Os códigos de erro HTTP são mais comuns do que imaginamos. Isso porque existem muitos tipos de falhas que podem comprometer a experiência dos usuários on-line.
Esses códigos consistem em uma sequência numérica específica com uma resposta para um erro de comunicação entre o navegador do usuários e o servidor onde o site está hospedado.
Então, sabe quando alguém deseja entrar naquele site que adora, mas a entrada é bloqueada por um desses códigos? Isso acontece por causa dessa falha de comunicação, que pode ter muitas causas.
E como essa resposta vem em código, é natural que tanto os usuários como os proprietários dos sites sintam-se perdidos. Entretanto, há uma razão associada a cada um desses números e nós vamos te explicar porquê.
Continue a leitura até o fim e conheça os 5 códigos de erro HTTP mais comuns
O que são códigos de erro HTTP?
Afinal, o que é HTTP Error ou, simplesmente, códigos de erro HTTP? Eles são números de três dígitos que apontam o resultado de uma comunicação entre um cliente e um servidor na internet. A depender do número do código, é possível identificar porque a comunicação não foi concluída.
Nesse sentido, o cliente é o dispositivo ou programa que solicita o envio de dados a um servidor.
Quando estamos navegando na internet, esse papel é cumprido pelo navegador, como o Google Chrome, o Mozilla, o Opera, o Safari, entre outros. Outro exemplo comum de cliente são os aplicativos nos smartphones e tablets.
O fato é que os clientes precisam suportar o protocolo HTTP para solicitar dados de um site hospedado em um servidor.
Quais são os tipos de erros HTTP?
Quais são os erros HTTP? Por serem muitos, a melhor maneira de classificá-los é em seus tipos. Cada tipologia é dividida de acordo com o primeiro número da sequência. Por exemplo, a sequência que inicia pelo número 5 reúne erros do mesmo tipo, assim como as que iniciam por 1, 2, 3, 4, etc.
Veja abaixo como funciona:
- Códigos de Informação (início com 1): quer dizer que solicitação do cliente está sendo processada e ainda não foi concluída.
- Códigos de Sucesso (início com 2): aponta que a solicitação do cliente foi recebida e processada com sucesso pelo servidor.
- Códigos de Redirecionamento (início com 3): indica que a solicitação do cliente precisa ser redirecionada para outro local para ser concluída.
- Códigos de Erro do Cliente (início com 4): quer dizer que ocorreu um erro na solicitação do cliente, como uma página não encontrada (404 Not Found) ou uma permissão negada (403 Forbidden).
- Códigos de Erro do Servidor (início com 5): significa que ocorreu um erro no servidor ao processar a solicitação do cliente, como uma falha interna no servidor (500 Internal Server Error) ou um tempo de espera excedido (504 Gateway Timeout).
Quais são os códigos de erro HTTP mais comuns?
Antes de conhecer os códigos de erro HTTP (HyperText Transfer Protocol) é preciso entender o que esse hipertexto de transferência de protocolo faz na hora do acesso às páginas da internet.
Ele nada mais é do que uma forma de comunicação entre sistemas de informação. Ou seja, por meio dele é feita a transferência de dados entre redes de computadores on-line. Como existem diversos servidores armazenando e emitindo dados ao mesmo tempo, podem ocorrer ruídos.
Conheça alguns dos principais abaixo:
1. O que é Erro HTTP 403 — “Proibido”
Caso tenha tentado acessar algum site e deparou-se com uma mensagem de Erro 403, é porque os acessos estão restritos e você não faz parte do grupo que pode visualizar o conteúdo.
E como resolver o Erro HTTP 403? A solução é tentar entrar em contato com o proprietário e solicitar acesso. Sem a permissão, infelizmente, será impossível resolver esta falha.
2. O que é Erro HTTP 404 — Não encontrado
Outro que faz parte dos códigos de erro HTTP mais comuns é o 404, o famoso “conteúdo não encontrado”.
E o que significa o Erro 404? Muitas vezes, algumas páginas saem do ar, links não são redirecionados ou há problemas com a instabilidade no servidor. Por isso, esse ruído de comunicação acaba acontecendo e prejudica muitas visitas.
