Atualmente, a maioria das transações comerciais são realizadas pela internet. Existem inúmeros sites, blogs e lojas virtuais que disponibilizam serviços atrativos e com preços vantajosos, mas isso não significa que o local em que você esteja procurando é confiável. Por isso, saber como verificar se um site é seguro é necessário para não se arrepender depois.
Para se ter uma ideia, somente no Brasil, existem mais de 930 mil sites de ecommerce, sendo que a maior parte é de comércio eletrônico pequeno, revela a pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.
Diante das inúmeras possibilidades de mercado, se torna mais difícil descobrir as ameaças do mundo virtual. Além disso, os clientes têm sido menos cuidadosos e se arriscam em ambientes perigosos. Mas isso não é um sinal de má intenção, já que muitos usuários estão adentrando ao mundo virtual pela primeira vez.
Mesmo assim, existem muitos sinais de que um portal é confiável. E saber sua procedência é uma forma de evitar futuros prejuízos. Por isso, ao longo deste artigo vamos mostrar como verificar se um site de compras é seguro.
Abordaremos este assunto nos seguintes tópicos. Confira!
- Por que uma empresa deve ter um site seguro?
- Como saber se o site é confiável?
- Como evitar golpes online?
- Saiba como ter um site confiável
Acompanhe a gente e boa leitura!
Gostou da ideia? Continue com a gente e boa leitura!
Por que uma empresa deve ter um site seguro?
Hoje em dia, os consumidores estão em busca de informações que dêem a eles confiança para começar uma relação com as empresas na internet.
O cadeado fechado ao lado da URL, por exemplo, é um elemento importante que comprova a segurança de um site. Apesar de que grande parte da população ainda acredita que esse símbolo só serve para lojas virtuais porque necessitam de dados pessoais e bancários do consumidor.
Portanto, mostrar a segurança de um site garante aos consumidores que realmente você se preocupa com eles.
Em contrapartida, empresas que não se importam com essa credibilidade tendem a perder oportunidades de negócios, levando os usuários a procurar por concorrentes.
Desse modo, não meça esforços em proteger seu site com criptografias e conexões privadas para garantir bons negócios futuros.
Como saber se o site é confiável?
Quer saber como verificar se um site é seguro? Na lista a seguir, mostraremos 7 dicas para fazer compras online sem se preocupar com operações fraudulentas. Confira!
1. Identifique as informações de contato
Como saber se o site é confiável se você não tem acesso aos dados da empresa? Portais que escondem informações de contato e histórico de trabalho devem ser avaliados com cautela.
Um site legítimo não terá problema em revelar suas principais informações, como o local onde atua, endereço, responsáveis ou telefone de contato. Esses conteúdos são referências para saber com quem você deve se comunicar, caso precise.
2. Verifique se existe o certificado SSL
Lembra que comentamos anteriormente sobre o cadeado de segurança que aparece no endereço do blog? Pois bem, ao clicar em cima dele, você verá a mensagem “conexão com este site é segura”.
Isso significa que há instituições envolvidas que garantem a comunicação segura e privada entre você e a empresa responsável pelo site.
Logo, o certificado SSL atesta a veracidade das informações obtidas em um site, sendo uma espécie de documento que flexibiliza o acesso aos portais registrados e confiáveis.
Portanto, a primeira atitude para saber se um site é seguro é analisar se ele possui essa certificação.
Quer uma dica para verificar de forma mais profunda a ativação ou não do Certificado SSL de um site? Conheça o SSL Checker da GoDaddy para fazer o teste de site seguro!
Ele identifica, por exemplo, se há a incidência de um Certificado SSL no site, mas que pode estar fora da validade e, consequentemente, inativo. Confira os possíveis status da plataforma:
- Seguro: confirmação de proteção e data de ativação do certificado
- URL Inválido: Erro de URL não identificada
- Não seguro (Sem Certificado): Não foi identificado nenhum certificado
- Não seguro (Certificado inválido): Certificado encontrado, porém inativo ou fora da validade.
Saiba tudo sobre a importância do Certificado SSL para a segurança do site com o vídeo abaixo do canal da GoDaddy:
3. Observe se o tema do site é moderno
Ao buscar maneiras de verificar se um site é seguro, você pode não ter pensado na importância de um tema, não é? Pois bem, saiba que os temas são feitos por meio de códigos, e, com o passar do tempo, algumas configurações enfraquecem, tornando o site vulnerável.
Conforme uma pesquisa divulgada pelo portal TecMundo, um plugin do Wordpress deixa 1 milhão de sites vulneráveis a hackers, o que possibilita maiores chances de fraudes e informações vazadas.
Ou seja, tudo que compõe um tema pode prejudicar a operação do usuário. Por isso, o proprietário de um site deve se precaver antes de decidir entre seus temas e plugins.
4. Verifique a reputação do site
A consulta de plataformas online ajuda a saber a idoneidade de um site. O Reclame Aqui, por exemplo, mostra a quantidade e os tipos de reclamações deixados por outros compradores.
Assim, você terá informações sobre o site como, por exemplo, se ele está envolvido em denúncias de fraudes, divergências de produtos vendidos ou propagandas enganosas.
5. Pesquise as informações de domínio
Antes de acessar e navegar por um site, aconselhamos que você faça uma breve pesquisa sobre as informações de domínio.
Essa medida é fundamental para driblar eventuais situações de phishing, que é uma ameaça virtual famosa na qual um criminoso cria um site falso para se passar de original.
Isso é, fingindo a identidade de outro domínio, o cibercriminoso rouba informações confidenciais dos usuários como se fosse uma solicitação legítima de um site original.
Leia mais: Phishing: o que é? Veja principais exemplos e como combatê-los
Nesse sentido, verificar se a URL com o nome de domínio bate com a do site original é fundamental. Preste atenção, por exemplo, nos seguintes elementos:
- há erros de português na URL do site?
- As extensões de domínio são compatíveis com a do endereço original? Elas são conhecidas e transmitem credibilidade?
- O domínio é curto e fácil de lembrar? Desconfie das URLs com muita informação desconhecida;
- Preste atenção especialmente nas URLS que contam com hífen (-) no meio do domínio, pois esse elemento é comum quando criminosos precisam de detalhes para diferenciar o site fake do original;
- Sufixos comuns em domínios legítimos são “.html” ou “.php”. Desconfie sempre se houver sufixos incomuns, pois podem ser sinal de ataques virtuais.
Por fim, recomendamos que você realize uma verificação desse domínio em um banco de dados WHOIS. Lá você encontrará todas as informações necessárias, como tempo de existência do site e detalhes de contato do atual proprietário.
Caso o domínio seja recente para uma marca já antiga, as chances de golpe são altas.
Faça a pesquisa no banco de dados WHOIS pela GoDaddy!
Saiba tudo sobre nome de domínio com o vídeo abaixo do canal da GoDaddy no YouTube:
6. Verifique os selos de segurança
Além do Certificado SSL, que é o mais tradicional, existem diversos outros selos de segurança que grandes referências digitais disponibilizam para aumentar a credibilidade dos sites.
Sites geralmente costumam expor esses selos em rodapés de homepages, páginas de checkout ou nos catálogos de produtos.
No checkout eles são ainda mais comuns com o intuito de transmitir tranquilidade e sensação de segurança para os clientes que vão digitar dados sensíveis de compra.
Alguns selos de segurança são disponibilizados por grandes empresas já reconhecidas pelo público, o que dá uma credibilidade ainda maior para o site. Alguns exemplos:
- McAfee Secure, que pertence ao famoso software de antivírus;
- SiteLock, famosa empresa de segurança na web;
- Norton Safe Web ou Norton Secured Seal, também de outro notável software antivírus;
- Trustwave, grande referência na proteção web em virtude de sua grande variedade de selos para diferentes fins, como monitoramento em tempo real e varredura periódica antimalware.
Por fim, fique atento para não cair em golpes de selos de segurança falsos. Alguns sites não-confiáveis expõem a imagem desses selos sem autorização.
Para ter certeza de que é verdade, clique em cima deles e preste atenção se ocorre o redirecionamento para a página da empresa de segurança em que a informação é confirmada.
Selos falsos geralmente exibem apenas uma imagem que não leva a lugar nenhum.
7. Faça o teste de site seguro com o Google
Nossa última dica de como verificar se um site é seguro aborda uma pouco conhecida ferramenta do Google.
Estamos falando do Status do Site no Navegação Segura, uma ferramenta disponível no Relatório de Transparência do maior motor de busca do mundo.
Esse recurso serve especificamente para fazer uma análise rápida, porém minuciosa, para monitorar os níveis de segurança e credibilidade de um site.
Dentre os principais elementos que a plataforma analisa, podemos destacar:
- dados das principais listas negras das quais o site faz parte, ou se não faz parte de nenhuma;
- a existência ou não de certificados de segurança que garantam os requisitos básicos de segurança para navegação;
- presença ou não de malwares ou de eventuais páginas de phishing, etc.
Essas informações contam ainda com dados relevantes de aprofundamento, como datas de infecção, históricos de vulnerabilidades, data de instalação de um certificado, etc.
Para utilizar essa ferramenta, basta acessar o link que passamos e digitar a URL do site na barra de pesquisa. Confira na imagem abaixo:
Como evitar golpes online?
Além das operações técnicas apontadas, existem outras maneiras de verificar se um site é seguro. Abaixo, citamos algumas dicas pontuais que podem ser consideradas na hora de fazer uma compra em um ecommerce. Observe, por exemplo:
- se a URL é realmente do site da loja, pois pode ser clonado;
- se o site anuncia um produto muito abaixo da média. Neste caso, desconfie!;
- se o site leva você apenas para pagamentos em boleto, PIX ou depósito bancário, e evita cartões de crédito. Esses são meios de pagamentos mais difíceis de gerar estorno, uma vez que os cartões de crédito possibilitam maior segurança.
Saiba como ter um site confiável
Agora que você já sabe como verificar se um site é seguro, chegou a hora de criar um portal que mantenha a segurança dos seus usuários.
Talvez você precise de apenas um empurrãozinho, logo, estamos aqui para ajudá-lo.
Aqui na GoDaddy você encontra o certificado SSL que atenda às suas necessidades, como, por exemplo:
- obter segurança de sites: certificado SSL confiável com firewall e proteção contra malware de site;
- proteger um site com certificado SSL: para proteger um domínio;
- proteger vários sites com certificado SSL: para proteger até cinco domínios;
- proteger todos os subdomínios: para proteger um domínio principal e subdomínios ilimitados.
Além do mais, a GoDaddy tem uma ferramenta completa para segurança de Sites, que conta com proteção contra DDoS, backup periódico, varredura antimalware e Firewall para evitar invasões de cibercriminosos. Consulte planos e preços!
Saiba TUDO sobre segurança na internet com o vídeo abaixo do nosso canal no YouTube:
Gostou das nossas dicas de como verificar se um site é seguro? Continue recebendo insights incríveis sobre o tema por meio do nosso blog. Até a próxima!