ArtigosCategoria

Entenda O Que É Google Ads E Confira 5 Dicas Para Fazer Anúncios Assertivos

Tempo de leitura:5 min
Isabela Guiaro

Além dos esforços de criar sites bons e otimizados para subir posições no rankeamento dos motores de busca, outra forma de conseguir aumentar o tráfego é por meio dos anúncios pagos. E, para usar a publicidade na internet, é essencial saber o que é Google Ads.

Continue lendo este artigo para entender como anunciar de forma correta!

O que é Google Ads?

Antes mesmo de tentar colocar em prática a publicidade do seu site, é preciso entender o que é Google Ads e como ele funciona.

Alguma vez você já fez uma pesquisa no Google e percebeu que antes de receber os resultados orgânicos havia alguns links com a tag “anúncio” na frente? É exatamente isso que essa estratégia faz.

Antigamente chamada de Adwords, essa ferramenta se tornou o principal aliado de quem deseja anunciar na internet, pois, por meio dos links patrocinados que ficam logo no início da página de pesquisa, é possível chegar muito mais próximo dos clientes em potencial e aumentar as suas vendas. 

Aliás, 50% visitantes que chegam por meio da publicidade estão mais propensos a comprar do que os que entram no site por meio de pesquisas orgânicas. Inclusive, uma pesquisa do próprio Google, lançada em 2014, mostra que essa estratégia ajuda a aumentar o conhecimento sobre a marca nos usuários em até 80%.

Isso porque, ele funciona da seguinte forma: supondo que você tenha um restaurante na capital paulista e queira anunciá-lo para atrair mais clientes. Então, o ideal é selecionar uma palavra-chave que esteja relacionada ao seu negócio para fazer a publicidade e colocar o seu site em primeiro lugar nas pesquisas quando alguém buscar esse termo.

Então, você poderia usar “restaurantes em São Paulo”, “onde comer em sp” ou mesmo deixar bem mais específico com “pizzaria na Mooca”. Nesse exemplo, uma pessoa que está buscando esse tipo de local no bairro irá te encontrar de maneira muito mais rápida.

E, claro, também serve para negócios que estão atrelados a um ponto físico. Qualquer empresa consegue atingir o seu nicho usando termos específicos da sua área — basta entender como os seus leads se comportam na internet e o que eles estão procurando.

Então, como começar a anunciar?

Uma vez que você já entendeu o que é Google Ads e decidiu que irá começar a usar essa ferramenta, é momento de entender como criar o seu anúncio da melhor forma. Confira estas dicas!

  1. Leia as políticas do Google Ads

Para evitar que seu anúncio seja reprovado ou viole alguma regra, é essencial que você leia as Políticas do Google Ads. Na própria página da ferramenta se encontram informações relevantes sobre:

  • conteúdo proibido: o que não pode ser publicado como anúncio;
  • práticas proibidas: ações que não devem ser realizadas ao anunciar;
  • conteúdos e recursos estritos: o que pode ser feito, porém apenas ao respeitar algumas restrições;
  • editorial e técnico: dicas para produzir anúncios dentro dos padrões de qualidade do Google.
  1. Entenda seu objetivo

Sim, provavelmente você quer aumentar a visibilidade do seu site e da sua marca para os usuários da internet, mas, exatamente, qual é o objetivo dessa campanha? Qual a ação esperada que as pessoas que clicarem na publicidade devem realizar?

Avalie se deseja vender produtos do seu e-commerce, aumentar a contratação dos seus serviços ou mesmo incentivar inscrições para obter seus infoprodutos.

  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave

Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave também pode ser muito útil para fazer bons anúncios. Assim, é mais fácil encontrar o termo correto e que, de verdade, trará ótimos resultados. Afinal, nem sempre o óbvio é a melhor escolha.

Por exemplo: se você quer anunciar uma loja de sapatos, poderia muito bem anunciar “loja de sapatos”. Mas, será que essa é a melhor ideia? São muitos os concorrentes e é uma pesquisa bastante ampla. Então, por que não pensar em alternativas?

Busque termos relacionados para quem quer esse tipo de loja. Ou, ainda, olhe para os itens que você mesmo oferece e pense em anúncios como “tênis de academia” ou “sandália feminina”.

Aqui, também é interessante pensar se há alguns tipo de sazonalidade. Em novembro, quando o verão está para chegar e as temperaturas são altas, talvez não valha a pena anunciar “botas cano longo”, por exemplo.

  1. Otimize a landing page

A landing page é a página para onde o usuário será levado ao clicar no anúncio. Portanto, é essencial que ela esteja especialmente otimizada para atender a suas expectativas.

É imprescindível que o lead encontre exatamente o que foi anunciado, ou ele perderá o interesse. E, para ir além, complemente com informações relevantes para aquele assunto, tire dúvidas, coloque imagens e outros dados que possam tornar aquela página agradável.

  1. Saiba segmentar

Não adianta expor seus anúncios para todo mundo, se a maioria não está interessada. Aqui, é essencial saber quem é sua persona para criar campanhas mais assertivas.

Defina pontos básicos como idade, gênero, região onde mora, escolaridade ou algum interesse específico.

Agora que já sabe o que é Google Ads, leia mais posts no blog da GoDaddy para conhecer mais sobre marketing digital!