A compra e venda de domínios é uma aventura emocionante. Podemos até mesmo criar uma analogia com a ideia de tesouros piratas escondidos. Afinal, quem imaginaria que poderiam dar tanto lucro? São inúmeras as histórias de domínios que foram comprados por US$8,00 há 15 anos sendo vendidos hoje por milhões. Claro, isso leva os mais aventureiros a pensar: “Como posso fazer isso?”.
Em um universo tão extenso de possibilidades, você precisa acompanhar algumas dicas que vão te ajudar a encontrar as melhores opções de domínio para vender.
Afinal, como você pode imaginar, não são todos eles que vão gerar um alto lucro.
Então, como fazer uma boa escolha sobre qual domínio comprar para depois vender com uma alta margem?
Essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste guia sobre como vender um domínio na internet. Continue lendo e tire suas dúvidas.
O que é um domínio e como comprar o seu?
Um domínio é o endereço de um site na web. É comum que ele tenha um formato como "www.nomedaempresa.com". Ao criar um site, loja virtual ou blog, o domínio é obrigatório para que os usuários possam acessar a página desejada.
Cada domínio é registrado e gerenciado por uma organização conhecida como registrador de domínios.
Ela é responsável por disponibilizar, vender e garantir que o nome de domínio seja exclusivo.
Isso significa que não existem dois domínios iguais. O que parece óbvio, não é mesmo? Afinal, com dois domínios iguais, quando o usuário tentasse acessar uma página na web, poderia ser direcionado para outra.
É justamente essa exclusividade que faz do domínio algo tão valioso.
Afinal, se você cria um site para a sua empresa, você quer que o domínio seja o nome da marca, não é mesmo?
Pesquisa de nome de domínio
Por exemplo, o domínio da Coca-Cola no Brasil é www.coca-cola.com.br, o da Adidas é www.adidas.com.br/, o do McDonalds, advinhe, é www.mcdonalds.com.br/, e por aí vai.
Contudo, para ter acesso a esses endereços, as marcas precisam comprá-los de empresas que fazem esse tipo de registro e venda, como a GoDaddy.
Agora, imagine que ao criar seu site, qualquer uma dessas empresas descobre o que domínio com o nome dela já está comprado por outra pessoa?
Não é difícil imaginar que elas pagariam mais caro para ter o domínio transferido para o nome delas, correto?
Essa é a ideia por trás do processo de compra e venda de domínios: o empreendedor adquire um endereço que ele acredita ser interessante para o mercado e depois vende mais caro para quem tiver interesse em, de fato, usá-lo.
Nem sempre esse endereço precisa sem o nome de uma marca, mas algum termo que está em alta, por exemplo, “meio ambiente” ou “inteligência artificial”.
Aliás, quando o assunto são nomes de empresas, é preciso ter atenção para não infringir nenhum direito das empresas que têm a marca registrada (como as que listamos acima), ok?
Leia também: Registro de marca: como fazer o cadastro no INPI para proteger seu negócio?
É possível vender um domínio?
Sim, é possível vender um domínio, e essa prática pode ser uma maneira lucrativa de investir em negócios online. O valor de um domínio varia significativamente, dependendo de fatores como a facilidade de memorização, o quão bem ele se encaixa em determinado nicho, tamanho da concorrência e do mercado e mais.
Como faço para vender meu domínio?
Para vender um domínio, é necessário ter registrado o nome e estar disposto a transferir a propriedade do mesmo para outra pessoa ou organização. Além disso, será necessário usar uma plataforma especializada para fazer a transação, como a GoDaddy Auctions.
Aproveite para complementar seu conhecimento sobre domínios, com o vídeo abaixo!
Como vender um domínio na internet
Para realizar o processo de compra e venda de domínios é preciso seguir o passo a passo:
- Estreite seu foco
- Encontre nomes que ofereçam valor real
- Encontrando domínios valiosos
- Avaliando o preço
- Checando dados e informações
Continue lendo e acompanhe as dicas para comprar domínios.
1. Estreite seu foco
Existem milhões de domínios já registrados por alguém e infinitas combinações disponíveis para registrar, especialmente quando você considera as centenas de novas extensões de nome de domínio, como .xzy e .club.
