Nos últimos 22 anos, fundei várias empresas e conversei com milhares de empreendedores e pequenos empresários. E há um desafio comum com o qual todos eles se questionaram no início dessa jornada: “como escolher nome de empresa?”
Se você nunca nomeou uma empresa, aprenderá rapidamente que o processo normalmente é demorado e frustrante, mas que ele precisa ser ultrapassado, pois ter um nome forte é fundamental. Afinal, 77% dos consumidores fazem compras com base em um nome de marca, segundo dados do Render Forest.
Passamos mais de 50 horas em 2007 quando criamos o “crowdSPRING”. Alguns empreendedores facilmente gastam mais procurando um nome perfeito e, mesmo quando conseguem, ainda precisam arranjar ideias um nome de domínio de site eficiente.
Enfim, nomear um negócio é muito difícil. Essa é uma das razões pelas quais adicionamos a nomeação da empresa como uma categoria de projeto no crowdSPRING.
Hoje, em vez de gastar dezenas de horas procurando um nome para uma nova empresa, coloco um projeto de nomeação no crowdSPRING e deixo a comunidade de mais de 200.000 criativos encontrar um ótimo nome (e domínio!).
Foi assim que descobri nomes para meus outros negócios. No entanto, se você ainda quer aprender como escolher nome de empresa por conta própria, separamos 10 dicas úteis para você levar em consideração durante o processo criativo.
Confira!
Como escolher nome de empresa? 10 dicas
1. Pense no que você quer que seu nome transmita
O nome da sua empresa é uma parte importante da sua identidade e marca. O nome aparecerá em:
cartões de visita;
papel timbrado;
materiais promocionais;
no site oficial e muito mais.
Portanto, seu nome deve identificar sua empresa e dar um ar de exclusividade aos seus produtos/serviços. Como assim?
Os negócios orientados para serviços devem considerar se será fácil para seus clientes em potencial reconhecer quais serviços eles oferecem. Exemplos como “Caminhantes Amigos de Cachorros”, “Contabilidade Brilhante” apontam para os serviços disponíveis naquela empresa.
E isso vale até para freelancers que ainda não tenham uma empresa separada. Considere um nome, a criação de um logo e uma identidade visual para divulgar seu trabalho com mais credibilidade e ser reconhecido pelo seu público.
2. Brainstorm para escolher o nome de sua marca
Depois de entender o que você deseja transmitir com o nome da sua empresa, reserve algum tempo para fazer um brainstorm. Considere palavras que remetem ao seu setor, produtos ou serviços e realcem os benefícios de suas soluções.
Sugestão: Procure traduções gregas e latinas das suas palavras, bem como palavras estrangeiras (o suaíli é muitas vezes uma excelente escolha).
Essa parte do processo para nomear uma empresa pode levar algum tempo. Demoramos cerca de 40 horas para debater e, em seguida, mais 10 para definir nomes antes de escolhermos o crowdSPRING.
A ferramenta de pesquisa de domínios da GoDaddy pode ser muito útil quando se faz brainstorm. Afinal, é importante saber se o nome escolhido poderá ser reproduzido de alguma forma no endereço para o site do seu negócio.
Quando você faz uma pesquisa usando essa ferramenta, consegue extensões diferentes, como .com, .net, etc., no final do endereço da web. Além disso, você verá nomes de empresas já obtidos, mas disponíveis para venda ou leilão.