Uma das estratégias mais atuais dos setores de marketing e vendas, a captação de leads depende do seu conhecimento sobre como criar uma landing page no Wordpress.
Na verdade, é possível criar essas páginas de captura em múltiplas ferramentas, contudo, o Wordpress é uma das mais usadas no mercado. Por isso, criamos este guia com um passo a passo prático, que vai te orientar nessa missão.
Continue no artigo e saiba tudo o que você precisa para criar uma landing page do zero, como principais elementos, melhores plugins e dicas de conversão.
Boa leitura!
O que é uma landing page?
Uma landing page é uma página da web projetada para a conversão de visitantes em leads ou clientes potenciais. Ou seja, são oportunidades de negócios e relacionamento para as empresas.
Sua função é ser uma página de destino, o que significa que a URL serve para criar anúncios ou campanhas de marketing.
Dessa forma, quando um usuário clica em um material da sua empresa, ele vai para uma landing page.
É importante destacar que nem sempre esse direcionamento acontece. Afinal, dá para usar a URL principal do site ou outros links para criar as campanhas.
Porém, uma vez que as landing pages tem a função de converter usuários em leads, são as opções mais eficientes quando o assunto é acompanhar a jornada do cliente e avançá-lo pelo funil de vendas.
Para se aprofundar nesse assunto e conceito, indicamos o vídeo abaixo que explica tudo sobre o que é landing page e como funciona nas vendas.
O que eu preciso para criar uma landing page no WordPress?
Para criar uma landing page no WordPress, você precisa de:
- domínio (endereço da página na web ou URL);
- plataforma para hospedar a página;
- conteúdo relevante para o visitante;
- formulário de conversão para o usuário compartilhar seus dados, como nome e e-mail;
- título impactante;
- imagens e vídeos atrativos;
- chamada final com objetivo de conversão (call to action ou CTA).
Esta é a base de uma landing page com alto poder de conversão para seus produtos.
Com esses elementos em mente, você começa a pensar em como criar uma landing page no WordPress.
Quais são os principais elementos para criar uma landing page?
Para aprender como criar uma landing page no WordPress do zero, é fundamental conhecer os elementos importantes para alavancar as conversões. Os pontos principais que você precisa para montar uma página de destino eficiente são:
- hospedagem;
- nome do domínio;
- objetivo da landing page;
- planejamento de layout;
- título e aparência inicial;
- planejamento de copywriting;
- CTA.
Entenda melhor a função de cada um a seguir.
Hospedagem
A hospedagem é o local que armazena o site e o torna acessível na internet. Sem hospedagem, a landing page não carrega e, consequentemente, os usuários não visualizam a página.
Em suma, escolher a hospedagem do seu site ou sua landing é como definir o local em que a sua empresa será construída. Nesse caso, o local é virtual.
Precisa ter site para criar Landing Page?
Não é preciso ter site para criar uma landing page. Contudo, é obrigatório criar um domínio (URL) para usar na divulgação da página de destino e direcionar o acesso dos visitantes.
Outra possibilidade é criar uma página de conversão a partir da hospedagem e domínio do seu site, mas é importante não confundi-la com mais uma página comum, como a de contato ou serviços.
O foco da landing page é que o usuário preencha os dados do formulário, por isso, não distraia o visitante com links e menus para outras páginas da sua empresa, nem mesmo para a home do site.
Nesse sentido, é interessante que a landing page seja uma página única, com identidade visual personalizada, como se fosse outro site.
Caso resolva criar um novo domínio, é interessante escolher um bom nome que acompanhe a sua estratégia de venda.
Nome do domínio
A escolha do nome do domínio considera qualquer um dos dois casos apresentados anteriormente. Ou seja, tanto na ocasião de uma página extra em um domínio preexistente quanto uma URL exclusiva.
Um novo domínio traz uma chance maior de personalização de URL e deixa o caminho aberto para a criatividade.
Sobre esse tópico tão importante, indicamos a leitura do artigo: “Veja passo a passo simples de como criar um domínio na internet”. Afinal, o domínio da página é o endereço usado para acessá-la.
Objetivo da landing page
É claro que o foco de uma landing page é converter, mas com qual objetivo dessa ação?
Um propósito, por exemplo, é criar uma base de leads para a campanha de lançamento de um produto ou serviço. Em uma campanha de captação de leads, é vital considerar:
- Em qual fase do funil de vendas o lead que vai preencher o formulário está?
