ArtigosCategoria

Dicas Para E-commerce Não Perder Tráfego aos Finais de Semana

Tempo de leitura:5 min
Bruna Diniz

Você tem acompanhado as ferramentas de monitoramento e viu que seu site tem perdido tráfego aos finais de semana? Então, vale a pena sentar e repensar todas as suas estratégias. Neste artigo, você vai descobrir algumas dicas para e-commerce ter muito mais resultados por meio de técnicas pagas e orgânicas. 

Antes de te passarmos as dicas, vale a pena lembrar que o princípio de tudo é o entendimento das personas para as quais você quer vender. Ao traçar detalhadamente o perfil dos consumidores em potencial, é possível criar e aplicar métodos perfeitos para impactá-los.  

Confira todas as técnicas e tenha mais resultados em leads e conversões todos os dias! 

Disparo de e-mail marketing — uma das maiores dicas para e-commerce

O e-mail marketing é uma das grandes estratégias para os negócios on-line. Mas, para que a técnica funcione adequadamente, você precisa estabelecer qual o melhor dia e horário para o disparo das mensagens. 

Na maioria dos casos, vale a pena criar réguas focadas nos finais de semana, afinal, nesses momentos, as pessoas têm mais tempo para navegar pela internet e adquirir produtos e serviços. 

Nunca é demais lembrar que o disparo de e-mail marketing precisa seguir algumas regras. Fique sempre atento ao tamanho do título, imagem e corpo do texto. Além disso, confira sempre se os links estão corretos e, claro, utilize uma ferramenta eficiente. 

Criação de anúncios em redes sociais

As criações de anúncios em redes sociais, Facebook e Instagram, por exemplo, também são ótimas dicas para e-commerce não perder tráfego aos finais de semana. 

Por isso, capriche nas imagens, no título, na descrição e no CTA (call to action) e programe o anúncio para o final da semana. 

Aliás, se o seu público for mais descontraído, é bacana também usar GIFs e memes. Quanto mais o anúncio estiver alinhado ao perfil das personas, maiores são as chances de impactá-las e aumentar o tráfego. 

Não se esqueça ainda de usar o neuromarketing com frases, como: “Compre agora”, “Essas são as últimas peças do estoque”, “A promoção está acabando”, “O produto é de edição limitada”, entre outras. 

O imediatismo é um gatilho fundamental para conquistar os clientes e, assim, conseguir mais tráfego e conversão. 

Otimização com técnicas de SEO

Quando o assunto é melhores estratégias e dicas para e-commerce, muita gente logo pensa nos anúncios (tráfego pago). Sim, como dissemos anteriormente, criar propagandas é uma ótima forma de conseguir mais leads e conversões aos finais de semana. 

Mas, no comércio on-line, é preciso pensar além, por isso, indicamos o SEO (Search Engine Optimization). A técnica é responsável por otimizar páginas virtuais e fazer com que elas rankeiem nos sites de busca (tráfego orgânico). 

Se o SEO do seu e-commerce estiver perfeito, fica muito mais fácil gerar e até mesmo aumentar o número de visitas e compras permanentemente. Foque na criação de  textos para categorias, departamentos, produtos e para a própria home. Ter um blog também é uma excelente dica para qualquer e-commerce. 

O SEO também é responsável por fazer com que a página virtual seja responsiva, ou seja, ofereça excelente navegabilidade para mobile. Devemos sempre lembrar que a grande maioria das pessoas, hoje em dia, utilizam smartphone para fazer compras, navegar pelas redes sociais, realizar pesquisas no Google, etc. 

Vale destacar também que o tráfego orgânico, no geral, tem um custo menor do que anúncios e campanhas. Fora isso, ajuda a marca a ganhar notoriedade do ramo e ainda melhora o relacionamento com o cliente. 

Invista também em CRO

O CRO (Conversion Rate Optimization) é o método utilizado para fazer com que o tráfego vire conversões. 

Para isso, os profissionais da área realizam pesquisas de intenção e de processo de compra diretamente com os clientes, elaboram testes sobre navegabilidade de vendas — com base no UX (User Experience). Depois, acompanham todas as estratégias em ferramentas de métricas. E, por fim, repetem todo o ciclo.   

Sem o CRO, não é possível identificar e solucionar problemas que prejudicam as conversões aos finais de semana. Por isso, além do tráfego pago e orgânico, você também deve investir na Otimização de Taxas de Conversão.  

O marketing digital é a alma dos negócios

Todas as dicas para e-commerce que falamos aqui fazem parte do marketing digital. Com isso, avalie se não é interessante contratar um serviço de marketing virtual ou de atendimento publicitário. Existem muitas agências que oferecem todos os tipos de estratégias.

Antes de fechar negócio, só tenha a certeza de que há soluções para todas as suas dores, além disso, confira se os profissionais têm experiência no ramo e se contam com boa infraestrutura.  

O que achou deste artigo sobre dicas para e-commerce não perder tráfego aos finais de semana? Fique à vontade para propor sugestões ou tirar dúvidas aqui nos comentários.  

Não deixe de aproveitar ainda as soluções digitais da GoDaddy para a sua loja on-line. E continue acompanhando mais dicas e informações aqui no blog!