É muito empolgante ver um projeto se tornar realidade, não é mesmo? E para quem quer ter (ou já tem) um negócio e deseja alcançar mais clientes, nada melhor do saber como criar uma loja virtual.
Claro que algumas dúvidas vão surgir, como “por onde eu começo?”, “será que existe uma forma fácil de criar meu e-commerce?”, “custa caro?”. Calma! A boa notícia é que é possível fazer tudo com agilidade e sem complicações!
Por que ter uma loja online?
Antes de começar a criar uma loja virtual, é preciso entender não só a sua motivação por trás da ideia, mas também os benefícios que terá ao ter um canal de vendas digital. Um dos comportamentos mais comuns da atualidade é fazer pesquisas na internet quando queremos encontrar um estabelecimento ou um produto específico. Quem nunca buscou mais informações sobre algo e acabou encontrando uma marca interessante?
Por isso, a pergunta muda de “por que devo criar uma loja virtual” para “por que ainda não criei o meu e-commerce?”. Não existe mais mundo online e mundo offline, pois vivemos em um tempo de integração e o digital pode se tornar uma extensão do seu negócio.
Sabe o que isso significa? Mais chance dos seus consumidores encontrarem suas ofertas. As possibilidades de que sua loja seja encontrada também por potenciais compradores que não conheciam sua marca antes também estão abertas e são enormes, já que a internet não tem barreiras, mas oferece facilidades!
5 passos para criar a loja virtual
Agora que você já sabe que disponibilizar seus produtos no ambiente virtual é fundamental, saiba, também, que tempo é um recurso fundamental! Por isso, utilize todas as medidas que forem úteis para facilitar o seu trabalho e agilizar o processo.
1. Faça um brainstorm
Para iniciar seu projeto, separe um momento para ter ideias. Junte as pessoas que trabalharão junto com você para tornar tudo mais ágil e dinâmico. Caso seja um trabalho que vai desenvolver sozinho, convide alguns amigos próximos para ajudar nesse momento de brainstorming.
É muito mais fácil e prazeroso trabalhar em conjunto. Além disso, várias mentes trabalhando em prol de uma mesma causa pode render ideias incríveis! Neste processo, pense em como seu negócio pode ser bom para seu público, ou seja, idealize o que oferecerá de solução e que tipo de produtos venderá, por exemplo.
Aproveite para debater o conceito do seu e-commerce e possíveis nomes para sua loja. Essa é a hora de jogar as ideias no ar sem medo para escolher e combinar as melhores.
2. Escolha seu nome de domínio
Com os melhores nomes em vista, confira a disponibilidade do domínio — endereço do seu futuro site. Estando livre, compre o mais rápido possível para evitar que outros interessados adquiram antes de você.
É importante ter outras opções em mente para caso sua primeira ideia já tenha sido registrada por outra pessoa.
3. Crie um planejamento
Com suas ideias anotadas e domínio garantido, chegou o momento de colocar no papel o futuro do seu e-commerce.
Esta é a etapa de traçar o seu planejamento de marketing. Defina quem é o seu público, como irá se comunicar com ele, por quais canais e todos os detalhes que se refiram ao relacionamento entre sua marca e o seu target.
Além disso, crie um mapa do site e estruture as categorias, onde estarão os produtos e como o seu consumidor pode navegar de forma intuitiva. Para facilitar, poderá utilizar papel e caneta ou até mesmo planilhas digitais.
3. Utilize uma plataforma inteligente
A GoDaddy conta com um criador de sites e um criador de loja online para que seu e-commerce seja desenvolvido sem dificuldades. O melhor de tudo: pode ser feito por você com detalhes que sejam a sua cara!
Acesse nossa plataforma criadora de lojas virtuais e veja como será simples criar a sua loja! A plataforma é inteligente e seu processo de desenvolvimento será muito intuitivo. Quando perceber, já estará tudo pronto!
Ao optar por essa facilidade, você conquista uma compra móvel rápida para seus clientes. Além disso, também garante pagamento pelo Mercado Pago, PayPal, cartões de crédito e ainda consegue gerenciar tudo de um dispositivo móvel. Não é sonho, é realidade!
5. Faça testes
Com o site pronto, chegou o momento de fazer testes. Visualize e simule como seria a navegação dos seus clientes para identificar possíveis mudanças na construção da sua loja. Assim, garantirá uma melhor experiência de usuário para os visitantes.
Coloque em prática sua ideia e confira o site da GoDaddy para conhecer nossos outros serviços!