- O que ele espera?
- Quais são suas dúvidas e necessidades?
Seja qual for o objetivo, você precisa tê-lo bem claro em sua mente para seguir os próximos passos de como criar landing pages que convertem.
Planejamento de layout
Pegue uma folha de papel ou desenhe no computador um esboço de como você imagina o layout da sua landing page. Divida o espaço em blocos e, em um desses, insira uma informação importante dentro da sua estratégia de venda.
Além dessa divisão, é importante que você se preocupe com a aparência de tudo. Isto é, as cores e a disposição de cada elemento dentro de sua página. Os elementos são organizados em textos, imagens e vídeos.
Quanto mais profissional for a aparência da landing page, maior será seu poder de gerar valor para os usuários.
Título e aparência inicial
A página de conversão requer um título de impacto e um layout inicial que prendam a atenção de quem acessa.
Seja estratégico com seu título e mostre logo de cara o que o visitante ganha ao preencher o formulário.
Ao mesmo tempo, desperte a curiosidade do visitante para que ele role a página e continue a receber mais informações.
Neste bloco inicial, o principal objetivo é fazer com que o visitante entre na jornada que você preparou ao descer a página.
Usar gatilhos mentais é uma boa estratégia e, para isso, indicamos o vídeo a seguir.
Planejamento de copywriting
Um planejamento de copywriting organiza o conteúdo utilizado na página, a fim de persuadir o visitante e alcançar o objetivo de convertê-lo.
Concentre-se em gerar interesse e atraí-los até o final da página ou estimule-os a preencher o formulário o quanto antes.
Sempre enfatize o valor da oferta e a oportunidade que o visitante tem naquele momento. Você também precisa dos gatilhos mentais nesta parte.
CTA
O CTA (call to action), ou chamada para ação, é a frase que convida o usuário a acessar a oferta.
É o momento da verdade, no qual quem chegou ali já teve informação suficiente sobre o que está em jogo e só precisa do “empurrão” final para clicar no botão e concretizar o objetivo.
Crie um texto curto e incisivo para não haver tempo ou chance de dúvidas a respeito da oportunidade disponível.
Como criar do zero uma landing page no WordPress?
Para criar uma landing page no Wordpress do zero, o primeiro passo é fazer sua conta no Wordpress. Em seguida, no menu lateral, clique em Aparência e selecione a opção Temas.
Em seguida, escolha a opção visual que mais se encaixa na sua ideia e personalize conforme o seu gosto.
- A opção ‘Tema’ está como na imagem a seguir:
- Assim que você clicar, uma nova janela abre com diversas opções:
Não se preocupe com as imagens usadas nos temas, pois, após escolher, você personaliza como quiser. Pense no tema como um modelo estrutural da sua página.
O Wordpress é o melhor criador de landing page para muitos usuários, tudo por conta da praticidade que o sistema oferece.
Um detalhe é que, pelo método gratuito, você acessa apenas algumas opções de temas e não personaliza um domínio próprio .com.br, por exemplo. Seu domínio ficará da seguinte forma: seunome.wordpress.com.
Para um controle maior na hora de criar um site ou uma landing page, a melhor solução é contratar uma hospedagem que inclui domínio e integração Wordpress, como a GoDaddy.
Como editar landing page no WordPress?
Para editar uma landing page criada com um Tema do WordPress, acesse novamente o menu Aparência > Temas e clique na página de destino criada para alterar textos, cores, imagens e outros detalhes visuais necessários. Lembre-se sempre de salvar as mudanças antes de sair do menu.
Leia também >>> O que é teste A/B no marketing? Veja como funciona!
Quais são os melhores plugins para criar landing page no WordPress?
Além dos temas prontos, existem plugins para criar landing page no WordPress, gratuitos e pagos, para fazer páginas de destino. Confira cinco opções e os recursos de cada uma a seguir.
1. Elementor
O Elementor é um plugin gratuito e, por isso, bastante popular para criar landing page no WordPress. O principal diferencial do editor é que para movimentar os blocos, basta arrastar e soltar.
O plugin oferece vários modelos pré-formatados disponíveis para você importar e personalizar. A ferramenta auxilia iniciantes ou profissionais com widgets e a opção de edição front-end ao vivo, o que facilita a visualização do trabalho.
