ArtigosCategoria

Veja passo a passo de como criar loja no Instagram

Tempo de leitura:11 min
Rafael Queiroz Bastos

Não é novidade para ninguém que a internet trouxe uma série de benefícios que flexibilizaram e tornaram o varejo mais acessível para vendedores e consumidores. Nesse contexto, frente aos desafios de ter um comércio físico, cada vez mais pessoas buscam aprender como criar loja no Instagram ou em redes sociais como alternativa para o sucesso.

Afinal, uma loja física, além de demandar altos custos, também é bastante vulnerável a imprevistos que podem complicar bastante a situação. Na pandemia do novo coronavírus, por exemplo, inúmeros comerciantes ficaram sem seu “ganha pão” por não levarem sua marca para o espaço digital.

Por outro lado, quem investe em um site próprio ou em redes sociais para seu comércio, pode, apenas com alguns clicks, aprender como criar uma loja online no Instagram, Facebook, site oficial ou até em uma plataforma de e-commerce.

Essa tendência vem se consolidando cada vez mais: em 2022, o e-commerce teve um crescimento de 22% e faturou cerca de R$ 187,1 bilhões, segundo o E-commerce Brasil

E pode ter certeza que as redes sociais têm um grande impacto nessa alta. O Instagram Shopping, apesar de ser uma ferramenta bem recente, já conta com mais de 130 milhões de cliques em posts com a etiqueta de venda para saber mais sobre o produto e fechar negócio, segundo o Startup Bonsai.

No final das contas, a introdução dessa ferramenta na rede social mais visual e comercial de todas parece um match e tanto, não é verdade? 

O feed do Instagram, por exemplo, vagamente já lembra a estrutura de uma vitrine de loja para que o consumidor possa navegar por ela.

Então, quer aprender mais vantagens dessa rede social para as vendas e aprender como criar loja no Instagram facilmente? Pois nós vamos te explicar tudo nesse conteúdo. Continue a leitura para mais! 

Por que aprender como criar loja no Instagram?

O Instagram é uma plataforma extremamente visual na qual você pode publicar fotos e vídeos de qualidade sobre sua marca, produtos e projetos. 

Seja para foto ou vídeo, há nele todos os recursos para que você:

  • interaja diretamente com seus clientes por mensagens no direct;
  • utilize recursos de fotos e vídeos (postagem em carrossel, reels, stories, etc) para apresentar seu produto por todos os ângulos e maneiras;
  • fisgar a atenção do seu cliente com conteúdos ricos visualmente;
  • impulsione publicações com uma alta probabilidade de engajamento;
  • e, por fim, integre o catálogo de sua loja virtual às suas publicações. 

Esse último ponto diz respeito à possibilidade de etiquetar produtos expostos em publicações no feed para que o usuário, ao dar um toque na tela do smartphone, consiga visualizar o preço e ser redirecionado para a página de compra.

Esse recurso é interessante tanto para a loja quanto para o cliente. Afinal, o processo para fechar negócio fica ainda mais simples e rápido, pois o consumidor conhece o produto enquanto navega despretensiosamente pelo Instagram e consegue realizar a compra com apenas alguns clicks.

O resultado disso é uma experiência de compra mais agradável e ágil para o consumidor e maior probabilidade de conversão para o empreendedor.

O fato é que comprar e vender nunca foi tão fácil como está sendo nesses tempos de transformação digital. Além do que foi mostrado acima, aprender como criar loja no Instagram implica em bem menos burocracia e custos bem menores, pois não precisa pagar aluguel para um espaço físico e tudo pode ser resolvido online.

Passo a passo de como colocar loja no Instagram

Viu a importância de aprender como começar uma loja online no Instagram? Pois agora vamos te ensinar a colocar esse plano em prática para poder usufruir de todas essas vantagens.

Abaixo, preparamos um passo a passo para que você conclua cada etapa desse processo sem se perder e esteja pronto para anunciar no Instagram Shopping. Tá preparado? Então vem com a gente!

1. Crie uma conta profissional

Começamos nosso passo a passo de como criar loja no Instagram com a ativação da conta profissional na plataforma. Para quem não sabe, existem dois tipos de conta no Instagram: a pessoal e a profissional.

A primeira equivale à grande maioria dos cadastros, pois ela consiste no perfil de um usuário comum que não pretender utilizar o espaço com objetivos comerciais e de promoção de marca. Ela contém apenas os recursos básicos da plataforma para que você possa interagir com amigos, ver notícias e pesquisar sobre empresas e produtos.

Já a conta profissional é aquela voltada para criadores de conteúdos, lojas online, prestadores de serviço, influenciadores digitais e muito mais. Em suma: é a conta perfeita para empreendedores que querem utilizar o Instagram para fins profissionais.

Além de permitir que você cadastre seu catálogo de produtos no Instagram Shopping, a conta profissional também possui recursos extras para melhorar a performance do empreendedor, como:

  • relatório de insights e KPIs engajamento, likes, visitas no perfil, posts mais visualizados etc;
  • dados sobre os seguidores, como idade, gênero, localização geográfica, etc;
  • impulsionamento de anúncios tanto no feed quanto nos stories;
  • divulgação do segmento de atuação na bio;
  • e muito mais.

Falando em bio, ela é uma ferramenta importante para perfis comerciais e vamos mostrar o porquê no nosso segundo passo.

2. Faça um bio caprichada

A bio é aquele espacinho que fica embaixo da foto e nome do usuário e entre os destaques dos Stories. Sua localização no topo da página faz dela o primeiro alvo do olho do consumidor que acabou de entrar no perfil.

Esse espaço só disponibiliza 150 caracteres para que você faça a apresentação do seu negócio de forma objetiva. Portanto, utilize esse espaço para deixar bem clara a proposta e as soluções da sua empresa.