Se você está planejando comprar um domínio para revendê-lo, comece estreitando seu foco.
Você domina algum conceito que pode tornar isso mais fácil? Por exemplo, você sabe sobre animais de estimação, carro ou setor imobiliário? Sabe sobre educação ou saúde?
Pense em alguns dos temas com os quais você está mais familiarizado e comece por aí.
É muito mais fácil vender um domínio que você sabe que é valioso para alguém em um determinado setor.
Você pode, por exemplo, escolher o ramo de advocacia, nesse caso deve escolher entre domínios que estejam relacionados ao setor e que possam atrair esse público. O endereço “www.direitodafamilia.com.br” é uma opção que pode atrair muitos advogados, concorda?
Então replique essa ideia para os setores que você conhece e domina.
2. Encontre nomes que ofereçam valor real
Pense em maneiras pelas quais os domínios que você compra seriam um ativo valioso para o comprador.
Vamos te explicar isso com um exemplo real. Digamos que esteja familiarizado com o mercado imobiliário em São Paulo e tenha a oportunidade de comprar domínio “spapartamentos.com” por R$200,00.
Isso pode ser um bom negócio, afinal, São Paulo tem muitos imóveis para alugar, é um mercado competitivo e há um grande volume de negócios no setor imobiliário porque a cidade é um polo econômico.
Tudo isso indica que esse endereço pode oferecer uma alta lucratividade para seu comprador original em uma transação de compra e venda de domínio. Afinal, as imobiliárias da cidade podem competir por ele.
Use o Gerador de Nomes da GoDaddy para encontrar as melhores combinações:
Gerador de nomes
3. Encontrando domínios valiosos
Agora você diminuiu as possibilidades de nomes de domínio que pode comprar para revender, mas como os encontra?
Primeiro, verifique se os nomes estão disponíveis para compra como novos registros.
Se os nomes já estiverem nas mãos de alguém (como muitos provavelmente estarão), vá ao mercado de pós-venda para comprar de pessoas que já possuem os nomes ou que os deixam expirar porque não planejam mais usá-los.
Um ótimo lugar para procurar é auctions.godaddy.com. Use a opção de pesquisa avançada para aprimorar rapidamente o tipo de nome em que você está interessado.
É possível restringir os resultados por:
- preço;
- domínio de nível superior (ou seja, .com, .net, .org, .club etc.);
- palavra-chave e muitos outros filtros.
O uso desse recurso ajudará você a classificar rapidamente os milhões de domínios no mercado de revenda e a encontrar os que são mais adequados para você.
4. Avaliando o preço
Uma vez que tenha um nome em mente, como você sabe se o preço é justo?
Uma solução interessante é o site namebio.com. Ele permite comparar o domínio que você está pensando em comprar com domínios semelhantes que já foram vendidos.
Você pode inserir a palavra-chave e também usar alguns recursos de pesquisa avançada para ver uma lista de nomes semelhantes aos seus.
Também pode pesquisar as vendas de domínios atuais em locais como o GoDaddy Auctions e o Afternic.
Quer mais segurança? Então use todos esses recursos para ajudar a precificar seus domínios corretamente.
5. Checando dados e informações
Há muitos locais para divulgar seus domínios para o público comprador. Porém, é preciso considerar alguns pontos, por exemplo, se o local de venda é confiável e conhecido.
É importante ter a certeza de que você será pago e que o comprador receberá o nome de domínio pelo qual pagou.
Escolha um lugar que tenha boas avaliações com órgãos reconhecidos.
Melhor site para comprar domínio
Como vimos acima, na GoDaddy você consegue comprar domínios, verificar opções disponíveis, participar de leilões, comparar os preços dos endereços e mais.
É por isso que a GoDaddy é o lugar ideal para comprar e vender domínios da maneira mais lucrativa possível.
Com a funcionalidade GoDaddy Auctions você tem acesso a uma área de leilões completam em que consegue ver quais os domínios em alta, quanto custam, quantos lances estão recebendo e mais.
Aqui no GoDaddy você também pode acessar com segurança uma área de transferência de domínio e garantir uma transação sem dor de cabeça.
Acesse agora o GoDaddy Auctions e conheça mais sobre esse recurso e como usá-lo.