É provável que você já tenha vivido a experiência de entrar em um site e se deparar com uma mensagem de erro, sendo que uma das mais comuns é o erro 403. Porém, o que isso significa? É possível solucionar a questão? E quando estamos falando do seu site, como resolver o erro 403 Forbidden?
Essas são dúvidas frequentes e que vamos te ajudar a responder ao longo deste guia. Entretanto, antes disso, é preciso entender o que é o problema e, ainda, quais as suas causas. A partir disso, será mais fácil definir o passo a passo para solucionar a questão.
Então, continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o erro 403 Forbidden.
O que é o erro 403 Forbidden?
O erro 403 Forbidden ou erro 403 Proibido é um código HTTP que indica que o servidor está proibindo o acesso do usuário à página da web requisitada. Nesse cenário, o servidor recebeu a solicitação de acesso, mas se recusou a fornecê-lo porque considera que o usuário não tem permissão para seguir.
Basicamente, o servidor compreende a solicitação do visitante, mas não mostra a página, porque entende que esse usuário não tem autorização para acessá-la.
Por exemplo, se você tentar acessar a área administrativa de um site, mas não estiver logado nela, pode receber como resposta a mensagem do erro 403 Forbidden.
Contudo, nem sempre essa é a causa da mensagem e da proibição de acesso. Em muitos casos, o problema pode ser um erro de permissões no site em questão.
A boa notícia é que, entendendo o significado do erro 403 Forbidden e qual sua causa, pode-se resolver a questão, sem grandes dificuldades.
Leia também: O que são códigos de erros HTTP? Conheça os principais tipos e como corrigi-los
Causas do Erro 403 Forbidden
Antes de aprender como resolver o erro 403 Forbidden, vamos entender algumas de suas possíveis causas. Essa etapa é necessária para direcionar a melhor solução para a demanda.
Entre as causas do erro 403 Forbidden estão:
- permissões de arquivo ou pasta definidas incorretamente;
- configurações incorretas no arquivo .htaccess;
- plugins de segurança mal configurados;
- cache do visitante pouco claro. Isso acontece quando, para acessar um recurso específico, o visitante precisa fazer login.
Perceba que, enquanto as três primeiras causas estão relacionadas aos erros de configuração do site, a última é um problema que acontece no acesso do visitante.
Logo, como mostraremos a seguir, existem soluções que devem ser aplicadas pelo gestor do site e outras que podem ser testadas pelos usuários que estão tentando acessar o sistema.
Em todo caso, é importante que você, como gestor de uma plataforma, se preocupe em acompanhar os erros do site, consertando cada um deles o mais rápido possível.
Isso evita que potenciais clientes tenham problemas ao acessar as páginas, sendo impedidos de continuar a navegação.
Afinal, quando uma pessoa acessa um site e é recebida com uma mensagem de erro, isso aumenta as chances de deixar a página e não mais voltar. Isso significa que você pode perder clientes em potencial devido aos erros 403 Forbidden.
Como resolver o erro 403 Forbidden? 2 soluções
Antes de resolver o erro 403 Forbidden, é vital executar um backup completo ou criar uma cópia do conteúdo em um servidor secundário, que não esteja disponível ao público.
Esse cuidado garante que você não perca nenhuma informação importante e, ainda, oferece um campo de teste em que pode executar todas as correções, sem ameaçar a segurança do sistema.
Feito isso, seguimos para as soluções que você, como dono do site, pode aplicar.
1. Ajuste as configurações incorretas no arquivo .htaccess
Esse tutorial deve ser executado quando o arquivo .htaccess estiver corrompido. Nesse caso, será necessário excluí-lo e, depois, instalar novamente.
Mesmo que você não tenha certeza sobre qual é a causa do problema, comece por aqui para eliminar as principais opções de falhas.
Em um sistema Wordpress, acesse o diretório principal e busque pelo arquivo .htaccess (ele é, geralmente, o primeiro arquivo individual da pasta).
Ao encontrá-lo, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “download”.
Em seguida, ele será incluído na pasta definida no diretório local do arquivo. Então, exclua o arquivo.
Para gerar um arquivo .htaccess:
- vá para Configurações e selecione a opção “Links permanentes”;
- clique em “Salvar alterações” no final da página (não é preciso clicar em nada além do botão de salvar).
Após seguir esse passo a passo, tente entrar no site novamente. Caso o acesso seja permitido, isso significa que o problema foi resolvido e que os visitantes conseguirão visualizar a página sem problemas.
Entretanto, se o erro permanecer e o problema não for resolvido, será necessário seguir para a outra opção de como resolver o erro 403 Forbidden.
Para isso, comece retomando a cópia de segurança que indicamos que você fizesse e siga para a próxima tentativa.
2. Redefina as permissões de arquivo e diretório
Nessa segunda alternativa de solução, a proposta é resolver um possível erro de permissão de arquivos ou pastas.
Para resolver isso, siga esses passos:
- acesse os arquivos do seu site usando qualquer cliente FTP;
- vá até a página de instalação do Wordpress, no diretório chamado public_html;
- verifique os números presentes na coluna de Permissões;
- observe se eles seguem o padrão de numeração:
- arquivos – 644 ou 640
- diretórios – 755 ou 750
- arquivo wp-config.php: 440 ou 400
- se a coluna “Permissões” não tiver essa numeração, clique com o botão direito do mouse no título da coluna para ativá-la;
- clique com o botão direito do mouse em cada arquivo ou pasta e escolha a opção “File permissions”;
- modifique o valor numérico manualmente, na área “Numeric value”, seguindo os códigos apresentados acima;
- selecione a caixa “Apply to directories only”;
- clique em “OK”.
Com isso, o gerenciador FTP redefine as permissões para todos os subdiretórios da pasta, sendo que todas elas devem conter o valor 755.
Mesmo seguindo as etapas deste guia para resolver o problema do erro 403 Forbidden, caso ele continue aparecendo, entre em contato com a empresa de hospedagem e solicite o suporte.
Leia também: Como avaliar a qualidade do serviço de hospedagem?
Se o site está apresentando problemas e falhas constantes, talvez seja a hora de trocar de ferramenta.
Quando o assunto é hospedagem de qualidade e com suporte eficiente, a GoDaddy sai na frente! Acesse nossa página especial sobre hospedagem de sites e conheça tudo o que podemos fazer por você.
Além desse serviço, você ainda encontra:
- uma ferramenta de construção de site e loja virtual completa, com possibilidade de compra e integração de domínios;
- e um pacote de marketing digital completo, com tudo o que você precisa para alavancar os resultados de tráfego e conversão.
Curtiu? Então conheça nossas soluções e faça um teste grátis!