Vamos aprender como evitar erros de webdesign para evitar que o cliente se frustre quando entrar na página do seu site?
Falta de responsividade, interface pouco intuitiva, descuido com a arquitetura da informação e excesso de texto são alguns dos elementos que geralmente levam o usuário a uma experiência negativa de navegação.
Você sabia que, segundo a Toptal, 88% dos usuários provavelmente não visitam um site novamente após passar por situações como essa?
Portanto, já passou da hora de tomar medidas para superar problemas recorrentes de webdesign.
Neste guia, examinaremos alguns métodos para evitar esses e outros problemas de UX (User Experience). Boa leitura!
Como evitar os erros de web design?
Embora sejam necessárias muitas horas de prática para se tornar um web designer experiente, o princípio básico do bom design é fácil de entender.
Ou seja, um bom web designer garante que um visitante do site conclua a ação desejada (comprar um produto, por exemplo) de maneira rápida e simples.
Portanto, descubra qual é o objetivo principal do seu website e a finalidade de cada página individual para solucionar erros de usabilidade e melhorar a navegabilidade das páginas.
A partir daí, fica muito mais fácil identificar e evitar os erros de web design.
Erro 1 — Seu site não funciona bem em dispositivos móveis
Uma década atrás, não importava muito se seu site era exibido corretamente ou não em dispositivos móveis — havia poucos telefones celulares com acesso à Internet e quase ninguém os usava para navegar na web.
Agora, houve um boom de smartphones e tablets, o que significa que esses dispositivos representam uma grande fatia de canais de navegação por parte dos usuários.
Então, se seu website não funciona bem em um dispositivo móvel, é justo dizer que esse é um dos piores erros de web design que podem acometê-lo.
É o que chamamos de problema de responsividade! Mas como tornar um site responsivo e solucionar problemas de UX em dispositivos móveis?
Bem, o primeiro passo, óbvio, é tentar navegar no site em seu próprio smartphone.
Se você conseguir navegar com rapidez e facilidade pelo seu dispositivo, é um bom começo. No entanto, com tantos celulares diferentes por aí, seria impossível testar cada modelo para ver se o site funciona bem em todos.
Em vez disso, se você tiver o Google Analytics instalado, pode ver como as pessoas interagem com seu site com base no tamanho da tela do dispositivo que elas usam. Simplesmente acesse Audiência > Visão geral > Resolução de tela.
Fique de olho nas resoluções de tela que têm taxas de rejeição mais altas, páginas inferiores por sessão e menor duração média das sessões do que o site para computador. Se você notar diferenças significativas, então é um sinal de que as pessoas estão com dificuldades para usar seu site em dispositivos móveis.
Como posso corrigir esse erro?
Tenha um site responsivo e otimizado para celular. Há algumas maneiras de conseguir essa otimização. Você pode contratar um web designer, ou, se estiver usando um site do WordPress, pode encontrar um novo modelo compatível com dispositivos móveis.
Em alternativa, pode utilizar o Criador de Sites da GoDaddy, que oferece uma vasta gama de modelos compatíveis com dispositivos móveis e permite criar facilmente o seu próprio site.
Erro 2 — Seu site está confuso de navegar
Ser capaz de transitar facilmente de uma página para outra é um aspecto fundamental de qualquer site — e para que o processo funcione sem problemas, os visitantes precisam entender qual página devem acessar para encontrar o que buscam.
Contudo, identificar erros de usabilidade pode ser difícil.
Por exemplo, pode fazer todo o sentido colocar uma determinada página em uma categoria em um menu suspenso, mas os visitantes do site podem não pensar da mesma maneira que você.
Ou pode ser que um botão no qual eles precisam clicar para mover seu pedido para o próximo estágio não seja óbvio.
Pode até ser que o objetivo da sua página não esteja claro, por isso as pessoas não têm certeza de qual ação tomar.
Há um grande número de possíveis erros de web design que desencadeiam problemas de navegação, alguns grandes, alguns pequenos, mas os maiores podem afetar seus negócios de maneira significativa.
Como posso corrigir esse erro?
Garantir uma navegação fácil de entender é o principal objetivo aqui.
Uma das coisas mais simples que você pode fazer é pedir a alguns amigos para tentar completar uma determinada tarefa em seu site (como comprar um item) e solicitar que eles relatem qualquer problema que encontrarem ao navegar.