Os principais recursos do Elementor são:
- design ilimitado;
- modelos de templates para páginas de destino;
- módulos de conteúdo essenciais;
- tabela de preços, cronômetros de contagem regressiva, formulários sociais, botões de compartilhamento;
- opção de salvar o design como um widget global;
- integração com WooCommerce e ferramentas de terceiros;
- suporte amigável.
Além da versão gratuita, os planos pagos variam de US$ 59 a US$ 399 por ano.
2. Beaver Builder
O Beaver Builder é outra opção de plugin fácil de usar para criar landing page WordPress. O principal destaque do editor é sua interface amigável, projetada para construir páginas de destino atrativas.
O plugin tem uma vasta biblioteca de modelos responsivos e personalizáveis para montar uma landing page em poucos minutos. Os modelos são personalizáveis com vários widgets, blocos e elementos.
Os principais recursos são:
- personalização em tempo real com uma opção de visualização ao vivo;
- templates e módulos de conteúdo gratuitos;
- integração com ferramentas de terceiros;
- inclusão de códigos de acesso e widgets;
- funciona em qualquer dispositivo;
- projetado e desenvolvido com SEO em mente;
- experiência de usuário facilitada com editor de arrastar e soltar;
- opção para criar seus módulos personalizados;
- recursos para salvar, exportar e reutilizar todas as páginas, layouts, linhas e módulos criados.
O Beaver Builder tem uma versão lite gratuita com planos premium que custam de US$ 99 a US$ 399.
3. Brizy
Brizy é um plugin de landing page para WordPress intuitivo e fácil de usar. O editor tem uma interface baseada em React, o que o destaca das demais ferramentas nos quesitos uso e funcionalidade.
Além disso, vem com uma série de recursos inovadores, como modelos pré-criados, blocos prontos e ferramentas de arrastar e soltar.
No entanto, as opções de e-mail marketing são limitadas. No momento, o plugin só se integra ao Zapier, mas espera-se que tenha melhorias e novos recursos em um futuro próximo.
As principais características do Brizy são:
- modelos de páginas de destino desenvolvidos profissionalmente;
- plugin amigável para iniciantes;
- ferramentas de conteúdo inteligentes;
- sugestões de elementos para acelerar seu fluxo de trabalho;
- otimização do design para adequar o formato da página aos diferentes tipos de dispositivos
- criador de pop-up;
- compatibilidade com outros plugins.
Assim como as opções anteriores, o Brizy tem versões gratuitas e pagas. Existem três planos diferentes voltados para uso pessoal, freelancer e de agência, que custam US$ 34, US$ 69 e US$ 139 por ano, respectivamente.
4. Divi Builder
Divi Builder é uma opção muito popular de plugin para criar landing page no WordPress.
Um diferencial da ferramenta são os mais de 20 modelos de página de destino pré-configurados, além de permitir a criação de templates do zero.
O construtor vem com vários módulos, layouts, fontes, elementos, cores e tipografia disponíveis. O mecanismo de edição é o de arrastar e soltar, o que facilita o processo de criação.
O Divi Builder tem mais de 200 elementos de site, mais de 2.000 designs pré-formatados e controle total para personalizar as páginas conforme a identidade visual do seu negócio ou projeto.
Os principais recursos do Divi Builder são:
- método de construção de arrastar e soltar;
- edição responsiva (garante a adaptação da landing page a diferentes dispositivos);
- dá controle total ao usuário sobre a criação;
- opções de seleção múltipla e edição em massa.
O Divi Builder é um plugin pago, disponível por US$ 89 por ano para sites ilimitados. O segundo plano dá acesso vitalício a um pagamento único de US$ 665.
5. OptimizePress
OptimizePress é uma opção de plugin responsivo para criar landing page no WordPress, mas vai além. A ferramenta auxilia na criação de páginas de vendas, portais de membros e páginas de lançamento de produtos/serviços.
O plugin tem diversos modelos com layout profissional otimizados para conversão e oferece opção de teste A/B para garantir que tudo funcione perfeitamente.
Os principais recursos são:
- landing pages fáceis de criar e otimizar para conversão;
- mais de 250 modelos de páginas para uso profissional;
- personalização dos campos do formulário;
- inclusão de caixas para aprovação do envio de dados em 2 etapas;
- modelos responsivos para dispositivos móveis;
- compatível com temas WordPress;
- opções para personalizar layouts de página;
- biblioteca de elementos premium para criar páginas com alto poder de conversão.
O OptimizePress é um plugin de landing page pago com opções de três planos a partir de US$ 129 por ano.
