Você está querendo abrir um novo negócio, mas está enfrentando um bloqueio criativo daqueles na hora de pensar em como ele vai se chamar? Pois saiba que você não está sozinho nessa! O processo de como escolher nome de empresa é bastante complexo e ele deve ser pensado com bastante carinho e paciência.
Afinal, nada mais natural que o nome que vai representar sua marca para os consumidores durante todo o tempo que ela existe exija um esforcinho a mais para que esse nome seja realmente efetivo e atrativo, não é mesmo?
Pensando nisso, nós da GoDaddy preparamos cinco dicas exclusivas para te ajudar como escolher o nome da sua empresa. São alguns truques que você deve levar em consideração antes de tomar uma decisão tão importante e de levar sua marca para o mundo.
Ficou curioso? Leia o conteúdo até o fim e descomplique essa etapa de abertura do seu negócio!
Como escolher nome de empresa? 5 dicas!
1. Seja claro e objetivo
O nome de uma empresa pode realmente parecer algo pequeno e por isso não ter tanta relevância quanto imaginamos. Mas quem pensa dessa forma está redondamente enganado!
Pois o título de um negócio é um dos elementos principais que vai torná-lo atraente ou não para seus consumidores. É bem comum, por exemplo, pessoas escolherem um concorrente em detrimento de um negócio porque o nome do segundo é esquisito, complicado, não passa credibilidade ou não parece conectado com aquilo que o consumidor pretende adquirir.
Por isso, reflita bem o que você deseja transmitir com o nome da empresa. Faça as seguintes perguntas a si mesmo:
- Que tipo de ideia eu desejo transmitir ao meu público?
- Qual o propósito da minha empresa?
- Quais personas você pretende atrair?
Todos os questionamentos devem ser bem claros para quem quer aprender como escolher nome para empresa. Eles devem estar bem claros em um título simples, fácil de lembrar e que tenha uma sonoridade bacana para seu público.
Claro que, em casos especiais, essas características não precisam ser regras, mas elas são um bom norte para que você pense em um nome realmente catching para seu negócio.
Confira esse vídeo exclusivo do canal da GoDaddy para ter ainda mais ideias de como escolher nome de loja, marca, projeto e o que for:
2. Faça um brainstorming
Seja uma ideia que você teve enquanto estava cozinhando ou uma sugestão feita por amigos, uma etapa fundamental em qualquer processo de como escolher nome de empresa é anotar todas as ideias que você tem em um caderninho ou no celular.
Você até pode ter, por exemplo, uma ideia que parece não fazer sentido em um momento, mas que faça mais para frente. Ou a combinação dessa ideia com outra que você já tinha anotado pode gerar um nome ainda mais legal.
Essa prática de colocar todas as sugestões que vierem à sua cabeça no papel é o que chamamos de brainstorming. Caso você o faça de forma disciplinada e com paciência, o resultado final pode ser bastante frutífero.
Afinal, com vários nomes no papel, você terá a olho nu várias referências para comparar e aprimorar até chegar ao título perfeito para seu negócio.
3. Confira se outra empresa já fez o registro do nome
Escolheu o nome perfeito? Infelizmente, ainda há mais uma etapa antes de definir oficialmente o nome da sua empresa. Você deve saber se ele já não foi registrado por outro CNPJ.
Isso mesmo, o nome que você criar deve ser único e original e não pode estar sendo utilizado por outra empresa da sua categoria de atuação. E não adianta insistir no contrário, pois você pode ter muita dor de cabeça com a justiça no futuro, ein?
Para consultar se o registro para marca está disponível ou para fazer o cadastro da sua ideia, é preciso acessar o site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
4. Veja se há domínio disponível na internet
Em tempos de transformação digital, toda marca deve pensar na internet não apenas como uma possibilidade, mas também como uma necessidade para o fortalecimento do seu negócio.
Diante disso, criar um site profissional, ocupar as redes sociais ou ter um e-commerce são possibilidades que devem estar nos planos de qualquer empreendedor nos dias de hoje.
Portanto, além de saber se há disponibilidade para registro no INPI, é também fundamental saber se você pode criar um domínio para site com o nome da sua empresa.
Para quem não sabe, domínio é o endereço de acesso para qualquer site. Em outras palavras, é o nome que o usuário vai digitar para poder entrar no site oficial da sua marca. Por exemplo, o nome de domínio da GoDaddy é: https://www.godaddy.com/pt-br.
Quer saber se o nome de domínio dos seus sonhos está disponível? Faça uma busca na caixinha de pesquisa abaixo: