É comum que, ao escolher um serviço de hospedagem, o responsável pela casa digital tenha em mente uma série de requisitos para atender. Eles envolvem, principalmente, a velocidade e os recursos possíveis para utilização do site. Entretanto, existe um outro ponto que merece cautela: os impactos no trabalho de SEO.
Do nome do domínio aos aspectos de segurança, muitos pontos podem afetar a otimização da página, o que pode ser extremamente prejudicial para fatores como o ranqueamento. Veja como melhorar esse e outros pontos do SEO no seu site!
1. Trabalho de SEO depende da velocidade
Diversos aspectos relacionados à velocidade de seu site, e consequentemente à qualidade do seu serviço de hospedagem, podem afetar e muito o seu trabalho de SEO. Vale destacar dois: o tempo de resposta e o uptime.
O tempo de resposta, como já dito pelo Google em muitas oportunidades, impacta diretamente como fator de posicionamento do site no buscador. Quem busca é imediatista e quer respostas rápidas, ou seja, se o seu site demorar cinco segundos acima do esperado para abrir, ainda que signifique pouca espera, a probabilidade de abandono é de 90%!
O uptime, por sua vez, refere-se ao tempo que a página fica ativa (no ar). Boas hospedagens devem garantir, ao menos, 99% de uptime para que sejam uma boa escolha. Afinal, uma página fora do ar é prejudicial para você, mas também é mal vista pelo Google e outros buscadores.
2. Suporte para conteúdo
Conteúdo é uma das peças-chave para uma estratégia de SEO efetiva, e, o trabalho de postagens, por exemplo, é diretamente determinado pelas limitações da hospedagem de site escolhida.
Para fazer um bom trabalho com as ferramentas de SEO, procure serviços que tenham suporte para CMS variados, como o WordPress ou o Joomla, e também pense na memória disponível para poder postar mais e mais sem medo de estourar a cota.
3. Segurança
Os buscadores tentam, cada vez mais, atualizar seus algoritmos para evitar problemas relacionados à segurança dos usuários. Uma dessas atitudes é evitar que sites inseguros cheguem às primeiras posições.
Entre os pontos principais disso está o certificado SSL, que faz seu site Http passar a ser um HttpS. Isso faz uma enorme diferença para o Google e pode significar a passagem de um terceiro lugar para o primeiro do ranking no buscador!
O melhor é procurar um serviço de hospedagem que já ofereça isso no momento da contratação, como o webhosting da GoDaddy, para que assim você já possa ter um site seguro logo em sua estreia na web.
Gostou de entender mais sobre a influência da sua hospedagem no trabalho de SEO? Mais artigos como este você encontra em nosso blog!