Hoje, vamos falar sobre domínios expirados. Então, você está de olho em um nome de domínio, mas outra pessoa já é dona dele. Talvez tenha esperado este momento por anos a fio... talvez seja seu sobrenome, uma atualização para sua empresa ou algo que seria realmente divertido de usar como endereço de e-mail.
Então, um dia, você terá boas notícias! O domínio finalmente expirou, o proprietário não o renovou e você mal pode esperar para comprá-lo. Ah, se fosse assim tão fácil! Os domínios expirados passam por vários estágios antes de estarem disponíveis ao público novamente.
O processo para domínios expirados varia de acordo com o domínio de nível superior (TLD) — o que está à direita do ponto, como .com ou .net. No entanto, para o propósito deste artigo, vamos nos concentrar especificamente no caminho para .com. Felizmente, muitos outros TLDs seguem o mesmo processo e você terá as informações necessárias para ter a melhor chance de adquirir o novo nome de domínio.
Trabalhando com domínios expirados
Quando um nome de domínio expira, inicialmente, o proprietário recebe uma notificação de renovação. Eles também recebem uma margem de segurança para renovar a pós-expiração, uma vez que as expirações nem sempre são intencionais.
Por exemplo, digamos que você defina um nome de domínio para renovar automaticamente, mas seu cartão de crédito expira. Quando o sistema automatizado é renovado, não é possível concluir o processo porque suas informações de pagamento não são precisas. Você será contatado e receberá um tempo para corrigir a situação.
O resgate do registro é de 30 dias para domínios expirados determinados pela empresa que administra o TLD (como a Verisign para .com). Durante esse período, o proprietário original poderá resgatar (renovar) o domínio após a expiração por um custo adicional.
Após o período de resgate, o proprietário original não poderá mais reivindicar o domínio por meio da renovação.
A maneira mais fácil de verificar se um nome de domínio está em resgate é verificar o status no banco de dados WHOIS.
Se estiver em resgate, o status refletirá isso. A linha de “data de expiração” no WHOIS pode ser enganosa, pois geralmente exibe automaticamente um ano adicional de registro em domínios expirados até que as últimas fases de expiração ocorram.
Backorder para aumentar suas chances
Depois do período de resgate, posso finalmente registrar o domínio? Não, na verdade não é bem assim.
Há um status de cinco dias que é uma suspensão temporária antes que o nome do domínio seja liberado para o público. O proprietário original não pode mais renovar, mas ninguém mais pode registrá-lo.
Quando esse período terminar, os possíveis compradores que deixaram um pedido em espera terão a oportunidade de proteger o domínio.
Se mais de uma empresa tiver um pedido em espera, o domínio expirado acessará o serviço backorder de qualquer empresa que tiver tido a sorte de capturar o domínio.
Pense nas filas de um show de música com ingressos à venda a partir das 10h. Você tenta comprar ingressos e ganha um lugar com base na rapidez com que clicou no mouse. Você estava competindo contra outros compradores. O serviço de pedidos em espera faz isso automaticamente para você e tenta pegar o domínio expirado.
Se o serviço de backorder de outra empresa protegeu o domínio, você não conseguirá comprá-lo.
Coincidentemente, se mais de uma pessoa tiver um pedido em espera para o mesmo domínio na mesma empresa, provavelmente haverá um leilão entre os potenciais compradores. Se ninguém pedir o domínio em nenhum lugar, você poderá registrá-lo por meio de um procedimento padrão em um site como a GoDaddy. Neste ponto, não é diferente de registrar um domínio já disponível.
Leilões de domínio
Quase todas as empresas que registram domínios também leiloam domínios expirados para o público em geral. Portanto, sua melhor chance de proteger domínios expirados é ir até a empresa em que eles serão leiloados.
Na maioria dos casos, um domínio expirado só poderá ser retirado por meio de pedidos em espera — se não houver vencedores do leilão. As duas maiores casas de leilões de nomes de domínio expirados são o GoDaddy Auctions e o NameJet.
Concluindo
Vamos recapitular. Ao procurar adquirir domínios expirados, lembre-se disso:
acompanhe o leilão. Esta é sua melhor chance de ganhar o nome de domínio;
encomende um pedido em espera. Se o domínio não for para leilão, você vai querer proteger o nome em tempo recorde. Considere a compra de pedidos em atraso de vários lugares para aumentar suas chances;
registre-se normalmente. Se o domínio não for para leilão ou não tiver um pedido pendente, você poderá registrá-lo como faria com qualquer outro domínio.
É importante observar que o custo total do domínio normalmente diminui à medida que progride ao longo desse caminho. Seria mais caro no leilão e menos caro durante o registro normal. Porém, quanto mais popular for o domínio, menor a probabilidade de progredir além dos estágios do leilão. Se for importante para você, não corra o risco de esperar.
Para aprender mais sobre o mercado de nomes de domínio e domínios expirados não deixe de acompanhar o blog da GoDaddy!