Dicas para criar landing pages que convertem
Criar landing pages é uma coisa, mas criar páginas que de fato convertem é outra.
Para alcançar esse objetivo, use elementos que contribuem para a persuasão do seu argumento e estimulem uma ação positiva do usuário que está em sua página. Os principais elementos são:
- autoridade;
- vídeos e imagens;
- senso de urgência;
- prova social com depoimentos.
Aprenda mais sobre cada elemento a seguir.
Autoridade
Valorizar a autoridade em determinado assunto é uma das primeiras estratégias de persuasão.
Demonstre que você e sua empresa são especialistas em determinado assunto, têm experiência e já solucionaram os problemas de muitas pessoas que têm o perfil e as dores semelhantes às do usuário.
Leia também: 5 Maneiras Simples de Melhorar sua Taxa de Conversão de Leads
Vídeos e imagens
Vídeos demonstrativos são sempre bem-vindos, contanto que não sejam grandes demais. No caso, um vídeo serve, por exemplo, para fazer a apresentação inicial da oferta da landing page.
Por isso, seja objetivo e explique os benefícios do conteúdo ou material que está à disposição do lead naquele exato momento.
Caso faça sentido, use imagens que exemplificam a oferta apresentada.
Senso de urgência
A estratégia do senso de urgência é aquela em que você cria na cabeça do visitante a ideia de que aquilo que você oferece só está disponível naquele momento.
Por exemplo, “Apenas as primeiras 100 pessoas terão acesso a um conteúdo exclusivo".
Por outro lado, é fundamental que essa oferta seja real, para que o cliente não se sinta enganado.
Prova social com depoimentos
O uso de prova social, por meio dos depoimentos, é uma ótima estratégia para demonstrar que o que você oferece, de fato, funciona.
Lembre-se, contudo, que o assunto é o material oferecido na página de conversão e não seu serviço ou produto na totalidade. Mantenha o foco.
O que oferecer em uma landing page?
Um detalhe fundamental na criação de landing page no WordPress é que a oferta da página tem que ser verdadeira e rica para o usuário. Afinal, você pede dados em troca de permissão para enviar novidades.
Por isso, quanto mais exclusivo for o material ou a proposta, melhor. Para valorizar a oferta, capriche no título da página e crie um texto objetivo para facilitar a compreensão e a tomada de decisão do usuário.
Veja ideias de propostas para oferecer via landing page para o seu público-alvo:
- inscrição na newsletter da empresa (inclua uma explicação breve do conteúdo dos e-mails);
- e-books exclusivos;
- infográfico com dados do mercado;
- planilhas e templates para auxiliar em tarefas diárias;
- modelos de documentos e relatórios para facilitar o repasse de resultados.
Agora que já sabe como criar uma landing page no WordPress, aprenda como fazer a nutrição de leads captados com as dicas do artigo: ‘Modelos de e-mail marketing: 10 exemplos para inspiração!’
Hora de colocar a mão na massa!
Finalmente, você aprendeu como criar landing page no Wordpress e tudo o que precisa saber para montar, certo? Então, chegou a hora de colocar a mão na massa.
Siga o nosso guia e prepare uma landing page de sucesso! E, se precisar de uma ajudinha extra, conte com o criador de Sites na GoDaddy!
Além de aprender a fazer uma landing page, a dica de ouro é ter uma hospedagem boa, segura e com as melhores ferramentas, como a que você encontra na GoDaddy.
Aqui, você tem tudo o que precisa para criar seu site, desde a escolha do domínio (endereço) até a montagem. Seja um blog, uma página pessoal ou mesmo um site de vendas profissional, você faz tudo aquilo que desejar.
O Criador de Sites da GoDaddy te ajuda ainda mais na hora de definir como será o layout do seu site. Além de, é claro, oferecer outros recursos imprescindíveis para você ter o melhor, conforme suas necessidades, como:
- ferramentas de otimização SEO;
- domínio;
- certificado SSL gratuito;
- WordPress;
- endereços de e-mail;
- backups diários e muito mais.
São muitas vantagens e diversos planos. Uma das nossas opções, com certeza, se encaixa em sua necessidade. Hospedagem de site em HTML é com a GoDaddy!
Conheça agora tudo o que a GoDaddy tem para te oferecer e entenda porque somos o número 1 em hospedagem web.
Quer aprender mais sobre criação de sites e landing pages? Escolha um dos conteúdos a seguir e continue no blog: