Você já deve ter reparado que uma empresa que não tem um site parece ter falido. Mesmo que haja um blog, se não houver uma URL própria, não passará a credibilidade que um negócio online precisa. Um domínio de segundo nível (SLD) resolve esse problema: ao transformar o nome da loja em URL, você mostra ao cliente que tem endereço oficial na web.
Uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Ploomes mostra que 68% das empresas aumentaram sua presença digital nos últimos anos. Esse crescimento também significa a criação de um site próprio, que passa pela aquisição de um domínio de segundo nível.
Se você ainda não conhece esse termo, não se preocupe. Neste post, entenda o que é, para que serve, exemplos de domínio de segundo nível e quais as vantagens de ter sua URL própria. Continue a leitura!
O que é domínio de segundo nível?
O domínio de segundo nível (SLD) é a parte que aparece logo após a extensão de domínio (TLD), também chamado de domínio de primeiro nível. Costuma identificar a marca ou o negócio que detém a URL.
Vamos ao exemplo: em www.godaddy.com, o domínio de segundo nível é “GoDaddy”, enquanto o de primeiro nível é o “.com”. Você pode combiná-lo com diferentes TLDs, como ccTLDs (código de país), para ter maior amplitude de acesso.
Agora, o exemplo de domínio de segundo nível mais famoso: o Google. Em www.google.com.br:
- “.com” é o domínio de primeiro nível;
- “Google” é o domínio de segundo nível;
- “.br” é o código de país.
No Reino Unido, porém, a URL do Google é www.google.co.uk. Nesse caso:
- “.co” é o domínio de primeiro nível;
- “Google” é o domínio de segundo nível;
- “.uk” é o código da região.
Agora que você já sabe o que é um domínio de segundo nível, é fundamental entender sua importância para um negócio.
Para que serve um domínio de segundo nível?
Um domínio de segundo nível serve para a loja unificar seus negócios. Por exemplo: você tem uma loja de roupas, é possível atuar com:
- um site, que mostrará as coleções disponíveis;
- um e-commerce, que trará todas as peças à venda, desde as mais atuais até as em promoção;
- um blog, que posicionará sua empresa como autoridade no assunto;
- uma página de contato, com formulário, redes sociais, e-mail, telefone e chat.
Para verificar se o domínio com o nome da sua loja está disponível, você pode acessar o site da GoDaddy para obter:
- www.nomedasualoja.com.br — que será o site oficial;
- www.loja.nomedasualoja.com.br — o e-commerce;
- www.nomedasualoja.com.br/blog — o blog.
Antes de continuarmos, que tal ver se o nome do seu site está disponível?
Quais as vantagens de ter um domínio de segundo nível?
Um SLD traz uma série de vantagens para o negócio, como:
- poder da marca;
- URL própria;
- alcance global;
- versatilidade;
- centralização das ferramentas.
Veja com mais detalhes por que investir em um domínio de segundo nível.
Poder da marca
Quando a sua marca se associa a uma URL com .com (voltado para sites comerciais), passa muito mais credibilidade ao consumidor.
Muitas lojas utilizam apenas WhatsApp (sem verificação) ou alguma ferramenta gratuita que, embora ajude em muitos aspectos, ainda se apresenta como o real domínio de segundo nível na URL. Para o cliente, não passa confiança, já que passa a impressão de site amador.
O domínio de segundo nível combina a confiança e o reconhecimento do “.com” com a relevância regional para aumentar a credibilidade.
URL própria
Quando você vende pelas redes sociais ou por meio de uma ferramenta gratuita, fica à mercê dessas plataformas. Se houver um bug ou se a mídia social não tiver mais relevância, o lojista perde seu negócio.
E se você criou o seu site com uma ferramenta gratuita, muito provavelmente tem o nome dela dentro da sua URL, como www.seu-site.criador-de-sites.com. Essa nomenclatura transmite um ar nada profissional, e possíveis clientes podem não sentir confiança o suficiente para comprar de você.
Com o domínio de segundo nível, você tem uma URL própria, sem depender de marketplaces e outras plataformas para vender seus produtos. Você pode — e deve (no caso das redes sociais) — utilizá-los como estratégias de marketing, mas ainda terá um endereço próprio para seu negócio online.
Alcance global
Se a sua loja for de infoprodutos, você conseguirá ter um alcance muito maior, já que terá o nome de sua marca associado a um domínio de primeiro nível conhecido mundialmente, como “.com”, “.art” ou “.dev”.
Ter um domínio de segundo nível é a escolha obrigatória para empresas que querem expandir ou visam regiões específicas, já que o domínio “.com” é reconhecido internacionalmente para comércio.
Mesmo que você se concentre em vendas regionais, o uso do nome de sua loja como domínio de segundo nível traz mais credibilidade e, consequentemente, permite que você amplie suas vendas a um público maior.
Versatilidade
Ter um domínio de segundo nível sempre surge como solução ideal para lojistas. Contudo, não apenas para esse tipo de negócio. Profissionais autônomos podem mostrar seu trabalho com uma URL própria. De fato, qualquer segmento se beneficia, pois é a oportunidade de mostrar seu trabalho com um endereço eletrônico profissional.
Centralização da marca
Um site é como o cartão de visitas da sua marca: tudo o que o cliente precisa saber está lá. Dessa forma, outras ramificações — blog e e-commerce, por exemplo — precisam ter o mesmo nome para que o cliente identifique rapidamente o que pertence ao seu negócio.
Com uma URL oficial, você consegue criar o site e outras páginas adjacentes com o mesmo nome.
Como escolher um SLD?
Para criar um domínio de segundo nível, é fundamental seguir estes passos:
- escolha o TLD correto;
- crie um domínio simples;
- coloque o nome do seu negócio;
- evite repetir letras e números.
Veja como escolher um SLD para seu negócio.
1. Escolha o TLD correto
Geralmente, um negócio utiliza o TLD “.com” por se tratar de um comércio. Mas, se você tiver uma organização sem fins lucrativos, o domínio “.org” se adequa melhor. Outros conhecidos são .art (instituições de arte), .dev (desenvolvedores), .gov (organizações governamentais) e .edu (instituições educacionais). Contudo, há uma série de TLDs disponíveis.
A GoDaddy, por exemplo, permite utilizar .biz, .vip e .club em seu site!
Além disso, você também pode dar uma presença online versátil a sua marca com os novos TLDs: .br.com, .cn.com, .de.com, .eu.com, .uk.com, e .us.com, que refletem o foco geográfico (.br, por exemplo), mas alavancam a familiaridade global do .com.
2. Coloque o nome do seu negócio
Não faz sentido ter um domínio de segundo nível que não conte com o nome de sua marca. Para garantir que outras pessoas não utilizem o nome do seu negócio, faça um pedido de registro ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
3. Crie um domínio simples
Não é preciso variar muito com relação ao nome da empresa. Se você tiver uma loja de roupas, por exemplo, pode colocar “vista” ou “use” + nome da marca. É um bom SLD e, de quebra, uma chamada para a ação.
4. Evite repetir letras e números
Se o nome do seu negócio não tiver letras repetidas ou números, não os use. Dá a impressão de site falso ou malware.
Obtenha seu SLD com a GoDaddy
Com mais de 82 milhões de domínios, a GoDaddy é a empresa certa para você registrar o seu. Garanta a URL certa e tenha uma página online segura com o maior registrador de sites do mundo!
Faça seu domínio de segundo nível com a GoDaddy!