Marcar presença na internet é uma atitude inadiável para qualquer dono de negócio que queira prosperar e otimizar seus lucros em tempo de transformação digital. Nesse contexto, além de marcar presença nas redes sociais e elaborar campanhas de marketing digital consistentes, criar site para empresa é outro ponto fundamental que não pode faltar em nenhuma checklist.
Mas por que isso é tão urgente nos dias de hoje? Não é novidade para ninguém que a internet tem um papel cada vez mais relevante no cotidiano de todos nós, e isso implica tanto em hábitos relacionados a estilo de vida, como também em hábitos comerciais e em modelos de negócio.
Alguns dados podem ilustrar melhor o peso da transformação digital para as empresas: atualmente, cerca de 90% de todos os negócios do mundo já investem de alguma forma em alguma iniciativa digital, segundo a Digital Adoption.
Além disso, 27% dos executivos já dizem que a implementação do digital já não é mais um diferencial para as empresas, mas sim uma necessidade de sobrevivência, segundo o Digital Marketing Institute.
E nessa mudança de perspectiva estratégica, não podemos deixar de lado a importância da criação de sites para empresas. Isso porque a empresa que tem um site é capaz de apresentar seus produtos e serviços, engajar seu público-alvo e atribuir mais valor para o negócio.
Além disso, o site pode servir de estrutura até para a criação de uma loja virtual, onde a marca oferece opções de pagamento e os recursos necessários para que o cliente feche negócio em poucos cliques!
Portanto, se você quer criar site para empresa e, assim, melhorar a presença on-line do seu negócio, confira este artigo com 5 passos simples para colocar esse projeto em prática. Leia até o fim para entender tudo!
Como criar site para empresa?
1. Defina o objetivo do site
Afinal, como fazer um site para a minha empresa? Antes de colocar a mão na massa, é preciso traçar um planejamento estratégico em que fique bem claro quais são os objetivos que você deseja obter com o site.
- Você já é dono de uma empresa com loja física e quer utilizar a internet apenas para fortalecimento e divulgação da marca?
- Você quer iniciar agora um empreendimento digital de prestação de serviços e deseja aprender como fazer site para empresa para passar maior credibilidade aos cliente e fortalecer a rede de contato e relacionamento?
- Ou você é do ramo do e-commerce e deseja criar uma loja virtual própria para vender seus produtos sem precisar de intermediários, como marketplaces e redes sociais?
Essas são algumas perguntas mais específicas que você deve levar em consideração na hora de tirar seu projeto da caixinha. Pois a resposta para elas é que vai direcionar todos os seus esforços e soluções para criar o melhor site possível e de acordo com suas necessidades.
Nesse sentido, conhecer melhor sua persona e reparar como seus concorrentes estão executando sua estratégia digital também pode trazer ótimos insights para a interface e objetivos gerais do site.
2. Pense quais e quantas seções o site vai ter
Os modelos para site são infinitos, por essa razão é necessário pensar como ele será organizado. Veja quais são os principais tipos de seções de um site:
- Home: a página inicial que vai dar boas vindas ao cliente, por isso deve ser atrativa e bem organizada;
- Sobre a empresa: a seção institucional conhecida como “Quem somos” é importante para apresentar a empresa para o cliente, assim como seus valores e missões;
- Contatos: deixar o contato da empresa é outra seção básica e, ao mesmo tempo, super importante para atender melhor seus clientes.
- Produtos ou soluções: seção para mostrar os produtos ou serviços vendidos pela marca. Aqui, mais do que fazer uma descrição técnica, é importante mostrar como eles vão solucionar o problema dos clientes de forma leve e objetiva. Vale a pena caprichar em técnicas de copywriting e em landing pages para conversão.
Definidas as seções, pense agora em uma interface que oferece uma navegação agradável, intuitiva e organizada para o usuário. As seções precisam ficar bem à mostra, seja em um menu lateral ou em cabeçalho na parte superior do layout.
3. Hora de pensar na hospedagem
Depois de planejar a estrutura do seu site, é hora de encontrar o local onde o site ficará hospedado. Nesse momento, um plano de negócios pode ajudar você a escolher a hospedagem com o melhor valor.
Caso você não saiba, a hospedagem nada mais é que o plano de contratação de um espaço em um servidor onde o site será hospedado. É nesse momento que você precisa pensar em uma opção de hospedagem dedicada o suficiente para garantir a:
- estabilidade;
- segurança;
- e velocidade do seu site.
