedagem de sites.

E o que é isso? A hospedagem é o contrato que vai garantir um espaço em um servidor para que você construa seu site. Ele é como se fosse a casa que você vai alugar para colocar seu site para rodar.

E essa estrutura é fundamental, pois um bom plano de hospedagem em um servidor dedicado é o que vai garantir a melhor performance de funcionamento, como:

  • velocidade;
  • estabilidade
  • e segurança.

Esses fatores são essenciais não só para a gestão por parte da marca, como também para que o cliente não tenha ruídos na sua navegação. Em resumo, a escolha da hospedagem é que vai garantir a existência da sua página, além de promover uma experiência de navegação para seus usuários. 

Isso aumenta bastante as chances de você vender mais, não é mesmo? Ninguém gosta de site lento, confuso ou fora do ar na hora de fechar negócio.

Saiba mais sobre hospedagem de sites com o vídeo abaixo:

Além disso, você vai precisar também de um nome de domínio. O domínio nada mais é que a fachada do site. Ele é o endereço do seu portal na internet e o nome pelo qual o cliente vai identificá-lo para que tenha acesso às páginas do site.

O domínio é fundamental para que você comece a criar design de site. No Wordpress mesmo, por exemplo, é necessário já ter domínio e hospedagem para começar a montar o layout das páginas.

2. Conheça seu público-alvo e defina uma identidade visual

Conhecer bem seu público-alvo é fundamental não só para criar design de um site, mas também para pensar nos detalhes visuais da empresa em todas as suas frentes de comunicação, como no logo, nos templates para posts em mídias sociais, mensagens via e-mail, embalagens de produtos e muito mais.

Portanto, saiba de fato quem é seu público a partir de informações estratégicas, como:

  • faixa-etária;
  • profissão;
  • hobbies;
  • localização geográfica;
  • gênero;
  • hobbies e momentos de lazer.

A partir desses dados, você pode desenvolver uma ferramenta fundamental para o marketing digital, que é a persona. A persona é uma personagem fictícia com nome e características próprias, como as listadas acima.

Ela funciona como uma bússola para que você oriente suas estratégias de marketing e (por que não?) define a identidade visual da sua marca que vai predominar no layout do site.

Os detalhes visuais do seu site devem ser mais sérios, controlados e voltados para um universo corporativo ou sua empresa atende um público mais jovem e descolado? Cada informação dessa importa na hora de montar o visual do site.

3. Pense em esboços para templates e fontes tipográficas

Que tal fazer esboços para que você tenha uma ideia mais clara como quer construir seu site? Se você achar interessante, fazer desenhos no papel só para ter um projeto visual mais claro e definido antes de botar a mão na massa digitalmente seria bem legal.

Você pode também pesquisar por modelos de sites que o agrade mais. Se você reparar bem, a maioria dos sites segue um padrão de templates que funcionam como um esqueleto e estrutura das páginas.

Pesquise, por exemplo, como seus concorrentes estão fazendo e perceba se realmente eles estão privilegiando uma boa experiência de navegação pelo conteúdo das páginas. 

4. Organize a estrutura das páginas

Teve algumas ideias bacanas e chegou a hora de organizar os conteúdos e informações na página? Existem inúmeras maneiras práticas de se fazer isso. Primeiramente, você pode dividir o site por seções para que o usuário consiga acessá-las a partir de um menu.

Nela, você pode colocar:

  • Produtos;
  • Blog;
  • Fale Conosco;
  • Institucional, e por aí vai.

O menu, por sua vez, pode ficar localizado tanto na parte lateral da página, como em linha horizontal na parte superior, como se fosse um cabeçalho.

Quem adota a opção de menu como cabeçalho pode aderir também ao site one page, que nada mais é que um site em que o conteúdo é organizado em apenas uma página. Um recurso utilizado nessa categoria de interface para site é menu de âncora (ou link de âncora).

Ao clicar em uma das opções disponíveis no menu do site, o curso é direcionado automaticamente para a seção da página que o usuário selecionou. 

O conceito de site one page é uma ótima pedida para quem quer promover uma navegação mais rápida, objetiva e simples para seus usuários. Nesse caso, o seu consumidor não perderá tempo carregando páginas ou perdidos em seções, que o conteúdo está todo em um lugar só e ele é facilmente identificado pelo menu âncora.

O Criador de sites da GoDaddy possui várias opções de templates já prontos e customizáveis para que você desenvolva um site one page ou outros modelos que você prefira. Veja aqui os modelos de template.

opções de template para criar design de site

5. Garanta uma experiência de navegação agradável e responsiva

Você viu como organizar o conteúdo no seu site é fundamental para criar uma experiência de navegação agradável, não é mesmo? Além disso, você viu também a importância de contar com um servidor dedicado para que melhore a performance de tempo de carregamento e agilidade durante a navegação.

Mas, por fim, e não menos fundamental, temos que salientar também a necessidade de criar sites responsivos para que o usuário consiga acessar as páginas da sua marca com qualidade de qualquer lugar, seja no mobile, tablet ou navegador do laptop.

Um site responsivo garante que o usuário não se depare com páginas distorcidas, dificuldades de clicar em botões, letras pequenas demais, além de uma necessidade constante de ter que dar zoom para visualizar outras seções do site.

Garanta que a experiência do usuário seja similarmente agradável, não importa de onde ele esteja acessando. Assim, suas chances de vender mais e potencializar o engajamento com o público são bem maiores. 

E aí, o que achou das nossas dicas para criar design de site? São muitos passos, mas, como você percebeu, se você escolher as ferramentas certas sua jornada vai ser bem mais simples e em conta do que você imaginava.

Comece gratuitamente a usar o Criador de Sites da GoDaddy e escolha um plano de hospedagem dedicado às demandas do seu site. 

Com essa estrutura em mãos, o site oficial da sua marca terá tudo para prosperar na internet com mais engajamento e com taxa de conversão em vendas turbinada como você tanto esperava!

Para mais artigos informativos e completos como esse, fique de olho nas novidades do Blog da GoDaddy Brasil! Até a próxima!

Produtos Utilizados