Confira tudo o que precisa ser redirecionado em seu site e quais páginas estão incompletas ou quebradas. Aproveite e garanta que sua hospedagem é a melhor possível e não vai deixar seu público na mão — para isso, conte com a GoDaddy!
3. O que é Erro HTTP 500 — Erro interno do servidor
Alguns erros internos no servidor são notificados com o código 500, também conhecido como “catch-all”. De maneira geral, acontece por conta de falhas inesperadas na hospedagem que não se devem a fatores específicos, já que podem voltar à normalidade em segundos.
O mais indicado é atualizar a página e, se não funcionar, limpar o cachê e os cookies do navegador. Caso não dê certo, você pode entrar em contato com sua hospedagem.
Saiba mais sobre hospedagem de sites com o vídeo abaixo do canal da GoDaddy:
4. O que é Erro HTTP 503 — Serviço Indisponível
Às vezes, servidores programam manutenções e isso pode levar sites a saírem do ar temporariamente. Outro fator que pode influenciar neste código de erro HTTP é a sobrecarga de visitas.
Se seu portal for muito acessado e não contar com o plano ideal de hospedagem, será preciso ampliar esse serviço. Aproveite e conheça nossos planos!
5. O que é Erro HTTP 504 — Gateway Timeout
Este nada mais é do que uma falha de comunicação do servidor atual com o adicional — que funciona ao fundo do principal.
Assim, quando você acessa uma página e se depara com esse código, precisa fazer uma nova tentativa minutos depois. Se não der certo, entre em contato com a hospedagem e busque os ajustes necessários.
Em resumo, como resolver problema de site que não abre? Como podemos ver, em alguns casos (erros HTTP 403 e 404), o problema precisa ser revisto pelo proprietário do site para que o cliente tenha acesso.
Já em outros (Erro HTTP 500), basta o cliente configurar o navegador e limpar o cachê dos cookies e do navegador. Por sua vez, os códigos de Erro HTTP 503 e 504 exigem uma consulta ao serviço de hospedagem ou até uma mudança de plano.
Mas, afinal, como saber se um site está fora do ar?
Caso o site esteja com problemas de acesso e aparece uma mensagem de códigos de erro HTTP a partir de qualquer rede ou dispositivo acessados, o ideal é verificar o status do servidor no painel de controle do seu plano de hospedagem.
Lance comandos específicos, como "ping" ou "traceroute", para ver se o servidor responde. Caso você não tenha conhecimento técnico para operar desta forma, contate o suporte do plano de hospedagem para qualquer ajuda mais direcionada.
Nesse ponto, contar com um bom plano de hospedagem que previna problemas de estabilidade e carregamento de acordo com as necessidades do seu site é o ideal.
Lembre-se que quanto maior for a demanda de tráfego ou de peso dos arquivos carregados, mais potente deverá ser o plano escolhido. Nesses casos, opções com servidores dedicados ou VPS podem ser o ideal.
Já se seu site for menor e contar com poucos acesso, uma solução em um servidor compartilhado já deve dar conta de instabilidades e da maioria dos códigos de erro HTTP em geral.
Faça um site com a GoDaddy para evitar códigos de erro
A GoDaddy oferece todos os recursos essenciais para que você crie um site profissional para seu negócio.
Além do Criador de Sites, que oferece uma série de templates já prontos para que você possa personalizar o layout das páginas sem dificuldades, há ainda a possibilidade de integrar ferramentas de marketing para turbinar de vez a sua presença online.
Veja o passo a passo para criar um site profissional de forma simples e rápida:
Por fim, conte com um dos planos de hospedagem da GoDaddy para oferecer o desempenho, segurança e estabilidade que seu site merece.
Conte com um Certificado SSL integrado para proteção de dados e contratos com servidores dedicados com alta taxa de armazenamento e velocidade de processamento.
Definiu qualquer o melhor plano de hospedagem para mitigar os códigos de erro HTTP no seu site? Maravilha! Agora é só colocar seu projeto em prática e contar com o suporte premiado da GoDaddy para tirar todas as dúvidas e solucionar eventuais problemas.
Escolha as soluções digitais da empresa líder do segmento e garanta serviços de alta qualidade!
Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Para mais dicas para criar e aprimorar seu site, continue acompanhando as publicações do nosso blog! Até a próxima!