Embora esse seja um bom começo, em um mundo ideal, você deve testar seu website com clientes em potencial, pois é para esse fim que se projeta a sua navegação.
Esse tipo de teste abrange tudo, desde perguntar às pessoas o que suas categorias significam até observá-las enquanto realizam tarefas específicas de navegação em seu site.
Erro 3 — Seus formulários de contato são muito longos
Se você tem um site focado na geração de leads para o seu negócio, então seu formulário de contato é vital.
Muitas vezes, pode ser tentador incluir o maior número de campos possível, para obter mais informações sobre o lead. Mas, o fato é que, quanto mais campos você incluir em um formulário, menos pessoas vão preenchê-lo integralmente.
Como posso corrigir esse erro?
Fácil! Inclua apenas as informações que você precisa para fazer o acompanhamento com o seu lead e fazer a venda.
Erro 4 — Um processo complexo de checkout
A complexidade também é ruim para e-commerces. Se alguém tiver que passar por obstáculos para fazer uma compra com você, as chances da pessoa finalizá-la caem bastante.
Portanto, certifique-se de que o foco do seu checkout é fazer uma venda.
Como posso corrigir esse erro?
Não há uma resposta certa para essa pergunta, mas algumas possibilidades de simplificar o processo de checkout incluem:
- fornecer a opção de finalizar a compra sem registro;
- incluir a menor quantidade de taxas possível;
- oferecer uma ampla gama de opções de pagamento.
Plugins do Wordpress, como o Woocommerce, podem te ajudar a ter uma estrutura completa não só de checkout, mas também para diversos outros aspectos do seu e-commerce.
Leia mais: Woocommerce: o que é? É bom? Como Instalar? Saiba tudo sobre o plugin
Erro 5 — Deixar sinais de desconfiança
Se as pessoas não confiarem em você, elas não farão negócios em seu site. Simples assim.
Se você administrasse uma empresa física, teria a chance de conhecer pessoas cara a cara e criar confiança dessa maneira. Mas, se você estiver apenas on-line, seu website precisa criar essa confiança.
Nesse caso, você está diante de um dos erros de web design que podem fazer as pessoas relutarem ao fazer negócios com a sua marca.
Como posso corrigir esse erro?
Obviamente, você precisa adicionar sinais de confiança ao seu site, mas que sinais são esses?
Bem, o básico são detalhes de contato (incluindo um endereço real) para que as pessoas saibam que podem entrar em contato se as coisas derem errado, junto com informações detalhadas sobre como você lida com problemas e reclamações.
Há algumas ideias mais avançadas também, como incluir avaliações e depoimentos de clientes.
Erro 6 — Deixar de testar as alterações que você faz em seu site
Imagine que você decida mudar a cor dos botões "comprar" de azul para verde e as vendas aumentam em 5% ao longo do próximo mês.
Parece que você tomou uma ótima decisão de design, mas ainda não pode ter certeza. Afinal, o aumento nas vendas pode estar relacionado a um fator externo, como a sazonalidade, ou uma nova campanha publicitária.
O que estamos dizendo é que a correlação nem sempre é igual à causalidade. Ou, em outras palavras, só porque suas vendas aumentaram 5% depois que você mudou a cor dos botões "comprar", não significa que essa alteração seja a responsável pelo aumento nas vendas.
Se você faz alterações em seu website sem realizar testes, não pode ter certeza sobre seu efeito (bom, ruim ou inexistente) sobre as vendas, o que é um dos mais crassos erros de web design.
Como corrijo esse erro?
Você precisa começar a pensar em implementar um teste A/B.
Embora possa levar tempo (ou custar dinheiro, se você contratar uma agência para essa tarefa), o teste oferece uma perspectiva interessante e ajuda a identificar maneiras de aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade.
Quero deixar meu site sem erros de usabilidade
Melhorar o design do seu website é um processo contínuo. Seja por meio de uma grande reformulação ou apenas com pequenos ajustes, você sempre precisa estar atento às possíveis melhorias.
Acompanhe seus concorrentes e também teste novas ideias em seu site para entender como você pode deixá-lo mais amigável e eficiente.
Além disso, conte com o expertise da GoDaddy e use nossa ferramenta de Criação de Sites para criar sites profissionais do zero.
Aproveite nossa imensa biblioteca de templates 100% personalizáveis para deixar as páginas com a identidade visual da sua marca e com um layout nota mil e sem erros de UX.
Para mais dicas como essa, basta acompanhe o blog da GoDaddy Brasil!