Com uma infinidade de informações na internet, a atenção do leitor é um recurso cada vez mais raro, não é mesmo? Afinal, não é fácil criar estratégias de conteúdo que engajem e motivem o leitor a ficar com você até o final!
Para que seu e-mail não fique perdido no mar de opções da caixa de entrada, elencamos dicas de detalhes que não podem faltar na hora de escrever e-mails realmente persuasivos!
1. Crie títulos surpreendentes
O título é uma das primeiras coisas que seu leitor vai notar e pode ser um fator decisivo para a abertura do e-mail e para suas estratégias de conteúdo.
Como criar um bom título? A primeira coisa que ele deve ter é clareza. Frases confusas e mal construídas não irão despertar interesse, por isso, deixe nítido no assunto aquilo que o e-mail irá tratar.
Um título precisa ser útil e resolver algum problema da persona. Ao mesmo tempo, é indispensável que ecoe um sentido de urgência.
Para alcançar esse resultado, algumas estratégias já provaram ser muito eficazes:
- utilizar números ou dados com porcentagem;
- divulgar listas;
- empregar palavras impactantes;
- mencionar os benefícios da informação divulgada;
- fazer uma pergunta;
- divulgar e-mail de “como fazer”.
2. Faça um preheader chamativo
Preheader é o nome que se dá para uma ou duas frases curtas que ficam no topo do e-mail, antes da mensagem em si.
Como esta mensagem é colocada automaticamente pelo provedor de e-mail após o assunto, variá-la pode ser uma alternativa para prender ainda mais a atenção do seu leitor!
Coloque uma mensagem personalizada acima do aviso padrão “Caso não consiga visualizar a mensagem acesse o link” e faça uma chamada para o leitor abrir o seu e-mail!
3. Coloque nome no remetente
Quanto mais empatia você tiver com seu cliente, melhor. Ninguém gosta de falar com uma pessoa desconhecida. Por isso, colocar o nome de quem está enviando o e-mail cria aos poucos uma relação mais estreita com o seu lead.
Desta forma ele também passa a reconhecer as pessoas de sua empresa e tem uma abertura maior para fazer perguntas ou dar algum feedback.
4. Intercale texto e imagem
Sabemos que a parte visual é o que impressiona primeiro. Mas, e se as imagens não abrirem? Ou o usuário bloquear o carregamento delas? Não conte com a sorte. A melhor opção é balancear seus e-mails marketing com texto e imagem.
A dica é utilizar 40% de elementos visuais e 60% de texto para complementar. Mas não ache que só porque precisa de mais texto, pode escrever blocos gigantes. O melhor são frases curtas e parágrafos pequenos para favorecer a escaneabilidade e leitura rápida.
5. Sempre personalize suas campanhas
Uma dica de ouro para suas estratégias de conteúdo é sempre personalizar suas campanhas. Assim, você garante que quem receber seu e-mail vai se interessar pelo conteúdo.
Você pode obter essas informações no momento da captação do e-mail, pedindo no formulário para o usuário selecionar algumas opções com seus principais interesses.
6. Storytelling no e-mail?
A sequência de filmes da Marvel está aqui para provar que o storytelling, quando bem aplicado, pode fazer muita diferença no engajamento dos leitores.
Mas, o que é storytelling e como implementar em suas estratégias de conteúdo? Este termo nada mais é do que a atividade de transmitir uma mensagem por meio de uma história. Este formato é conhecido por criar laços fortes de conexão com o público.
É uma ótima ideia para newsletters, em que o conteúdo geralmente é maior. Utilize linguagem mais próxima do leitor e fale sobre suas experiências de maneira aberta, com certeza o usuário irá simpatizar com você!
7. Evite palavras próprias do Spam
Aumentar a entregabilidade de e-mails em suas estratégias de conteúdo também significa contornar os filtros de Spam.
Para garantir que seu servidor continue sendo reconhecido como confiável, é recomendável ficar longe de termos clichês como “clique aqui”, “promoção”, “última chance”, “assine” e muitas outras.
Note que os termos estão diretamente relacionados à venda on-line em e-commerce. Então se precisar criar uma campanha nessa categoria, coloque a originalidade em primeiro lugar!
8. CTA
A sigla CTA significa Call to Action, ou chamada para ação. É um termo comum em marketing digital que diz respeito a uma frase ou termo pelo qual você convida seu leitor a fazer alguma atividade relacionada ao conteúdo enviado.
É preciso que o CTA seja claro e esteja bem visível quando o usuário abrir o e-mail, ou seja, sem que precise fazer a rolagem do mouse para visualizar. Você pode até colocá-lo no começo ou no meio da mensagem.
9. Conquiste dando atenção
Uma forma de se destacar é encaminhando e-mails personalizados quando a sua audiência fornece o e-mail de contato. Esse e-mail de agradecimento pode vir acompanhado de alguns conteúdos para que o usuário já comece a interagir com sua marca.
10. Faça o cliente se sentir único
Quanto mais exclusiva a forma de tratamento de seus leitores, mais oportunidade de engajamento você terá.
Uma forma de garantir isso é utilizar o nome do contato nos assuntos do e-mail, ou cumprimentar o cliente no início da mensagem. Assim, o usuário terá a impressão que a mensagem foi escrita diretamente para ele.
Implemente as dicas o mais rápido possível e volte para conferir mais informações sobre tecnologia e empreendedorismo com o blog da GoDaddy Brasil!