Apesar de ter um alto nível de estabilidade e ser uma das plataformas mais utilizadas quando o assunto é conteúdo para blog, o WordPress também pode apresentar dificuldades e imprevistos. O importante é ter conhecimento a respeito dos problemas comuns no WordPress e saber como resolvê-los rapidamente.
Neste artigo falaremos sobre alguns deles e explicaremos como você pode solucioná-los da melhor maneira. Confira!
Quais são os problemas comuns no WordPress?
Assim como qualquer tipo de software ou ferramenta de desenvolvimento, existem problemas comuns no WordPress, que poderiam sem presenciados também em outros sistemas. Entretanto, por sua interface amigável e intuitiva, o CMS auxilia muito na hora da solução.
Erro interno do servidor
Conhecido como o erro 500 (Internal Server Error), causa um grande transtorno para os desenvolvedores e usuários e pode ser causado por falta de memória ou erros de plugins, códigos e temas. Outra causa pode ser o fato de o arquivo .htaccess estar corrompido.
Uma das soluções mais comuns é apagar o arquivo e recomeçar (lembre-se do backup), porém, terá que salvar as preferências de links e refazer todos os processos de configuração. Caso não funcione, substitua os arquivos da pasta /wp-admin e também da /includes por aqueles de uma nova cópia baixada do WordPress.
Upload de imagens não funciona
Esse problema é caracterizado por dois fatores: ou a imagem não consegue ser adicionada à galeria do blog ou, quando consegue, surge quebrada até mesmo na própria biblioteca. Uma das causas mais vistas que geram esse problema é a falta de espaço em disco no provedor de hospedagem, por isso é válido verificar o painel de controle.
Pode ser também que haja questões relacionadas às permissões de alguma pasta, sejam as alterações feitas por você, pelo provedor, plugins ou até mesmo invasões. Verifique, para evitar maiores problemas, as permissões da pasta uploads, dentro de wp-content.
Todas devem estar ao menos com 744 (644 para arquivos específicos) — verifique as propriedades das pastas e garanta isso. Caso nem a mudança resolva, tente colocar 755 para as pastas, pois existe a chance de solucionar o problema.
Posts não são publicados dentro do agendamento
Acessar o WordPress com frequência pode permitir que as rotinas de publicação sejam executadas com maior fluidez e de maneira correta. Entretanto, nem todos têm esse hábito e pode ser necessário apostar em uma ferramenta como o CRON, que infelizmente não é aceita por todos os provedores.
Se a situação for essa, busque plugins como o WP Missed Schedule, que não é do repositório oficial, mas costuma funcionar para a maioria dos casos.
Gostou de saber mais sobre os problemas comuns no WordPress e como solucioná-los? Mais artigos como este você encontra no blog da GoDaddy!