Já pensou em transformar sua expertise em uma carreira como consultor de negócios para pequenas empresas? Quando você adquire anos de experiência na área, pode ajudar novos empreendedores a superar desafios e solucionar os problemas dentro da organização.
Hoje, trouxemos dez dicas para você que está considerando entrar nesta área. Confira!
O que é um consultor de negócios para pequenas empresas?
Um consultor de negócios para pequenas empresas fornece aos proprietários o serviço de consultoria e planejamento, com o objetivo de melhorar o desempenho e a eficiência de uma organização. Eles são colaboradores que ajudam as empresas a identificar problemas, implementar soluções e atingir metas.
Os consultores podem trabalhar com uma empresa para melhorar seus negócios como um todo ou podem se especializar em determinados tópicos, como:
- contabilidade;
- operações;
- Recursos Humanos;
- gestão;
- marketing;
- Relações Públicas;
- finanças;
- seguro;
- desenvolvimento de produtos;
- fabricação;
- arrecadação.
Esse tipo de profissional fornece a experiência e as habilidades que os empresários precisam, mas não têm. Eles têm respostas para perguntas que os proprietários de negócios não conseguem resolver por conta própria.
Como se tornar um consultor empresarial?
Se você é uma pessoa com experiência em negócios, tem um histórico comprovado de sucesso e profundo conhecimento em uma área ou setor específico, pode criar uma carreira lucrativa em consultoria. Use o processo abaixo para começar uma carreira como consultor de negócios para pequenas empresas.
1. Olhe para dentro de si mesmo
Tornar-se um consultor de negócios para pequenas empresas não é uma decisão que pode ser tomada aleatoriamente. É preciso um tipo especial de pessoa para ser freelancer em período integral. Reserve um pouco mais de tempo para ter 100% de certeza de que você tem tudo para começar sua nova carreira. Considere:
- experiência — você tem a experiência necessária para ser um consultor?
- certificações — você precisa de certificações para fornecer o tipo de serviços que deseja oferecer?
- hábitos de trabalho — você tem atitude e a ética rígidas, dedicadas e autodisciplinadas?
2. Identifique os problemas que você pode resolver
Ao começar a moldar seu negócio de consultoria, comece examinando o valor que você pode fornecer aos clientes. Liste os problemas que você pode ajudar a resolver. Depois de identificá-los, trabalhe de trás para frente para criar ofertas de serviços que levem a essas soluções.
3. Decida como você vai trabalhar
Consultores para pequenas empresas podem ter várias abordagens diferentes. Decida qual é a melhor maneira de entregar seus serviços. Entre elas, estão:
- ensino — seus serviços ensinarão aos pequenos empresários a fazer algo por si mesmos?
- orientação e coaching — seus serviços vão oferecer um plano para os proprietários de pequenas empresas e, em seguida, os guiarão ao longo do processo descrito?
- baseado em serviços — seus serviços incluirão você efetivamente fazendo o trabalho para o pequeno empresário?
4. Seja certificado
Dependendo do tipo de serviço que deseja oferecer como um consultor de negócios para pequenas empresas, talvez você precise de certificações especiais.
5. Decida como você deseja cobrar pelos serviços
Há várias opções quando se trata de precificar e cobrar pelos seus serviços como um consultor de negócios. Decida qual método de cobrança funciona melhor para você:
- por hora — cobrar pelas horas de trabalho que realiza;
- por projeto — cobrar por projetos definidos que tenham um início e um fim pré-determinados;
- retentor — cobrar por uma quantidade definida de horas garantidas por trabalho por um período de tempo definido;
- baseado em resultados — cobrar pelos resultados obtidos durante o projeto.
6. Defina seu público-alvo
Depois que você souber quais problemas pode resolver, quais serviços oferecerá e a precificação, deverá definir o público-alvo, ou seja, quem você deseja que te contrate. Ou seja, defina a persona. Liste as qualidades, características, hábitos e dados demográficos da pessoa que seria seu cliente ideal.
7. Escreva um plano de negócios
Um recurso como um plano de negócios ajudará você a adotar uma abordagem mais estratégica para começar como um consultor empresarial. Você precisará considerar fatores como objetivos, metas e concorrentes.
8. Configure suas operações e sistemas
Antes de começar a pegar novos clientes, prepare-se para lidar com o trabalho quando ele chegar. Você precisa colocar o seu negócio na legalidade e isso significa abrir uma empresa. Será necessário definir seu formato jurídico e tipo de empresa.
Além disso, crie um contrato para seu serviço de consultoria. Proteja-se desde cedo, trabalhando com um advogado para criar maneiras legais de definir o seu serviço. Embora recomendemos a opinião de um especialista sobre isso, podemos te dar uma breve ideia do que pode esperar encontrar em um contrato:
- nomes dos envolvidos;
- descrição detalhada dos serviços;
- cálculos do valor do serviço;
- tempo de execução;
- lista de responsabilidade do cliente;
- limitações de responsabilidade.
O próximo passo é criar um plano de faturamento. Contrate um software de contabilidade para organizar suas faturas e criar um cronograma. Depois, abra uma conta bancária comercial e mantenha suas finanças em ordem desde o início , configurando uma conta bancária apenas para suas receitas e despesas de consultoria.
Não esqueça de planejar os seus impostos. Como um consultor para pequenas empresas, você estará sujeito a impostos de renda e impostos estaduais, municipais e federais. Converse com um contador para que você possa planejar e economizar essas despesas desde o início.
Por último, crie um processo para gerenciamento de projetos. Decida qual será seu sistema, o que pode incluir a escolha de um software, por exemplo.
9. Inicie o processo de marketing
Uma vez que todos os processos acima estiverem redondos, você finalmente poderá começar a comercializar seus serviços para atrair clientes. Escreva um plano de marketing! Siga esses passos essenciais:
- registre um domínio — seu nome de domínio é a identidade digital da sua empresa. Portanto, reserve um tempo para analisar e registrar um domínio que será eficaz;
- tenha um e-mail profissional — configure um endereço de e-mail em seu domínio comercial para estabelecer sua credibilidade como um consultor para pequenas empresas desde o início;
- logotipo — crie um logotipo simples que represente seus serviços de consultoria. Você pode desenolver seu próprio logotipo ou contratar um profissional para fazer isso;
- crie um site — crie um site que lista seus serviços, experiências, depoimentos, estudos de caso e informações de contato;
- mídia social — crie uma página comercial no Facebook e Instagram, mesmo que você ainda não esteja pronto para começar a trabalhar. A última coisa que você quer é que alguém crie uma página com seu nome primeiro, não é mesmo?
10. Ative seus contatos
Deixe sua experiência de trabalho e seus relacionamentos anteriores trabalharem para você, contatando colegas da área. Deixe-os saber que você está lançando uma carreira como um consultor de negócios para pequenas empresas para que eles possam enviar referências sobre seus serviços. Você pode fazer isso:
- criando uma lista de contatos de e-mail que estarão interessados em seu novo empreendimento;
- elaborando um anúncio sobre sua nova empresa de consultoria e enviando por e-mail para sua lista;
- compartilhando sua nova página de negócios do Facebook e Instagram.
Com a experiência, o conhecimento e o planejamento corretos, você pode criar uma carreira de consultoria para pequenas empresas que faz bom uso de suas habilidades e oferece uma renda lucrativa — tudo isso ajudando outros profissionais de negócios a atingir suas metas.
Então, o que você está esperando?
Se você precisar de uma ferramenta de e-mail marketing, confira a solução da GoDaddy! Esta será uma maneira rápida e fácil de criar campanhas para sua nova carreira de consultor de negócios!