Vale a pena apostar em emojis para enriquecer visualmente o espaço, além de utilizar links para páginas de conversão. 

Entretanto, o Instagram só permite a introdução de apenas um link, e isso pode ser pouco para negócios que possuem diversos canais de comunicação, vendas e vasta produção de conteúdo.

Para solucionar esse problema, você pode utilizar um agregador de links de uma página só para os principais canais da sua marca. Ou ainda pode tentar algo mais interessante…

Que tal utilizar o espaço na bio para aproximar seus seguidores do Instagram de uma conversão em vendas? O Show in Bio então é a ferramenta perfeita para você.

Com ela, é possível disponibilizar um link na bio do Instagram que redireciona o usuário diretamente para uma vitrine virtual com seus principais produtos.

Em um site atrativo e enxuto, os usuários podem ver os produtos de perto, consultar preços e ler descrições detalhadas do que está à venda. Caso ele se interesse por algo, basta clicar no ícone do WhatsApp para ser redirecionado a uma conversa com o vendedor para fechar negócio.

O Show in Bio é a solução perfeita para pequenos negócios sem site oficial ou que buscam uma alternativa ao Instagram Shopping.

3. Ative o Instagram Shopping

Vamos agora desenvolver a sua estrutura de vendas por meio da ferramenta Instagram Shopping. Para ativá-la, é necessário primeiramente ter uma conta no Meta Business Suite, a plataforma comercial do Facebook, por meio do seguinte link: www.business.facebook.com.

Feito o cadastro, basta agora logar na página Gerenciador de Comércio para montar o catálogo da sua loja online. Em seguida, basta integrar esses produtos com o catálogo do Instagram Shopping. E como eu faço isso?

E como montar um catálogo no Instagram? Veja o passo a passo simples:

  1. no seu perfil comercial, clique em “adicionar loja”, que está abaixo de “editar perfil”; 
  2. depois em “Conectar conta do Facebook”; 
  3. selecione o catálogo; 
  4. e “envie para análise”.

O resultado do seu pedido deve sair em um intervalo de 24 horas. Após a aprovação, basta começar a utilizar a ferramenta. 

Agora, para etiquetar os produtos com o nome, preço e link para conversão, é muito simples. Basta acessar as “configurações” do seu perfil; depois em “empresa”; em seguida, em “loja” e confira se o seu catálogo de produtos está com todas as informações ok.

Feito isso, basta criar uma publicação nova e selecionar a opção “marcar produto” e pronto. Agora os usuários poderão clicar no post para ter acesso às famosas etiquetas pretas e fechar a compra na própria plataforma.

4. Publique fotos criativas e de qualidade no feed

O quarto passo do nosso guia de como colocar loja no Instagram é pensar no planejamento de suas publicações. 

Já mencionamos isso por aqui, mas nunca é demais reforçar: o aspecto visual é provavelmente o requisito mais importante que você deve ter na hora de divulgar seus produtos.

Imagine um usuário comum navegando por essa rede social e tendo contato com uma avalanche de imagens, vídeos e formatos diferenciados de post. A quantidade de conteúdo que aparece no feed de cada um é enorme e sua empresa precisa saber como gerenciar isso e conseguir fisgar a atenção do usuário.

E não existe melhor maneira para vencer esse desafio do que produzindo conteúdo de qualidade. Por isso, divulgue fotos de qualidade de seus produtos, evidenciando sempre suas particularidades e benefícios. 

Posts em carrossel ou vídeos geralmente são uma ótima escolha para enriquecer as publicações. Afinal, elas representam sua vitrine virtual e são o canal que muitos dos seus seguidores vão utilizar para chegar nos seus produtos por meio do Instagram Shopping. Portanto, capriche!

5. Ponha em prática um bom plano de marketing digital

Até aqui, ensinamos efetivamente como criar loja no Instagram e fornecemos alguns requisitos básicos para que sua marca tenha sucesso nessa rede social, como ficar de olho na sua bio e na qualidade das publicações.

O fato é que simplesmente ativar a ferramenta do Instagram Shopping e disponibilizar seu portfólio nas redes não é o suficiente. 

Afinal, ao mesmo tempo que o universo digital facilita a vida do empreendedor, ele também traz grandes desafios, como a luta pelo olhar do consumidor e o enfrentamento de muita concorrência.

E não há outro meio eficaz de vencer este obstáculo senão por um bom planejamento de marketing digital para Instagram. E para botar isso em prática, três pontos são fundamentais:

  • conhecer seu público-alvo;
  • criar conteúdo de qualidade;
  • e monitorar a performance da estratégia.

Nesse sentido, é essencial contar com uma ferramenta eficiente de marketing digital para gerir esses insights e realizar ações realmente eficazes para fortalecer a presença online de sua loja e vender mais.

Uma ótima solução para atingir esses objetivos é o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy. Ela permite que você segmente clientes em redes sociais, tenha um planner para gerenciar publicações, monitore a performance por meio de um relatório e conte com ferramentas incríveis para criação de conteúdos de qualidade para suas publicações

<iframe width="690" height="388" src="https://www.youtube.com/embed/HWyTFSVuYyU" title="Como fazer marketing digital? Veja esse guia COMPLETO para iniciantes! | GoDaddy Brasil" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Essa ferramenta permite que todos esses recursos sejam gerenciados em apenas um painel, não é incrível? Sem dúvidas o Pacote de Marketing Digital da GoDaddy é a cereja do bolo para otimizar os resultados de sua loja no Instagram.

Gostou do conteúdo? Viu como criar loja no Instagram é simples? Fique de olho no blog da GoDaddy para mais artigos incríveis sobre marketing digital!