ArtigosCategoria

Como verificar se um site é seguro? Confira 4 passos necessários

Tempo de leitura:7 min
Rafael Queiroz Bastos

Como saber se é site é seguro? Essa é uma pergunta fundamental e que precisa de respostas concretas em tempos de tamanho crescimento do e-commerce no Brasil e no Mundo. 

Atualmente, a maioria das transações comerciais são realizadas pela internet. Existem inúmeros sites, blogs e lojas virtuais que disponibilizam serviços atrativos e com preços vantajosos, mas isso não significa que o local em que você esteja procurando é confiável. 

Para se ter uma ideia, o e-commerce no Brasil bateu um novo recorde com o faturamento de R$185,7 bilhões em 2023, segundo relatório da ABComm divulgado pelo E-commerce Brasil. Desde o estouro da pandemia do novo coronavírus em 2020 que o segmento vem registrando crescimento ano após ano e não para de acelerar.

E diante das inúmeras possibilidades de mercado, se torna mais difícil descobrir as ameaças do mundo virtual. 

Além disso, os clientes têm sido menos cuidadosos e se arriscam em ambientes perigosos. Mas isso não é um sinal de má intenção, já que muitos usuários estão adentrando ao mundo virtual pela primeira vez.

Entretanto, existem alguns sinais que nos ajudam a saber se o site é seguro ou não. Por isso, ao longo deste artigo, vamos apresentá-los para vocês.

Abordaremos este assunto nos seguintes tópicos. Confira!

  • Por que uma empresa deve ter um site seguro?
  • Como saber se o site é confiável?
  • Como evitar golpes online?
  • Saiba como ter um site confiável

Acompanhe a gente e boa leitura!

Por que investir em segurança de sites? 

Hoje em dia, os consumidores demandam sinais de confiança para começar uma relação com as empresas na internet.

O cadeado fechado ao lado da URL, por exemplo, é um desses elementos importantes que comprova a segurança de um site, pois garante a proteção criptográfica via Certificado SSL dos dados ali compartilhados.

Portanto, expor sinais de que o site oferece segurança transmite credibilidade aos clientes e empresta a confiança que eles necessitam para navegar pelas páginas e fechar negócio digitalmente com sua marca.

Em contrapartida, empresas que não se importam com essa credibilidade tendem a perder oportunidades de negócios, levando os usuários a procurar por concorrentes.

Desse modo, não meça esforços em proteger seu site com criptografias e conexões privadas para garantir bons negócios futuros. E, claro, faça questão de deixar isso visível aos usuários.

Mas, afinal, como verificar se o site é seguro? Confira a resposta no tópico seguinte.

Como saber se o site é seguro?

Na lista a seguir, mostraremos 4 dicas para fazer compras online sem se preocupar com operações fraudulentas. 

São passos importantes que todo proprietário de site deve seguir para transmitir credibilidade e incentivar o consumo do usuário.

1. Identifique as informações de contato

Como saber se o site é confiável se você não tem acesso aos dados da empresa? Páginas que escondem informações de contato e histórico de trabalho devem ser avaliadas com cautela.

Um site legítimo não terá problema em revelar suas principais informações, como o local onde atua, endereço, responsáveis ou telefone de contato. 

Esses conteúdos são referências para saber com quem você deve se comunicar, caso precise.

2. Verifique se existe o certificado SSL

Lembra que comentamos anteriormente sobre o cadeado de segurança que aparece antes da URL na barra de navegação? Pois bem, ao clicar em cima dele, você verá a mensagem “conexão com este site é segura”.

Isso significa que há instituições envolvidas que garantem a comunicação segura e privada entre você e a empresa responsável pelo site.

Esse mecanismo de proteção é o certificado SSL. Ele atesta a veracidade das informações obtidas em um site, sendo uma espécie de documento que flexibiliza o acesso aos domínios registrados e confiáveis. 

Portanto, a primeira atitude para saber se um site é seguro é analisar se ele possui essa certificação. 

A presença do SSL pode ser percebida tanto com a presença do cadeado na parte esquerda da barra de navegação como também pela sigla HTTPS

Quer aprender mais sobre o Certificado SSL? Confira o vídeo abaixo:

3. Observe se a interface do site é moderna

Ao buscar maneiras de como verificar se um site é seguro, você pode não ter pensado na importância da interface, não é? 

Pois bem, saiba que elas são feitas por meio de códigos, e, com o passar do tempo, algumas configurações enfraquecem, tornando o site vulnerável.

Conforme uma pesquisa divulgada pelo portal TecMundo, um plugin do Wordpress deixa 1 milhão de sites vulneráveis a hackers, o que possibilita maiores chances de fraudes e informações vazadas.

Ou seja, tudo que compõe uma interface pode prejudicar a operação do usuário. 

Por isso, o proprietário de um site deve se precaver com plugins e softwares de CMS sempre atualizados para não deixar brechas e vulnerabilidades de ataque.

4. Verifique a reputação do site 

A consulta de plataformas online ajuda a saber a idoneidade de um site. O Reclame Aqui, por exemplo, mostra a quantidade e os tipos de reclamações deixados por outros compradores.

Assim, você terá informações sobre o site como, por exemplo, se ele está envolvido em denúncias de fraudes, divergências de produtos vendidos ou propagandas enganosas.

Como evitar golpes online? 

Além das operações técnicas apontadas, existem outras maneiras de verificar site seguro. Abaixo, citamos algumas dicas pontuais que podem ser consideradas na hora de fazer uma compra em um ecommerce. Observe, por exemplo:

  • se a URL é realmente do site da loja, pois pode ser clonado;
  • se o site anuncia um produto com o preço muito abaixo da média. Neste caso, desconfie!
  • se o site leva você apenas para pagamentos em boleto, PIX ou depósito bancário, e evita cartões de crédito. Esses são meios de pagamentos mais difíceis de gerar estorno, uma vez que os cartões de crédito possibilitam maior segurança.

Como investir na segurança de sites?

Você agora já tem as ferramentas de como saber se o site é seguro, não é mesmo? Então chegou a hora de criar um espaço digital próprio que mantenha a segurança digital dos seus usuários.

Aqui na GoDaddy você encontra um certificado SSL que acompanha todos os nossos planos de hospedagem web e que atenda às suas necessidades, como,:

  • obter segurança de sites: certificado SSL confiável com firewall e proteção contra malware de site;
  • proteger um site com certificado SSL: para proteger um domínio;
  • proteger vários sites com certificado SSL: para proteger até cinco domínios;
  • proteger todos os subdomínios: para proteger um domínio principal e subdomínios ilimitados.

Além do mais, a GoDaddy conta com um pack completo de ferramentas para Segurança de Sites, que conta com recursos, como:

  • varredura diária contra malwares;
  • backup periódico e automatizado de dados e cópias de segurança;
  • Firewall contra invasores indesejados;
  • criptografia HTTPS;
  • monitoramento com alertas diários.

Quer saber mais sobre os mecanismos de proteção da GoDaddy? Assista ao vídeo abaixo e saiba como tornar um site confiável.