As ações de marketing digital, geralmente, tem como objetivo convencer um usuário a agir. Alguns exemplos dessa ação incluem: comprar um produto, baixar um ebook, clicar em um link compartilhado por e-mail. Para que isso aconteça, é essencial que você aprenda o que é CTA no marketing digital.
Afinal, ele é o convite direto para que o leitor do seu conteúdo, independentemente da plataforma, interaja com sua marca de diferentes formas como:
- preencher um formulário;
- dar play em um vídeo;
- efetuar uma compra ou outro tipo de atividade.
Logo, é essencial que ele ofereça vantagens claras ao usuário que tem contato com o material e seja persuasivo o suficiente. Como fazer isso? Essa é a pergunta que vamos responder ao longo deste guia.
O que é CTA no marketing digital?
CTA é a sigla para Call-to-Action, ou chamada para ação. É um elemento ou frase persuasiva que incentiva os usuários a realizar uma ação específica. Essa ação pode variar dependendo dos objetivos da campanha. Podem ser usados em diversos canais como sites, landing page, e-mail marketing, anúncios, posts em mídia social, entre outros.
Para terem o efeito esperado, fazendo com que os usuários respondem positivamente executando a ação proposta, eles devem ser visualmente atraentes e chamativos, além de estarem acompanhados de texto persuasivo.
Observe a imagem abaixo, de um e-mail marketing. O CTA dessa campanha é "roube o look”. Estamos falando de uma opção mais criativa e moderna, que conversa com a marca e com o público que assina a newsletter.
Agora veja outra opção de CTA para e-mail marketing um pouco mais tradicional na forma de apresentação. Logo abaixo de um produto, convidando o usuário a presentear sua mãe com uma chamada “ela merece”. Outros exemplos de call to action que poderiam ser usados nesse cenário são:
- compre agora;
- saiba mais;
- faça o seu pedido;
- presenteie sua mãe; e mais.
O que é um bom CTA?
Um bom CTA é capaz de motivar os usuários a realizar a ação desejada. Para que isso aconteça, algumas características precisam ser consideradas, entre elas clareza, capacidade de persuasão, destaque visual e posicionamento estratégico em relação ao restante do conteúdo e orientação clara sobre o que o usuário vai encontrar.
No primeiro exemplo que apresentamos nesse artigo, com o CTA “roube o look”, fica claro que o usuário, ao clicar no botão em destaque, vai ser direcionado para uma página com produtos semelhantes aos usuários pelo modelo da imagem, concorda?
Se você deseja que o usuário clique no CTA para se inscrever em um evento ou baixar um ebook, deixe essa infração bem clara. Isso é essencial.
Por que e como usar Call to Action?
Você pode até se perguntar sobre a necessidade de uma chamada para ação, já que o público está cada vez mais familiarizado com o cenário digital e a diversidade de plataformas existentes.
Porém, são muitas informações que cercam as pessoas diariamente e indicar de forma criativa quais ações elas devem executar vai deixá-las mais próximas da interação com sua marca.
1. Use a criatividade no texto do CTA
Persuasão é a palavra de ordem sobre como usar call to action. Essa parte do seu texto ou da sua página não precisa ser somente um “clique aqui” ou “compre já”.
Ela pode se tornar um “eu quero aproveitar essa oferta” ou mesmo frases mais ousadas como “não quero perder essa chance”.
Tudo importa na hora de deixar seu CTA mais atrativo. Lembre-se de que a pessoa já está cansada de receber tantas informações por dia e precisa de algo novo e criativo, como os que mostramos acima.
2. Seja estratégico e não deixe somente para o final
Um call to action não precisa estar somente no fim do seu artigo, do seu e-mail marketing ou outro tipo de material.
Utilize CTAs estrategicamente no decorrer do seu texto, com botões, links e imagens clicáveis que possam dar mais uma oportunidade para os usuários e leitores.
3. Lembre-se de que o visual também importa
O visual é fundamental para fazer suas táticas saírem do básico. Cores fortes podem destacar sua chamada de atenção e fazer com que o público a note com mais facilidade.
Além disso, algumas pessoas já acessam seus materiais com o objetivo de interagir ou mesmo fechar a compra, portanto, ter um visual mais atrativo para o call to action pode agilizar o processo e levar o público mais rápido onde deseja.
4. Pergunte-se — você clicaria?
O primeiro teste que deve fazer é uma autoanálise criteriosa. Você clicaria no CTA que criou? Ele é realmente atrativo?
Caso tenha dificuldade para estabelecer uma resposta concreta sobre isso, pode contar com a ajuda de terceiros.
A dica é pedir para que outro profissional — que ainda não teve acesso ao seu material — verifique e emita uma opinião.
5. Faça testes
Se quer saber como usar call to action, a resposta é: você vai aprender testando. Utilize conteúdos diferentes em períodos distintos e avalie qual a melhor performance.
Sobre esse assunto, leia mais em: Faça Um Teste A/B — Entenda Os Benefícios De Fazer Um Teste A/B
Lembre-se de que cada empresa tem um perfil de público, ou seja, é preciso encontrar o que se adequa mais à sua realidade e isso você só poderá identificar na prática.
Tudo isso fica ainda mais fácil de implementar quando você tem ao seu lado uma ferramenta que oferece relatórios em tempo real e permite que você crie e otimize a sua estratégia ao longo do tempo.
Conheça o pacote de marketing digital da GoDaddy e encontre todas as ferramentas necessárias para manter a sua pequena empresa conectada aos seus clientes, além do seu site. Crie e gerencie redes sociais, anúncios, emails e avaliações — tudo em um só painel.