ArtigosCategoria

Como Detectar e Eliminar Vírus no Site ou Computador?

Tempo de leitura:7 min
Karen Tavera

Quando se fala em segurança na web e ameaças cibernéticas, frequentemente surgem dois termos: vírus e malware — abreviação de “malicious software”, em inglês. Essas duas são as mais comuns e praticamente podem afetar qualquer pessoa ou empresa, não apenas grandes corporações.

De fato, cerca de 35% das pequenas empresas já foram vítimas de alguma violação de dados, segundo a investigação da empresa global de segurança cibernética, Kaspersky. O que acontece é que muitas delas não tomaram as precauções necessárias para evitar ameaças.

Isso demonstra que todas as empresas devem se preparar para evitar qualquer contratempo e, principalmente, proteger sua informação valiosa.

Se essa situação te preocupa e quer manter sua página protegida, nós compartilhamos técnicas de como detectar e eliminar vírus no site ou computador. 

Como saber se uma página tem vírus ou malware?

Confira forma de identificar esse problema!

1. Mensagem de malware

A forma mais óbvia de detectar um programa malicioso é quando aparece a mensagem “Este site possui malware”, pois é o primeiro aviso que o Google envia quando navega por um site infectado.

Se você se encontra nessa situação, pode tentar eliminar o vírus no site manualmente ou contatar seu provedor de hospedagem para que eles te ajudem.

De qualquer forma, você já deve saber que o Google se preocupa muito com a segurança dos internautas, por isso, ao encontrar uma página infectada ou com conteúdo ilegal, mostra essa mensagem e inclui o site em sua “lista negra”, evitando que as pessoas o vejam.

O passo seguinte de aparecer nessa lista é seguir o processo de resgatar sua reputação. Ainda que possa ser tedioso, considere que essa má reputação poderia fazer com que você perca clientes.

2. Ativação dos antivírus

Imagine que está visitando sua página oficial e aparece uma mensagem de alerta instantaneamente, como “ameaça detectada”. Claro, este é outro sinal de que algo estranho está ocorrendo no site e para isso existem os antivírus, pois seu objetivo é detectar vírus informáticos e resolver problemas de segurança.

3. E-mail ou mensagem do provedor de hospedagem

Dependendo do serviço que tenha contratado, poderia receber uma mensagem avisando sobre a infecção e, então, será mantido offline enquanto está sendo limpo.

Isso acontece na GoDaddy, pois enviamos mensagens aos nossos clientes ao detectarmos um problema assim, ainda que só aconteça em casos particulares.

4. Os recursos de hospedagem e disco rígido se consomem rapidamente

É importante que esteja atento a essa situação. Na GoDaddy, já conversamos com os clientes que têm malware e vimos que isso gera reflete nos recursos da sua hospedagem de site.

5. O resultado que aparece quando as pessoas buscam o site não coincide com o portal de seu negócio

Outro indício da insegurança é quando você busca seu endereço, como seunegocio.com.br, e descobre que o link que aparece na página de resultados do Google não está dirigindo diretamente ao seu site, mas quando coloca no navegador diretamente www.seunegocio.com, a informação aparece. Isso é um sinal de que o site foi hackeado.

6. O sistema demora mais que o normal

É possível que o sistema esteja infectado se demora mais que o normal em inicial. Você se dará conta se conhece bem o quanto costuma levar para começar a trabalhar em seu computador.

7. Propagandas impróprias

Um sinal alarmante seria encontrar propagandas inapropriadas no site (se você tem a configuração de anúncios habilitada), por exemplo publicidade com temas delicados, íntimos ou que simplesmente não coincidem com a sua empresa.

8. As contas de FTP estão desabilitadas

Existem outros sintomas menos perceptíveis. Para mencionar um, é o caso da desabilitação de contas FTP, que acontece quando tiram de você o acesso a sua página. 

Por isso é importante ter senhas seguras — nada muito óbvio, como o nome do seu negócio ou 123456, por exemplo — para entrar em seu painel de controle e hospedagem. Além disso, recomenda-se mudar as senhas constantemente para que os hackers não possam tê-las com facilidade.

9. Não consegue iniciar o Administrador de tarefas

Em caso de ter um equipamento com Windows, existe a possibilidade de que não possa manipular bem o Administrador de tarefas, que serve para obter informação sobre os programas que existem em seu computador e conhecer os indicadores de rendimento de seu aparelho.

Ferramentas para detectar um vírus

Esperamos que os nove itens anteriores sejam úteis para detectar ameaças na sua página. Felizmente, nem sempre é preciso fazê-lo manualmente ou esperar a que o site esteja infectado para tomar uma atitude.

Existem ferramentas gratuitas que podem dar um diagnóstico do que está acontecendo.

Relatório de transparência do Google

Essa ferramenta permite colocar uma URL para receber um diagnóstico especializado sobre sua atual situação. É possível descobrir detalhes interessantes, como as ameaças às quais está exposto o site ou a existência de um certificado SSL de segurança que promove confiabilidade do portal.

Vírus total

Realiza uma análise mais profunda do site para descobrir se está tudo bem. 

Conselhos para eliminar vírus no site ou malware

Queremos mencionar que o processo de eliminar um vírus no site depende, em maioria, do que afetou a página. às vezes, a solução pode ser tão simples como modificar sua senha, atualizar o serviço de hospedagem ou contratar um plano de antivírus.

Em outras ocasiões, a solução não é tão simples. Essas são algumas maneiras de combater um malware:

  1. mudar sua senha para uma combinação difícil de hackear;
  2. desconectar os dispositivos;
  3. entrar no modo seguro do Windows;
  4. usar a limpeza de disco para verificar se o computador funciona bem;
  5. ativar o antivírus;
  6. baixar a versão anterior do seu site;
  7. eliminar o código malicioso de forma manual, que requer conhecimentos técnicos para que a página não deixe de funcionar;
  8. substituir todos os arquivos do site que foram danificados pelos originais;
  9. recorrer às soluções de Segurança de Sites e Remoção de Malware Express.

Queremos mencionar que existem algumas ações que podem te ajudar a prevenir futuras infecções ou hacks. Por exemplo, usar um certificado de segurança e mantê-lo atualizado é fundamental para cumprir com os parâmetros exigidos pelo Google.

Também é muito importante que tenha precaução com as senhas e configurações predeterminadas, pois aí se encontra um dos pontos mais débeis de muitas páginas que recebem ataques cibernéticos.

Por fim, não se esqueça de escanear seu site de forma manual, com as ferramentas antivírus, para garantir que tudo está bem ou detectar quando o site ficou vulnerável.

Lembre-se que a informação e prevenção são os melhores métodos para ter um site seguro

Gostou de saber como eliminar vírus no site? Te convidamos a explorar mais sobre tecnologia aqui no blog da GoDaddy Brasil!