Aprender como segmentar público-alvo é indispensável quando estamos falando de campanhas de marketing e vendas e essa é uma estratégia da propaganda há muitos anos.
A grande mudança é que, diferente das antigas mídias tradicionais, quando criamos uma campanha online, nós temos um controle muito maior sobre essa segmentação e, logo, sobre o público que atingimos.
Se antes a segmentação estava muito voltada ao programa de televisão em que uma campanha seria anunciada ou ao tipo de revista em que ela estaria associada, hoje as possibilidades são muito mais detalhadas e específicas.
Se você vende, por exemplo, produtos de skincare, pode criar campanhas para pessoas com variados tipos de pele, atingindo quem precisa de cada um de seus produtos.
Na prática, é possível desenvolver anúncios e outros materiais, como e-mail marketing, divulgando produtos de tratamento de acne e segmentá-las para atingir pessoas com esse problema. Ao mesmo tempo, é viável criar campanhas de produtos que atendem especificamente pessoas com pele seca, apresentando as suas soluções para elas.
Isso acontece a partir da tecnologia e da capacidade dela coletar e organizar dados.
Afinal, não é surpresa para ninguém, a quantidade de informações e rastros que deixamos online, não é mesmo?
É a partir deles que os algoritmos das plataformas, como Facebook e Google, conseguem fazer suas análises e oferecer uma publicidade cada vez mais assertiva para as empresas e consumidores.
O que é segmento de público-alvo?
O segmento de público-alvo é o nome que damos a um grupo de consumidores que compartilham características, necessidades e desejos semelhantes aos que podem ser atendidos por uma empresa, produto ou serviço. Entre as informações que podem ser usadas para segmentar consumidores estão: idade, localização, renda, interesses, entre outros.
Toda empresa precisa definir o perfil de cliente ideal que consome os seus serviços e produtos.
Atualmente, isso significa criar uma persona que ajudará a direcionar as campanhas de marketing, visando ter mais efetividade em sua comunicação ao atingir as pessoas certas, na hora e local ideais.
Como segmentar público-alvo de sua empresa?
Para fazer a segmentação de público-alvo é preciso conhecer bem o produto ou serviço oferecido, e os problemas que ele se propõe a resolver. Além disso, deve pontos importantes sobre o público-alvo, considerando informações como:
- dados geográficos;
- idade;
- gênero;
- renda;
- perfil comportamental;
- interesses;
- estilo de vida.
A seguir, veremos então como você poderá utilizar estas informações para criar as suas campanhas em cada uma das 3 principais mídias, Facebook, Instagram e Google.
Como segmentar público no Facebook?
Para fazer a segmentação de público-alvo no Facebook, basta você ter uma conta e
entrar no Gerenciador de Anúncios.
Dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook você terá duas formas de fazer a sua segmentação de público-alvo:
- criar uma segmentação previamente, para ser usada sempre que necessário;
- ou criar sua segmentação específica durante a criação de sua campanha de anúncio.
Seja qual for a sua escolha, você terá diversas opções de segmentação de público-alvo que poderão ser escolhidas, de forma que você possa atingir seus clientes da melhor forma possível.
Como segmentar público no Instagram?
Tanto o Facebook como o Instagram, são empresas do grupo Meta. E para facilitar a criação de campanhas e centralizar todas elas em uma só plataforma, a Meta optou por fazer a segmentação de público-alvo do Instagram também dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Portanto, basta seguir os mesmos passos do tópico anterior para fazer suas segmentações de público-alvo no Instagram.
Como segmentar público no Google Ads?
Já para fazer sua segmentação de público-alvo no Google, basta entrar em sua plataforma de anúncios: o Google Ads.
Dentro do Google Ads, você também terá diversas opções de segmentação de público-alvo. Podendo ser criado diversos tipos diferentes de públicos para cada tipo de situação que você precisar.
Para segmentar o seu público-alvo no Google Ads, basta clicar em iniciar uma nova campanha, seguir as instruções e escolher quais segmentações você irá utilizar.
Vantagens em fazer a segmentação de público-alvo
As vantagens em fazer a segmentação de público-alvo são muitas, e como já vimos, a principal delas diz respeito à eficiência. Afinal, toda publicidade tem um custo, e você não vai querer perder dinheiro.
Além da eficácia e do custo, podemos observar outras vantagens claras que você terá ao aprender como segmentar público-alvo, são elas:
- aumento do ROI, o retorno sobre o investimento em suas campanhas de marketing;
- maior conhecimento da sua base de clientes;
- aumento da receita, já que uma boa segmentação contribui para vender mais;
- melhor experiência para seus clientes, demonstrando que você acerta na comunicação com eles.
Aprendeu como segmentar público-alvo?
Aprender como segmentar público-alvo é parte importante do planejamento e dos processos de criação de campanhas de marketing.
É um trabalho que busca otimizar e tornar eficiente suas comunicações e despesas com campanhas de marketing, trazendo com isso diversas outras vantagens.
Coloque essas estratégias em prática em sua empresa e veja como os seus resultados podem mudar.
Por isso, conheça o pacote de marketing digital da GoDaddy e atraia consumidores por meio de conteúdo relevante, usando múltiplos canais de comunicação, como redes sociais, e mais e mais.
Aproveite nossos recursos para nutrir os contatos de sua base e transformá-los em lendas qualificadas.
Inicie um teste gratuito hoje mesmo e impulsione os seus resultados!