ArtigosCategoria

Criando um Portfólio de Desenvolvedor

Tempo de leitura:5 min
Isabela Guiaro

Todo profissional precisa de uma carta de apresentação para que os clientes consigam ver os trabalhos já realizados e avaliar se gostam e acreditam se aquela pessoa é a ideal para realizar o seu projeto. Por conta disso, construir um bom portfólio de desenvolvedor é essencial para conseguir mais contratos.

Se você ainda não tem um ou deseja melhorar o seu, veja só estas dicas que a GoDaddy separou!

Por que criar um portfólio de desenvolvedor?

Vamos supor que alguém recomenda seu trabalho para uma pessoa que esteja precisando de um desenvolvedor. Esse potencial cliente precisa conhecer melhor o que você já fez para tomar a decisão de te contratar, não é mesmo? 

Caso não tenha um portfólio de desenvolvedor pronto, será preciso que você faça uma busca de última hora e envie resultados de alguns projetos de maneira separada, o que pode demonstrar desorganização.

Além disso, é preciso considerar que muitos clientes encontram os profissionais na internet. Se não houver uma documentação dos trabalhos que já fez disponível na internet, os projetos podem demorar a chegar para você. 

Lembre-se que possuir um bom registro como esse pode abrir muitas portas para a sua vida profissional.

Como criar um portfólio de desenvolvedor?

Agora que já entendeu a importância de ter um portfólio, confira essas dicas para criá-lo!

1. Adicione informações básicas de contato

Já pensou se o cliente viu seus trabalhos e gostou, mas não sabe como entrar em contato para falar com você? Esquecer de adicionar esse tipo de detalhe ao seu portfólio de desenvolvedor é prejudicial quando se trata de conseguir novos projetos.

Lembre-se de adicionar e-mail, redes sociais e/ou telefone para que seja possível pedir orçamentos.

2. Coloque um breve resumo sobre sua jornada acadêmica e profissional

Um portfólio funciona como um currículo on-line. Portanto, as pessoas gostam de saber se quem desenvolveu todos esses projetos fez faculdade ou cursos técnicos, se trabalhou para alguma empresa, entre outras coisas. 

Aproveite esse momento para falar desde quando tem experiência na área e deixar alguns certificados que sejam importantes para comprovar as suas habilidades.

Porém, seja breve. A ideia é deixar as informações principais, sem se estender na parte textual.

3. Deixe claro quais são as suas habilidades

Liste as funções que você domina. Coloque as linguagens de programação que utiliza no desenvolvimento de seus projetos, suas habilidades com layout e se tem experiência com UX, por exemplo.

Caso tenha conhecimentos em áreas relacionadas, como web design, não deixe de adicionar esse detalhe a sua lista.

4. Mostre o que sabe fazer

Todas essas informações são relevantes, mas tenha em mente que o cliente quer saber o que, de fato, você já fez. Um portfólio de desenvolvedor precisa contar com exemplos de alguns dos seus principais trabalhos.

Você pode usar imagens de captura de tela ou mesmo fazer uma linkagem para o resultado final. De qualquer forma, é interessante fazer uma breve explicação do que foi feito.

5. Atualize sempre

Um portfólio não é algo que é preparado apenas uma vez para servir como cartão de visitas para clientes em potencial. 

Não é preciso atualizar com exatamente todos os projetos que você realiza, mas sempre que fizer algo que seja relevante ou diferente dos que já estão servindo de exemplo, atualize com alguns detalhes desse novo trabalho.

Coloque as datas dos projetos adicionados — pode ser apenas o ano da produção — para que o cliente veja que você está em ativa e há outras pessoas que, atualmente, também confiam em seus serviços e te contratam.

6. Faça um portfólio otimizado

Ao criar o site que irá abarcar o seu portfólio, é interessante aplicar técnicas de SEO para desenvolvedores. Isso irá auxiliar na sua relevância nos resultados de pesquisa em ferramentas de busca, como o Google.

Pense na importância de ter uma boa versão mobile, melhorar o tempo de carregamento das páginas ou mesmo de possuir um certificado SSL.

 7. Utilize as redes sociais ao seu favor

Criar perfis profissionais nas redes sociais e deixar o seu portfólio linkado nas informações do usuário é uma ótima forma de divulgar seu trabalho como desenvolvedor. 

Você pode apostar em diversas plataformas diferentes, mas lembre-se de ter um bom perfil atualizado no LinkedIn, que é uma rede social criada para o ambiente profissional. Aproveite para fazer publicações que aumentem sua relevância, adicionar pessoas da sua área do trabalho e criar uma boa rede de contatos.

E aí? Vai colocar em prática essas dicas de como criar um portfólio de desenvolvedor? Então continue lendo o blog da GoDaddy Brasil!