Você sabe como fazer um brainstorming? Esse método tradicionalmente eficaz para resolver problemas ou gerar novas ideias de projetos em ambientes corporativos ainda pode trazer excelentes resultados para seu negócio.
Uma pesquisa mostra que 88% dos líderes organizacionais acreditam que a falta de trabalho colaborativo entre os funcionários é a principal causa para o fracasso em ambientes de trabalho. A abordagem participativa do brainstorming coloca cada membro da equipe como protagonista do processo.
Entretanto, essa técnica não se resume a apenas reunir pessoas aleatoriamente em torno de uma mesa para sugerir ideias sem critério. É preciso método e empenho para fazer as coisas acontecerem e tornar a reunião realmente produtiva.
Quer aprender como fazer um brainstorming em grupo incrível e que gere insights produtivos para seu negócio? Então vem com a gente!
O que é brainstorming?
Brainstorming significa algo como “tempestade de ideias”. O objeto deste recurso criativo é reunir várias pessoas em torno de um tema para fazer sugestões e lançar ideias diversas até encontrarem um denominador comum que responda às demandas da reunião.
Como o velho ditado já dizia, “várias cabeças pensam melhor do que uma.” Então a principal funcionalidade do processo de brainstorming é trazer diversos pontos de vista diferenciados sobre determinado tema.
A ideia é trazer novas perspectivas, liberdade de expressão, confronto de perspectivas diferentes, aprimoramento de ideias ainda “verdes”, etc.
Tudo isso deve ser incentivado em um ambiente de respeito e com comunicação não violenta para que assim toda a equipe consiga contribuir na evolução da discussão.
Para que serve o brainstorming?
O brainstorming serve para buscar soluções para um problema específico por meio da diversidade de ideias e discussão ativa entre um grupo. O objetivo é descobrir oportunidades inovadoras por meio do confronto de ideias e quebras de barreiras mentais.
Além disso, o brainstorming também é útil para incentivar a participação dos colaboradores em torno de um projeto em comum, o que aumenta assim o engajamento com os objetivos da organização.
Dentre os exemplos de soluções que podem surgir de um brainstorming estão:
- Novas campanhas para aumentar a fidelização de clientes;
- Conteúdos de e-mail marketing para conquistar mais leads;
- Complementos a um determinado produto para torná-lo mais atrativo;
- Projetos beneficentes para engajar o público-alvo em ações sociais por meio da marca.
A ideia é trazer soluções para essas questões a partir de um debate contínuo e respeitoso entre os membros da equipe.
Como fazer um brainstorming passo a passo?
Agora que você sabe o que é e para que serve o brainstorming, que tal colocar esse plano em prática? Imagine que uma equipe de Marketing precisa se reunir para elaborar uma campanha de e-mail marketing da empresa.
O passo a passo para realizar essa reunião com êxito pode ser resumido em cinco etapas.
1. Defina metas e objetivos
Primeiramente, é preciso estipular metas e objetivos claros que devem orientar os processos de “tempestade de ideias”. Do contrário, a reunião tende a ser infrutífera justamente por não haver um rumo claro a seguir.
Portanto, é fundamental definir um conjunto de objetivos e compartilhá-los com antecedência entre todos os participantes para que eles já estejam devidamente preparados.
De acordo com os exemplos:
- Qual funcionalidade acrescentar ao produto para aumentar as vendas?
- Qual tipo de conteúdo criar para melhorar a aquisição de leads?
- Qual novo produto criar para atingir uma fatia de mercado com maior poder aquisitivo?
Ter respostas claras para todas essas questões é fundamental para orientar as sugestões e delimitar qual caminho a reunião deve trilhar.
2. Reúna o time que vai participar
Pauta definida? Então o próximo passo é definir quem serão os participantes e deixá-los conscientes da reunião, de suas regras e objetivos.
Nesse caso, é aconselhável enviar um briefing para cada um deles em que é compartilhado todo o conteúdo que vai orientá-los e prepará-los para a dinâmica.
O ideal é que o número de participantes gire em torno de de quatro a oito pessoas para que o encontro não seja confuso e obtenha os resultados esperados de forma efetiva. Excesso de pessoas prejudica o gerenciamento e aumenta as chances de ruído e desorganização.
3. Inicie o processo e anote tudo
Dê início ao processo com um pequeno aquecimento. Quebrar o gelo no início do brainstorming com alguma conversa mais casual e piadas pode ser interessante para deixar todos os participantes mais confortáveis e tornar o começo, que geralmente é mais complexo, mais leve e fluido.
À medida que as ideias forem surgindo, deixe tudo registrado, pois até aquelas sugestões que parecem não fazer sentido a princípio podem ser amadurecidas no decorrer do tempo e se transformarem em excelentes insights!
Você pode usar tanto um caderno como um computador para o registro, mas o ideal é escrever tudo de forma que esteja visível para todos. Ou até mesmo contar com o suporte de post-its pregados na parede.
Dessa forma, todos conseguem observar visualmente a evolução do brainstorming e tornar todo o trabalho mais eficiente e cooperativo.
4. Incentive a participação
Se você quer aprender como fazer um brainstorming, então saiba da importância de criar uma ambiente saudável, com uma cultura de linguagem humanizada e sem violência.
Isso é essencial para incentivar a participação de todos, evitar constrangimentos e obter o máximo de cada um para que a reunião obtenha as melhores.
Por isso, faça todos os participantes se sentirem importantes, não faça julgamentos e incentive ideias diferenciadas de todos os envolvidos.
Até as ideias que parecem estranhas e absurdas a princípio podem ser o pontapé inicial para as campanhas mais inovadoras e que conquistam enorme sucesso junto ao público-alvo.
5. Revise e filtre as melhores ideias
Analise todas as sugestões, faça uma triagem com as melhores ideias e veja quais são as soluções ideais apontadas. A partir disso, é só montar um plano de ação claro e objetivo para a campanha e apresentar para as lideranças da empresa.
Caso aprovado, é só começar a executar a campanha e colher os frutos esperados!
Tirou todas as suas dúvidas de como fazer um brainstorming eficiente? Maravilha! E se você precisa de mais um empurrãozinho para executar as ideias discutidas na reunião, chegou a hora de conhecer nosso Pacote de Marketing Digital!
Essa ferramenta da GoDaddy é absolutamente completa para você criar campanhas eficientes em todos os canais mais estratégicos da internet, como:
- e-mail marketing;
- redes sociais;
- SEO para motores de busca;
- tráfego orgânico ou pago e mais!