Saiba mais sobre hospedagem de sites com esse vídeo exclusivo do canal do YouTube da GoDaddy:
Para criar site para empresas é preciso ter noção de programação e design ou contar com uma empresa que ofereça esse serviço e produtos que facilitem todo o processo de criação, como a GoDaddy.
Confira os diversos planos de hospedagem da GoDaddy e veja qual deles melhor combina com os objetivos e demandas do seu site!
4. Registre o domínio do site da empresa
O domínio nada mais é do que o endereço do site e ele é extremamente importante para atrair os clientes e também fazer com que ele se lembre da empresa com mais facilidade. Para que o endereço seja registrado é preciso que ele seja inédito.
O uso desse endereço, URL, geralmente é cobrado anualmente, dependendo da empresa que você contratar para o serviço. Para ver se o domínio que você tem em mente para o site do seu negócio está disponível, veja aqui:
Pense no seu nome de domínio com carinho, pois é ele que carregará o nome da sua marca na rede mundial de computadores. Ele deve ser fácil de ser memorizado e prezar pela simplicidade e objetividade.
Caso o domínio com o nome do seu negócio já seja utilizado, pense em variações que mantenham seu impacto ou simplesmente busquem apenas uma extensão ou tld diferente da já registrada.
A escolha da TLD (Top Level Domain) é outra etapa da criação do site da sua empresa. O mais conhecido e usado do Brasil é o .com.br, e outros exemplos são o .info e .org.
Eles servem para transmitir a localização da empresa e também qual o tipo do site (o .com, por exemplo, significa que se trata de um site comercial), passando confiança ao cliente que vai clicar no endereço. Por isso, apesar de curtinha e aparentemente discreta, a extensão de domínio é fundamental para a credibilidade do seu site. Capriche na escolha!
Saiba mais sobre a importância do domínio e como registrar o melhor para seu site:
5. Faça o site da sua empresa responsivo
Criar site para empresa que responda bem ao acesso por smartphones é pensar no conforto do cliente e sua experiência de navegação.
Você com certeza já deve ter navegado por um site confuso, onde as informações não estão claras, o uso de cores não é adequado e as páginas não se comunicam efetivamente entre si?
Além disso, sabe aquela sensação chata de entrar em um site pelo celular e a página fica em uma definição distorcida, de uma maneira que você precisa abusar de zooms e sente dificuldade clicar em um botão porque estão pequenos demais ou próximo de outras opções?
Pois é, além de melhorar a experiência do usuário, um site cuja estrutura se adapta bem às telas de celulares ou tablets também ajuda no SEO dele. Tudo porque o algoritmo do Google dá preferência para o ranqueamento de sites que funcionam bem tanto no computador quanto no mobile.
O que mais deve afastar os empreendedores de criar site para seu negócio é a falta de conhecimento em design e desenvolvimento web, o que exigiria a contratação de um profissional da área para fazer todo o desenvolvimento e gerenciamento estrutural do portal.
Isso parece demandar um investimento alto, não é verdade? Entretanto, não há mais necessidade de ter conhecimento técnico para criar um site realmente profissional para encantar seus clientes.
Criar site para empresas: a GoDaddy te ajuda!
Além do serviço de hospedagem que vai manter suas páginas no ar, a GoDaddy também oferece uma ferramenta chamada Criador de Sites.
Essa plataforma disponibiliza uma vasta biblioteca de templates e fontes tipográficas para que você crie um interface atrativa, intuitiva e bem personalizada, sempre prezando pela identidade visual da marca.
Basta escolher o modelo de site de sua preferência, customizá-lo, e inserir suas informações comerciais e pronto! Tudo isso apenas utilizando recursos simples de seleção e de arrastar e soltar.
Além disso, essa ferramenta conta com instrumentos de marketing digital para orientar a otimização das páginas para que ela chegue com mais facilidade ao alcance do seu público
Tudo isso é gerenciado em um painel de controle único e centralizado. E você ainda pode fazer um upgrade para loja virtual e montar assim uma estrutura que abriga todo o seu catálogo de produtos e te dá meios de vender seus produtos no próprio site. Não é incrível?
Então, entendeu melhor como criar um site para empresa?
Conheça nossos serviços e continue acompanhando o blog da GoDaddy para mais dicas relevantes! Também temos um serviço de criação de site inicial com especialistas em design de sites.
Para isso, basta ligar neste número: (11) 3958-0966 das 8h às 21h, de segunda a sexta. Ou então falar com o nosso suporte por meio de chat ou Whatsapp.